Com certeza você tem um criador de conteúdo favorito, mas já passou pela sua cabeça que ele possui uma contraparte de outro lugar do mundo? Hoje, nós vamos conhecer youtubers brasileiros e seus respectivos paralelos gringos, e entender o que os tornam tão similares uns aos outros.
1. Diogo Paródias - TheKosmic8
Diogo Paródias (@diogoparodias) é um canal de humor e sketchs gerenciado por Diogo Bellau, um sergipano que levou um simples hobbie à décima potência, tornando-se a voz humorística por trás de várias celebridades que, por si só, já possuem personalidades excêntricas e espontâneas. Bellau é conhecido principalmente por suas paródias de famosos da cultura pop, incluindo cantores, apresentadores de TV, atores e até personagens de animações. Mas ele não se limitou aos humanos, e já deu voz a muitos animais que invadiram a internet com seus comportamentos nada casuais, mas que geraram grandes memes que se estendem até os dias de hoje. O que talvez o próprio Diogo não saiba, é que existem um youtuber da gringa que se assemelha bastante a ele: TheKosmic8.
TheKosmic8 (@TheKosmic8) viveu tempos de glória há cerca de uns 10 anos, quando se destacou na gringa por publicar vídeos dublando artistas pop em formatos semelhantes com a de Bellau, como por exemplo: "como é tal música sem som?", "as piores performances do pop" e entre outros. Acredita-se que, por conta da popularidade dos vídeos curtos (shorts), seu alcance nunca mais foi o mesmo, passando de centenas de milhares ou milhões de views para algumas dezenas de milhares (ou, às vezes, nem isso). Percebendo que já não conseguiria manter seu público como antes, Kosmic manteve seu canal como fonte de renda, tendo ainda um canal menor como projeto pessoal (@HeyKosmic8), onde publicava músicas próprias sazonalmente, sendo seu último vídeo upado há 4 anos atrás.
2. AmbuPlay - Mr. Nightmare
AmbuPlay (@ambuplay) é um canal administrado por Ricardo Lisita, conhecido por ser o pioneiro no conteúdo de terror e lendas urbanas no Brasil. Lisita se destacou no YouTube Brasil por meio de suas narrações de contos mórbidos da internet (creepypastas), assim como temas do sobrenaturais, crimes e mistérios. Não demorou muito para que ele criasse uma fanbase sólida, chamada Legião do Medo. Ainda que passasse por dificuldades devido a restrição de conteúdos pesados na plataforma, Lisita não se deixou ser vencido pelo "Family Friendly", e retornou após um bom tempo em hiato, abrindo as porteiras das sombras que se escondem em cada conto macabro conhecido na globosfera, com o apoio de sua comunidade que apenas esperava para a volta do Rei do "Cyberterror". O estilo do youtuber, no entanto, não é muito diferente do criador Mr. Nightmare.
Mr. Nightmare (@mrnightmare) é um dos "monstros" do YouTube gringo. Com mais de quinhentas mil visualizações por vídeo (upado semanalmente), Nightmare entendeu bem o formato que seu público gostava, mantendo uma base sólida de fãs que vem crescendo cada vez mais. Como um dos maiores canais de horror da plataforma, ele se consolidou através de histórias reais encontradas internet afora, se reinventando e conseguindo até mesmo manter seu público vidrado na tela do celular ainda que fosse no formato de vídeos curtos. Atualmente, Nightmare continua bastante ativo e podemos prever grandes conquistas vindo por aí.
3. Guto TV - Dusty Douglas
Guto TV (@gutotv) é um canal gerenciado por Gustavo W. Quintanilha, um humorista que se tornou bastante conhecido por suas sketches de dublagem do mundo animal e de situações inoportunas espalhadas pela internet. Por muitos visto como um concorrente de Bellau, Quintanilha conquistou seu próprio público e ascendeu no YouTube como um ícone dos memes virais, dando ainda mais vidas a personagens caricatos e que fazem a alegria de todos os espectadores que têm a sorte de conhecer seu trabalho. Acontece que o jeito obsessivo que Quintanilha tem para com a dublagem de animais e suas situações cômicas é bastante parecida com a do youtuber Dusty Douglas.
Dusty Douglas (@dustymdouglas) é um canal divertidíssimo e que pode servir de antídoto para muitas pessoas que vem passando por momentos difíceis na vida. Isso, pois a particularidade mais cativante desse canal são seus vídeos parodiando e dando voz a animais em situações cômicas, criando sketches bem humoradas e sem economizar no aspecto caricato de ser. De forma exagerada, Dusty inventa novos sentidos para vídeos famosos na internet, dando luz a histórias que parecem tão simples, mas na verdade são surpreendentemente loucas de se ver sendo protagonizadas por criaturinhas amáveis e bastante carismáticas.
