Divindades da terra, do solo e das pedras


 Quem já leu sobre mitologias e a história da criação em vários lugares diferentes, sabe que o solo que pisamos sempre tem uma história diferente. Muitos não sabem as inúmeras guerras que já foram travadas nesse planeta, apenas ligamos para as guerras dos humanos contra humanos, sem saber da verdadeira história da Terra. Foi neste planeta que inúmeras guerras foram travadas entre os deuses, histórias que muitos jogam a escanteio, mesmo sendo muito importante para nossa própria história. É nesse post que todes vocês vão descobrir as inúmeras histórias sobre a Terra, o solo e as pedras.

Geb

Resultado de imagem para geb

 Geb é o deus egípcio da terra. Era também um dos Enéade (nome do conjunto de nove deuses que formaram a cosmogonia de Heliópolis criada pelos sacerdotes desta cidade). Geb é o deus egípcio da terra, sendo considerado também deus da morte, pois acreditava-se que ele aprisionava espíritos maus, para que não pudessem ir para o céu. Estimula o mundo material dos indivíduos e lhes assegura enterro no solo após a morte. Umedece o corpo humano na terra e o sela para a eternidade no túmulo. Suas cores eram o verde (vida) e o preto (lama fértil do Nilo). É o suporte físico do mundo material, sempre deitado sob a curva do corpo de Nut. É o responsável pela fertilidade e pelo sucesso nas colheitas. Nas pinturas é sempre representado com um ganso sobre a cabeça. Seu animal representante era o ganso. E ele era comumente representado usando uma coroa com uma pluma e chifres em forma de carneiro.

Osíris

Imagem relacionada

 Osíris é um deus da mitologia egípcia. Oriundo de Busíris, no Baixo Egito, foi, primitivamente, a deificação da força do solo, que faz a vegetação crescer; disto derivou seus atributos posteriores, que o exaltam como o inventor da agricultura e consequentemente o propiciador da civilização, do qual tornou-se uma espécie de patrono. Mais tarde, seus mitos passaram a representá-lo como um mítico faraó que teria governado o Egito em tempos imemoriais, sendo traído por seu próprio irmão, Seth, que o mata para obter o trono. Osíris, vencendo a morte, renasce no Além, tornando-se o Senhor da vida pós morte e juiz dos espíritos que lá chegam. Embora a trajetória de deus da vegetação para deus da vida após morte pareça desconexa e incoerente, o que há de comum nessas atribuições é o conceito de ciclos de vida e renascimento que tanto a vegetação quanto a passagem para o além carregam. Assim, pode-se dizer que, resumidamente, Osíris é o deus do renascimento.

Satet

Resultado de imagem para Satet

 Satet era considerada a deusa egípcia das plantações, o cetro de talo de flor de lótus era característica dessa deusa. Representando a necessidade da afinidade com o ambiente para a realização da criação. Satet era responsável pela inundação do Nilo (que gerava a fertilidade dos solos no Egito Antigo). Satet é, geralmente representada com um antílope ou gazela ou mais comumente como uma mulher com a coroa branca do Alto Egito decorada com plumas de avestruz ou com chifres de antílope.

Seth

Resultado de imagem para seth god

 Seth é um deus egípcio do caos, da seca, da guerra , o senhor da terra vermelha (deserto) onde ele era o equilíbrio para o papel de Hórus como o senhor da terra negra (solo). Em mitos, Seth é o deus da confusão, da desordem e da perturbação, que é enfatizada pela escrita hieroglífica em que o animal de Seth serve como determinante para conceitos negativos (autoritarismo, fúria, crueldade, crise, tumulto, desastre, sofrimento, doença, tempestade). Mestre de trovões e relâmpagos, exerce seu poder nas margens do Egito, que são terras do deserto, áreas áridas e países fora da planície do Nilo. Seth é um deus complexo.

Gaia

Imagem relacionada

 Gaia era a deusa da Terra na Grécia Antiga. Ela emergiu do caos primitivo do universo e desempenhou um papel essencial a criação da primeira raça de seres, os Titãs. Também foi mãe de diversas outras raças míticas, como a dos Ciclopes, a dos Hecatônquiros e a das Eumênides, deusas temíveis que puniam a tradição familiar.

Óreas

Imagem relacionada

 Os óreas, na mitologia grega, eram os deuses das montanhas, filhos de Gaia (a Terra) sem pai, e portanto irmãos de Urano (o Céu) e Ponto (o Mar). Os antigos gregos acreditavam que cada montanha possuía uma divindade que era denominada de acordo com sua própria montanha.

Démeter

Resultado de imagem para Démeter

 Deméter é considerada a deusa da agricultura na Mitologia Grega, ela era quem nutria a terra. Era também considerada como a protetora do casamento, deusa da gestação e das leis sagradas. Uma das doze divindades do Olimpo, filha de Cronos e Réia. Com Iásion, teve um filho chamado Pluto, que morreu após ser atingido por um raio que Zeus enviou por descobrir que que Deméter e Iásion eram amantes. Zeus teria cegado Pluto por ele ser tão generoso e só conceder suas riquezas as pessoas honestas, e cego ele não poderia se diferenciar - Pluto havia herdado de sua mãe a generosidade.

Postar um comentário

4 Comentários

  1. Olá!!

    Eu adoro mitologia e sempre tive muita curiosidade pelo assunto. Fico fascinada por essas divindades e as histórias. São tantas coisas que aguçam mais ainda minha vontade de saber mais.
    Adorei o post!!

    bjs
    Fe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que bom que gostou <3 também sempre amei mitologia, minha sempre me pressionava pra criar um canal no Youtube pra falar dessas coisas kkkkkkk

      Excluir
  2. Sou mais uma que sempre amou mitologia! Adorei seu blog e a série de posts sobre os deuses da terra, achei o máximo! Muitos não conhecia, vou ler as outras publicações pra saber mais. Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mitologia é algo tão incrível! As histórias, a fantasia, todos os mundos que existem <3 são coisas que me agradam muito <3

      Excluir

Comente aqui!