Redações do Shuu #2: Quebrando Padrões Escolares


   A educação é algo que as pessoas gostam de tornar complexa. Um tema existente em muitos lugares que a usam da forma como querem. Hoje em dia, se pode escolher onde, quando e se a educação é necessária. Somos dotados de tanta superioridade que podemos dizer se a nossa mãe merece o nosso respeito ou não. Ou, talvez, xingar os professores dizendo que somos nós que os pagamos, etc. Talvez aprender mais do que o padrão das escolas (português, inglês, espanhol, matemática, história, ciências, química, geografia, etc) ajudaria-nos a sentir mais vontade de aprender.
   Por que não aprender sobre todas as religiões? Nos ajudaria mais a entender as ideias e crenças de quem senta ao nosso lado nas aulas. Conseguem imaginar um satanista melhor de um cristão? Se ouvíssemos o ponto de vista de TODOS saberíamos mais sobre eles e entenderíamos mais sobre o por quê de suas escolhas, isso se realmente for necessário entender. A pessoa acredita e ponto! Acabou! É a escolha dela.
   Música? Nos ajudaria a aprender a compor poesias e músicas, encontrar trabalhos relacionados aos mesmos, além de, é claro, descobrir novas culturas e gostos.
   Lutas? Ia ser ótimo, aprender a se defender de um valentão ou de um estuprador é algo essencial. Fora também que nós aprenderíamos a lutar para NÃO lutar, também, qual é o sentido de você lutar com alguém que é mais forte que você? Tu vai levar uma surra e ainda vai sair da briga com hematomas e sendo tachado de mariquinha, fracote ou otário; pra que puxar briga com alguém mais fraco que você? Tu vai praticamente matar uma pessoa que simplesmente não tem nenhuma chance de cair pra mão contigo! Fora que VOCÊ seria tachado de covarde e medroso; e lutar com alguém de força igual a sua? Seria a coisa mais escrota, idiota, ridícula e inútil do mundo. Os dois iriam se matar atoa, se vocês têm a mesma força, PRA QUE LUTAR? Vai sair em empate, os dois vão ficar desgastados e o "bonde" formado envolta de vocês irão se decepcionar porque ninguém morreu! Antes de lutar pense no por quê disso, valentões? Impressionar o namorado(a) ou os amigos? Só pra não ficar sem saber nada? Tente achar um por quê mais útil para isso antes de qualquer coisa.
   Mas, o foco desse texto não é luta, é como as escolas, depois de tantos séculos, continuam a mesma merda! Nada muda, são sempre as mesmas matérias, as escolas municipais e públicas sempre serão desprivilegiadas e as particulares, estaduais e pré-universitárias sempre serão "tudo de bom"... Só que não, né! Não só que aprender o essencial, temos que aprender também o que queremos de, fato, aprender; algo que queiramos levar por toda a nossa vida, pois é do que gostamos. CLARO, sempre tendo como fixas na nossa vida a nossa língua nativa, a matemática, geografia, línguas estrangeiras, ciências e redação.
   Podemos tornar a educação mais divertida se, de fato, tiver diversão! Não estou falando de fazer bagunça todas as aulas, mas sim das aulas serem mais descontraídas, levadas a sério quanto necessário, envolvendo os professores e os alunos em brincadeiras que envolva as matérias, isso tornaria a educação mais fácil, rápida, eficiente, divertido e envolvente. Mas, isso é uma coisa que só poderá acontecer com o apoio e o querer de todos envolta.

Postar um comentário

0 Comentários