A História Real de Fears to Fathom: Ironbark Lookout

 Hoje faremos uma investigação profunda sobre a história real que baseou a narrativa do jogo de terror Fears of Fhatom: Ironbark Lookout. Todas as informações utilizadas poderão ser encontradas no final do artigo.
 Neste jogo, entramos na pele de Jack Nelson, que estava trabalhando como guarda florestal na torre de vigilância de número 11, na floresta de Ironbark, nos EUA. Mal sabia Nelson que tal floresta guardava segredos horripilantes sobre um culto sombrio que agia furtivamente na floresta capturando crianças e campistas desavisados para a realização de sacrifícios.

Premissa

 Jack Nelson, um vigia de incêndio de 24 anos, é transferido para um novo posto avançado. Ao se instalar em sua nova casa, ele não conseguia se livrar da sensação de que algo estava errado. ele estava certo, pois mal sabia o que estava acontecendo no Ironbark State Park.

Mapa do jogo

Localização

 Para começar, alguns entusiastas do jogo criaram uma penca de teorias no intuito de explicar a história por trás de
Ironbark Lookout. Um dos principais tópicos debatidos foi a localização da torre de vigilância onde Jack Nelson trabalhava. É preciso ter ciência de que a história real se passa duas décadas atrás, ou seja, entre 2000 e 2005, nos Estados Unidos.

Yellowstone

 De acordo com um usuário, é possível deduzir que a história real do jogo se passou no Parque Nacional de Yellowstone, localizado nos estados de Wyoming, Montana e Idaho. Segundo o usuário, o parque nacional do jogo tem 16 torres de vigilância, assim como Yellowstone também tinha em 2002.
 Dependendo da precisão da linha do tempo, é possível criar uma ligação da narrativa com os vários desaparecimentos de crianças que ocorreram entre os anos 2000-2005, em Yellowstone. Não há relatos de assassinatos, mas há muitos desaparecimentos.
 Em 2022, uma escritora do Medium escreveu uma série de artigos abordando sobre desaparecimentos em Yellowstone, vale a pena conferir! (o nome dela é Jennifer '-'♪)

Parque Nacional Glacier

 Já outro usuário deduziu que a narrativa do jogo era inspirada no Parque Nacional Glacier, em Montana, visto que a parte do mapa do jogo que mostra o pico Eagle Peak e o Mountain Misery é semelhante ao mapa real das proximidades do parque, que mostra o pico Heavens Peak e o Mountain Cannon. Assim como no jogo, na vida real estas montanhas também são separadas por uma trilha.

Mapa do jogo comparado com o Google Maps


Ironhorse

 Ainda teve outro usuário, que deduziu que o jogo era inspirado em Ironhorse, na Austrália, um lugar com diversas histórias de cultos ritualísticos semelhantes aos do jogo. Um usuário ainda descobriu que a reserva natural de Ironbark era um lugar real localizado na Austrália. O lugar se chama Ironbark Nature Reserve, e foi criado em dezembro de 1985.

Bohemian Grove

 Outro usuário indicou o local inspirado como sendo Bohemian Grove, um acampamento restrito na Bohemian Avenue, na Califórnia, onde supostamente os líderes mais ricos e poderosos do mundo se reúnem durante semanas para realizarem rituais satânicos.
 Os membros são exclusivamente masculinos, incluindo artista, músicos, líderes empresariais, funcionários do governo, ex-presidentes dos EUA, executivos seniores da mídia e pessoas de poder. Os membros podem convidar pessoas para o grupo, contanto que não sejam do sexo feminino e nem menores de idade.
 O Bohemian Grove é conhecido por realizar a Cremação do Cuidado, uma cerimônia onde se precisa atravessar um lago com um pequeno barco contendo uma efígie de Cuidado. Há figuras escuras e encapuzadas que recebem a efígie do barqueiro e a colocam sobre um altar, sendo incendiada no final da cerimônia. Tal cremação simboliza o banimento das preocupações monótonas da consciência.
 A Cremação do Cuidado acontece em frente ao Santuário da Coruja, uma estátua oca de uma coruja de 12 metros feita de concreto sobre suportes de aço. A cerimônia também simboliza a salvação das árvores pelo clube Bohemian Grove e o exorcismo do Diabo para garantir sucesso nas próximas semanas.

Roseburg

 Um usuário brasileiro ainda deduziu que o local era inspirado em Roseburg, no estado de Oregon. No início do jogo, o personagem para no Restaurante Twin River, localizado logo na entrada de Roseburg, como mostra uma placa na estrada.

Placa de Roseburg no jogo (qualidade ruim ;-;)

 No mundo real, muitas pessoas relatam vários casos de sequestros e atividade da Ku Klux Klan no início dos anos 2000.
 Acredita-se que o protagonista trabalha a DFPA (Douglas Forest Protective Association), uma organização que trabalha com a prevenção de incêndios florestais, localizada em Roseburg, Oregon.