4. - Receitas Econômicas da Sônia - The Ronskaa
Indo para o nicho de conteúdos satisfatórios, damos de cara com Sônia, a proprietária do canal Receitas Econômicas da Sônia (@sonianascimento234), onde a criadora mostra seu trabalho como limpadora de panelas e frigideiras que qualquer pessoa em sã consciência logo pensaria em jogar fora, mas para esta entusiasta da limpeza, um metal enferrujado só precisa das substâncias químicas certas para encontrar seu lugar entre os utensílios novos. Seu estilo irreverente e seu esforço em mostrar resultados autênticos logo atraiu uma bela base de seguidores que se encantam com a forma como Sônia dá vida novamente ao que, para muitos, não possui mais utilidade, se tornando uma ótima representante do trabalho esforçado e impecável. Mas isso não a separa de criadores como The Ronskaa.
The Ronskaa (@The_ronskaa) é um canal administrado por uma moça empenhada em dar uma nova chance para panelas, frigideiras e formas que foram sucateadas pelos seus donos, transformando a aparência velha, desgastada e enferrujada de tais utensílios em luxuosas peças muito bem acabadas e cuidadas. Utilizando de diferentes tipos de químicos e, é claro, muitas força de vontade, Ronska se consolidou em várias plataformas de vídeos além do YouTube, conquistando variados públicos em todos os cantos da websfera e conseguindo seu lugar no meio 'cleantok' (vídeos do TikTok focados em limpeza).
5. Primeira Fila - Cinema Sins
De autoria de Luciano de Lima, o canal Primeira Fila (@PrimeiraFila) vem crescendo a cada dia que passa, sendo conhecido por suas análises de filmes e séries com um tom sarcástico e super humorístico, destacando erros de roteiro, conveniências e incoerências de forma cômica e nada sutil. A ideia central é seguir a perspectiva do roteirista que criou a história, criticando os furos que ali se encontram sem nenhuma papa na língua. Com muito afinco, Lima se consolidou no YouTube Brasil por seguir o formato "tudo de errado" e "como derrotar", criado pelo canal Cinema Sins.
Cinema Sins (@cinemasins) é simplesmente o pioneiro do formato "como derrotar" e "tudo de errado", sendo administrado por um time "amador" de críticos de filmes, com destaque para o líder Jeremy Scott, que inspirou o surgimento de vários outros canais além do Primeira Fila, como: Nyous, Derrotando Filmes, NodeHat, Cinema em Fuga e entre muitos, mas muitos outros canais do YouTube BR. Com quase 10 milhões de inscritos, o Cinema Sins se consolidou como o pai do sarcasmo e nonsense crítico, sem se importar em ofender roteiristas que escreveram as histórias que deram luz às obras milionárias que são tão assistidas no cinema todos os dias.
6. Bruno Luz - SiXFD
Agora no nicho de dança, precisamos conhecer Bruno Luz (@brunoluz5), um conhecido jovem dançarino que se destacou na interwebs com suas danças no estilo lego dance e glitch dance, que se assemelha a um personagem de Lego (ou pixel, como do jogo Habbo, que ele já imitou várias vezes) dançando de forma tão livre que parece que foi editado até o teto de tão incrivelmente impossível que se parece ser para um jovem se mover sem nenhuma dificuldade. Bruno é mais ativo no Instagram e no Tik Tok, mas seu estilo tão único de se mover logo passou para todas as redes sociais, até chegar ao youtuber SiXFD.
Sixfootdancer (@sixfootdancer) é um youtuber gringo que se destacou no formato de vídeos curtos também com suas danças no estilo lego dance e glitch dance. Além disso, o cara ainda se reinventa dançando com fantasias que combinam bem com a forma louca como suas danças são apresentadas. Apresentado por Kameron McKinney, o Sixfootdancer vem sendo reconhecido em várias outras plataformas, atraindo novos adeptos do lego dance e formando uma base sólida de seguidores que aumentam a cada dia que passa.
7. Arthur Paek - Kenny Song
Indo para o nicho de gastronomia, Arthur Paek (@arthurpaek) não demorou para conquistar um grupo fervoroso de pessoas apaixonadas por comida coreana e também por coreanos. Com uma beleza jovial, Paek se mostrou muito mais do que atraente para o seu público, mas também um cozinheiro de mão cheia. Porém, o rapaz não se contentou em mostrar apenas os pratos tradicionais de seus ascendentes, passando a publicar suas próprias releituras de pratos famosos aqui no Brasil. Diferente da maioria dos youtubers citados acima, Paek não surgiu à partir dos vídeos longos, mas sim dos shorts do YouTube. Desde então, ele vem crescendo cada vez mais com seu carisma cativante e, ainda por cima, com a participação de convidados mais que especiais, indo desde youtubers a artistas famosos na cultura pop. Quem olha para o "Chef Paek", com certeza se lembra do Kenny Song.
Kenny Song (@kennysong) é um criador de conteúdo coreano-canadense que segue um estilo de vídeo bem parecido com o de Paek, que ele chama de 'cozy meal' (refeição aconchegante). Esse é um tipo de culinária apresentada de forma leve, ágil, não muito rápida, nem tão editada, mas sim com partes lentas, dando tempo para que o telespectador absorva as informações e se envolva com o vídeo. Além de sua habilidade na gastronomia, Song também atraiu seu público por sua beleza e carisma, convidando seus seguidores a "provarem" mais e mais de seus conteúdos, sempre com um sorriso singelo que cativa quem assiste.
0 Comentários
Comente aqui!