Jillian Tamaki é uma desenhista de histórias em quadrinhos. É conhecida por ter ilustrado a graphic novel Skim, publicada em 2008 e escrita por Mariko Tamaki. Mariko e Jillian Tamaki não partilham o mesmo apelido por acaso. São primas, ambas descendentes de uma família japonesa. Skim foi indicada ao Eisner Award (prêmio que distingue feitos nas Histórias em quadrinhos) de 2008 em duas categorias, "Melhor publicação para jovens" e "Melhor álbum gráfico - inédito" e Jillian voltou a trabalhar com a prima em 2014, em This One Summer, uma graphic novel publicada naquele ano e vencedora do Ignatz Awards (prêmio que destaca feitos na arte sequencial por criadores que publicam em pequenas editoras ou por projetos com direitos autorais do criador publicados em editoras maiores) na categoria "Melhor Graphic Novel". A obra foi vencedora também do "Governor General's Award" (coleção de prêmios anuais apresentado pelo Governador Geral do Canadá, reconhecendo distinção em numerosas áreas acadêmicas, artísticas e sociais).
Contato: info@jilliantamaki.com
Jillian Tamaki |
Tamaki nasceu em Ottawa, Ontário, e cresceu em Calgary, Alberta. Ela se formou na Faculdade de Arte e Design de Alberta em 2003. Depois de se formar na escola de arte, ela trabalhou na empresa de videogames BioWare (famosa pelas famosas franquias Dragon Age, Star Wars, Baldur's Gate, entre outras) e mais tarde lecionou ilustração na New York City School of Visual Arts.
![]() |
Faculdade de Arte e Design de Alberta |
New York City School of Visual Arts |
Tamaki leu quadrinhos e jornais de Archie quando criança. Ela apresentou designs de roupas em concursos para quadrinhos da Betty & Veronica.
![]() |
Betty e Veronica, duas personagens da série e HQs Riverdale |
Seus pais também tinham antologias de outros quadrinhos populares, incluindo Far Side, Calvin e Hobbes & Herman. No ensino médio, ela fez zines para se divertir, mas ela parou de ler quadrinhos depois de superar Archie. Seu interesse em quadrinhos alternativos e indie começou enquanto ela cursava a faculdade. Algumas de suas histórias em quadrinhos favoritas durante esse período incluem Bipolar, por Tomer Hanuka e Asaf Hanuka, e alguns artistas de Drawn e Quarterly, incluindo Julie Doucet, Chester Brown, Seth, Michel Rabahliati, assim como livros de Will Eisner.
![]() |
Mariko Tamaki, prima de Jillian |
Ela começou a fazer mini-quadrinhos depois de se formar em 2003, e seu primeiro mini-comic apareceu em seu primeiro livro, Gilded Lilies.
![]() |
Gilded Lilies, de Jillian Tamaki |
Tamaki muitas vezes reconhece suas influências como inspiração para começar seu trabalho, ajudando-a a aprender o básico sobre desenhos animados. Como autoproclamada feminista, Tamaki é frequentemente questionada sobre o papel que isso desempenha em seu trabalho. Ela também cresceu em uma área do Canadá, onde ela era a única criança mestiça em sua escola. Em várias entrevistas, Tamaki explica que sua identidade molda as lentes que ela vê, mas não faz um esforço subconsciente para trabalhar esses temas em suas ilustrações e desenhos. Ela está interessada na experiência feminina e vê as mulheres como seres humanos inteiros em uma indústria que frequentemente sexualiza os corpos das mulheres. Sendo moldada pelo feminismo e raça, seu trabalho visa incluir diversos personagens que os leitores podem se identificar melhor.
Páginas do livro Gilded Lilies |
Gilded Lilies (2006) é o primeiro livro publicado de Tamaki e é uma coleção de ilustrações e quadrinhos dela. A primeira parte do livro compreende uma montagem cuidadosamente selecionada de pinturas, desenhos pessoais, ilustrações e quadrinhos. A segunda parte consiste em uma narrativa gráfica sem palavras intitulada The Tapemines,que conta a história de duas crianças em uma paisagem surreal com "florestas de fita cassete".
Skim (2008) é uma graphic novel aclamada pela crítica, ilustrada por Jillian e escrita por sua prima Mariko Tamaki. Ela conta a história de uma jovem garota do ensino médio e toca em temas de amizade, suicídio, sexualidade e identidade.
Gilded Lilies, de Jillian Tamaki |
Skim (2008) é uma graphic novel aclamada pela crítica, ilustrada por Jillian e escrita por sua prima Mariko Tamaki. Ela conta a história de uma jovem garota do ensino médio e toca em temas de amizade, suicídio, sexualidade e identidade.
![]() |
Skim, de Mariko Tamaki |
Voz Interior (2010) recolhe desenhos de Tamaki, ilustrações e quadrinhos e é parte da editora Drawn and Quarterly' série Petit Livre. A maior parte do livro é impressa em preto e branco, mas também apresenta algumas ilustrações coloridas. Indoor Voice foi lançado para críticas mistas.
Voz Interior, de Jillian Tamaki |
"Now & then & when" (2008), um desenho com tinta e grafite, foi comprado pela Biblioteca do Congresso em 2011. Dentro de uma horizontal de dois painéis, ela se descreve como uma figura central e monumental, ladeada por um comprimento total menor figuras de si mesma desde a infância até a idade adulta à esquerda, da meia-idade à idosa à direita. A variação de Tamaki sobre o tema, com figuras em trajes de banho, vinhetas relacionadas e balões de fala, apresenta uma contrapartida atualizada às figuras recatadas e aos textos de precedentes artísticos.
Now & Then & When, de Jillian Tamaki |
This One Summer (2014) de Mariko e Jillian Tamaki é uma graphic novel que se concentra nas experiências dos amigos íntimos Rose e Windy, que estão à beira da adolescência, durante as férias de verão. Este verão ganhou um Prêmio Ignatz 2014, os prêmios 2015 Printz Honor e Caldecott Honor, e o 2015 Eisner Award. This One Summer ficou em primeiro lugar na lista dos dez livros mais proibidos e desafiados nos EUA em 2016. As principais razões para este livro ter sido contestado foram por seus personagens LGBT, uso de drogas e palavrões, sexualmente conteúdo explícito e temas maduros.
![]() |
This One Summer, de Jillian Tamaki |
Em 2015, Drawn and Quarterly publicou o SuperMutant Magic Academy, uma coleção de quadrinhos da web de Tamaki com o mesmo nome de 2010 a 2014. Anteriormente, esses quadrinhos ganharam um Prêmio Ignatz em 2012 pela Outstanding Online Comic.
![]() |
SuperMutant Magic Academy, de Jillian Tamaki |
Em junho de 2017, Drawn and Quarterly publicou a graphic novel Boundless, de Tamaki, uma coleção de contos. O livro recebeu ótimas críticas. Uma revisão no The Atlantic descreveu o livro como "um conjunto ambicioso e eclético de contos, que se concentra na vida interior de assuntos inesperados". Outros reviews chamaram Boundless de uma coleção "picture-perfect" e como "uma vitrine para o estilo mercurial de Tamaki". NPR e Publisher's Weekly nomearam Boundless como um dos melhores romances gráficos do ano.
Boundless, de Jillian Tamaki |
Tamaki bordou à mão três capas de livros para Penguin. As capas foram projetadas para três livros clássicos de literatura: Emma de Jane Austen, O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett e Black Beauty de Anna Sewell. Em seu tempo livre, ela também faz colchas como um hobby. Tamaki se tornou o centro da controvérsia quando Mariko Tamaki sozinha foi nomeada para o Prêmio Literário do Governador Geral por Skim. A comunidade de quadrinhos e outros distribuíram uma carta aberta ao Comitê de Premiações que argumentou a favor de Tamaki como uma co-indicada, que foi assinada por notáveis artistas de quadrinhos como Lynda Barry, Dan Clowes e Julie Doucet. Eles afirmam na carta:
As artes da Jillian são muito lindas. Os traços e as cores me lembram muito as antigas pinturas japonesas que retratavam samurais e deuses xintoístas (very love for this ♡). Além das belas cores, eu pude interpretar muita coisa em suas pinturas, e é isso que eu mais amo nos artistas contemporâneos e antigos. Foi difícil escolher apenas cinco artes (assim como no post que fiz da Valentina Remenar ♡). Porém, da forma mais triste possível por só poder escolher cinco, cá estão as artes que eu mais amei de Jillian Tamaki:
Mitos e Lendas Irlandesas