Monte Rainier

 Um resgate no Monte Rainier, em Washington, revelou a presença de uma sala subterrânea com fotos de pessoas desaparecidas. Além disso há centenas de histórias, reportagens e registros de desaparecimentos na área, além de um relato em particular de uma mulher que avistou uma pessoa encapuzada correndo na floresta do outro lado da estrada fora do parque. O usuário ainda informou que o nome real da torre de vigilância é "Gobblers Knob Fire Lookout", localizado a noroeste de um grande lago em frente a uma montanha, e ao sul de um bosque arborizado. Clique aqui para ver no mapa a localização exata.

Coordenada da Goat Lake - 46.792933561588505, -121.91822759106094
Coordenada da Torre de Vigilância - 46.794207735444424, -121.91524997291144
Coordenada da Fogueira do Culto - 46.79196176726407, -121.9235186483996

 É possível conferir os alertas atuais da área de trilha de Ironbark clicando aqui. Fora isso, é de se questionar que a história se passa nos arredores do Lago do Bode (Goat Lake), junto a figuras encapuzadas com capuzes semelhantes a chifres, além do uso de uma caveira de bode como aviso.

Goat Lake do Google Maps e Goat Lake de FoF

O Culto

 Em Ironbark Lookout, o culto em questão utiliza de uma caveira de bode com símbolos feitos com sangue para avisar o protagonista de que ele estava sendo vigiado. A associação que a narrativa faz com a imagem de um ser de chifres ocorre recorrentemente. Já o símbolo me questão não foi encontrado.
 Além disso, o tipo de sacrifício ritualístico realizado é com a confecção de um altar em chamas, mas não encontrei muitas informações sobre esta prática, o que sei é que a cremação, no esoterismo, é realizada para que o espírito fosse consumido pelas chamas junto à carne, para que a alma se desconectasse da carne e não ficasse presa à terra (talvez para não atormentar seus algozes).


 Quanto às vestimentas, o culto veste uma túnica preta com um capuz de duas pontas, assemelhando-se a chifres. Acredita-se que o membro vestido de branco seja o líder do culto, o alto sacerdote. O mais próximo que se pode chegar ao capuz de duas pontas seria o Escoffion.
 O escoffion é um toucado feminino medieval popular na Inglaterra, França e Alemanha. Era feito de um rolo grosso de lã, feltro ou seda, e moldado por costura no formato de dois chifres, cada um com até um metro de comprimento.

Escoffion

 Além disso, as "orelhas" do capuz do culto são semelhantes à do personagem Donnie Darko, portanto, pode ter sido apenas uma inspiração ficcional ao invés de real.
 Contudo, também é possível que a "inspiração real" usada no jogo tenha sido puramente de membros de grupos extremistas e/ou supremacistas, como a Ku Klux Klan.


 Por mais que o uso de capaz brancas ou multicoloridas com capuzes pontudos possua um simbolismo negativo associado à supremacistas, este tipo de vestimenta não é exclusiva de grupos violentos, sendo também utilizada aqui mesmo no Brasil, num festival nacional conhecido como Procissão do Fogaréu. Trata-se de uma procissão católica realizada anualmente em algumas cidades brasileiras durante a semana santa.

Procissão do Fogaréu

 A procissão do Fogaréu encena a cassação e prisão de Jesus Cristo, indo de cidade a cidade, com seus membros (chamados de farricocos) empunhando tochas e vestindo-se com uma túnica comprida com um longo capuz cônico e pontiagudo de cores variadas, um traje de origem medieval utilizado costumeiramente por penitentes que podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente suas identidades.

Capirotes multicoloridos

 Além disso, o capuz pontiagudo possui um nome, se chama (pasmem) capirote. O capirote, ou coroza,  é um chapéu católico pontiagudo de formato cônico usado na Espanha por confrarias de penitentes. Seu uso é mais comum em países cristãos, como a Itália. O capirote é usado pelos penitentes para que a atenção não fosse atraída para si mesmos enquanto se arrependem, mas sim para Deus.
 "Penitentes" é como são chamados os flagelantes, fiéis que se açoitavam disciplinadamente para fazer penitência. A realização da penitência só pode ocorrer sob controle da Igreja, que decretou que a penitência era apenas realizada por pessoas com preocupações internas, isso fazia com que os penitentes escondessem seus rostos com o capirote.
 Esse chapéu também foi utilizado na Espanha, pelo Santo Ofício da Inquisição. O capirote também era usado por prisioneiros, como sinal de humilhação pública. Um capirote vermelho era usado por pessoas condenadas à morte, cada punição fazia uso de um capirote de cor específica.