Mitos e Lendas Irlandesas

Wool Ball
Tanuki

Boy sitting on sea turtle

Redes Sociais de Jillian Tamaki:
Twitter: https://twitter.com/dirtbagg
Tumblr: http://jilliantamaki.tumblr.com/
Site Oficial: http://jilliantamaki.com/illustration/
4 Comentários
Olá :D
ResponderExcluirNão conhecia essa desenhista nem seus quadrinhos; achei-os bem interessantes, não apenas pelo traço (amo reparar nos traços dos quadrinhos *-*), mas também pelas temáticas. Vou procurar mais sobre os quadrinhos dela. Valeu pelas indicações ;)
Beijinhos e boa semana.
Isabelle - https://livrosgatoscafe.wordpress.com/
Aaaaah, que bom que gostou! Os traços da Jillian são realmente maravilhosos, ainda mais nas artes que lembram muito as pinturas antigas da Ásia! Amo muito mesmo <3
ExcluirFico imaginando o quanto você ter pesquisado para fazer um post assim, tão completo. Eu amei conhecer a desenhista! As capas dos livros que ela fez são lindas, encantadoras *-* não leio tantos quadrinhos, mas alguns me chamam a atenção. Adorei!
ResponderExcluirOiii! Infelizmente, existem artistas pelo mundo a fora que não se "mostram" tanto, portanto, fica muito difícil coletar informações e saber sobre eles (;-;). Sobre os quadrinhos, sinto tanta falta da época em que era viciado em ler HQs, mas com o tempo (e dependendo da pessoa), você vai perdendo o gosto por elas. Bem triste isso.
ExcluirComente aqui!