O Nascimento de uma Nação (1915)

 Acredita-se que o capirote foi apropriado pela Ku Klux Klan – um grupo supremacista branco e anticatólico –, devido à popularidade do filme O Nascimento de uma Nação (1915). O filme narra o assassinato de Abraham Lincoln e o relacionamento de duas famílias nas eras da Guerra Civil e da Reconstrução ao longo dos anos. A família Stoneman é pró-União, enquanto a família Cameron é pró-Confederação.
 A obra é conhecida por sua representação racista de afro-americanos que, além de serem interpretados por atores brancos que fizeram blackface, ainda eram retratados como pouco inteligentes e sexualmente agressivos com as mulheres brancas. Na história, o KKK é retratado como uma força heroica. Curiosamente, meses após o lançamento do filme, ocorreu o renascimento da Ku Klux Klan, inspirados pela mensagem da obra. 


Conclusão

 Uma coisa que um usuário esclareceu foi que os jogos da série Fears of Fhatom são inspirados em histórias reais contadas na internet, contudo, não são adaptadas de forma totalmente fiel ao conto original. Isso se dá, pois os desenvolvedores do jogo fazem muito uso de sua liberdade criativa para a criação do roteiro do jogo. Um exemplo dado pelo usuário foi a do episódio Carson's House, cuja história real em que se baseia foi de fato encontrada, porém, não era uma ex-namorada que perseguia o personagem principal, mas sim um homem desconhecido.
 Dessa forma, é possível concluir que a história de Ironbark Lookout utilizou de alguns elementos populares para a criação de uma atmosfera conspiratória e obscura.
 Eu acredito que Jack Nelson era apenas um guarda florestal que acabou adentrando num círculo composto por pessoas mal intencionadas. Como o foco é no desaparecimento de crianças, talvez o culto em questão esteja relacionado a Moloch, o deus com cabeça de boi, o qual eram oferecidas crianças como sacrifício em piras de fogo.
 Vendo que, de um jeito ou de outro, o trabalho de Jack iria acabar levando-o mais próximo da verdade sobre a presença do culto na floresta, eles mandam um de seus capatazes para ver se o guarda estava acordado para poder atacá-lo, mas vendo que estava dormindo, ele apenas deixou um aviso em forma de crânio de bode com um símbolo desenhado com sangue na testa.
 Depois de ser informado da importância de se tirar foto das ocorrências na área, Jack deu pra trás ao deixar o flash ligado enquanto fotografava o culto realizando uma de suas cerimônias de cremação sacrificial. No momento em que foi percebido, Jack acabou se assustando e deixou a câmera para trás, escondendo-se debaixo da cama.
 Mantendo-se furtivo a todo momento, Jack conseguiu despistar os cultistas até entrar em seu trailer e fugir de volta para a cidade.
 Provavelmente os cultistas vestiam-se com robes negros para se camuflarem na floresta escura. Até poderiam ter capuzes pontudos, mas nada muito elaborado, já que o que ajuda na dificuldade de se identificar um culto é a sua utilização de elementos inspirados em outros grupos e seitas. Portanto, a utilização de robes pretos poderia fazer com que as pessoas deduzissem se tratar de membros da Ku Klux Klan, enquanto a seita na real não tivesse intenções supremacistas, mas sim "meramente" ritualísticas, sequestrando pessoas para sacrificá-las em busca de poder e sucesso.
 Além disso, como mencionado anteriormente, as túnicas de capuzes pontudos é até hoje utilizada na Procissão do Fogaréu, no Brasil, tornando ambígua a real identificação do culto. Obviamente o culto não quer ser encontrado, portanto, utilizar vestes já pré-estabelecidas por grupos religiosos os manteria no anonimato.

 E aqui termina o artigo. Lembrando que todas as informações utilizadas estão disponibilizadas na área "fontes". Comentem abaixo sua teoria, vamos interagir!
 Muito obrigado por terem aguentado todos os parágrafos, e até apróxima!



Fontes

Ironbark Lookout Pictures?, escrito por Lower Schedule.
Fears to fhatom ironbark lookout, disponível no Reddit.
Fears to Fathom IronBark LookOut Real found info!, escrito por Comfortable Berry.
Relatórios de Incidentes do Monte Rainier, disponível no site National Park Services.
Remains of Mount Rainier National Park employee were found 1996, escrito por Steve Soliz e Mia Hunt.
Fears to Fathom - Ironbark Lookout, disponível no site Fears of Fhatom Wiki.
Missing in Yellowstone National Park: Part One, escrito por Jennifer.
Cremation of Care, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Escoffion, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Hennin, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
What is the cult in fears to fathom 4? cause i know there based off true stories, disponível no Reddit.
Some questions about IronBark Lookout, disponível no site Reddit.
Procissão do Fogaréu, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Capirote, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
The Birth of a Nation, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Procissão do Fogaréu reúne cerca de 60 mil fiéis na cidade de Goiás, escrito por Rafael Oliveira, Bruno Mendes e Henrique Ramos.

Postar um comentário

0 Comentários