![]() |
Imagem do Tumblr |
Não é de hoje que as pessoas lutam contra a discriminação religiosa. A cada 15 horas, uma denúncia de intolerância religiosa é feita. 39% das vítimas são de religiões de origens africanas. Lideram o ranking: Umbanda (26 casos), Candomblé (22 casos), as chamadas de matrizes africanas (18 casos), Católica (17 casos) e Evangélica (14 casos).
Em 2017, um templo de candomblé foi incendiado em Jundiaí, na Grande São Paulo. O resultado foi 80% do local destruído, incluindo equipamentos e instrumentos musicais. É de se admirar a força da mãe de santo Rosana dos Santos, a Iya Abayomi Rosana, que não se permitiu pausar seu ofício religioso. Em uma entrevista ela disse: "Agora, coloco uma mesa embaixo de uma árvore, ao lado dos escombros, e atendo lá", e ainda disse: "A fé cabe em qualquer lugar, pois Deus e os orixás estão em toda parte."
![]() |
Imagem do Pinterest |
Em 2018, os casos de intolerância religiosa cresceram mais de 56% no estado do Rio de Janeiro. A intolerância religiosa há muito está atrelada à história da Wicca, cujo episódio mais marcante foi a "Santa" Inquisição, que aconteceu inicialmente para combater os "hereges", grupos religiosos que praticavam a adoração de divindades pagãs, bem como seus sincretismos e rituais na natureza, que eram passados de geração a geração, sem nenhum contesto religioso. Durante a Inquisição, milhares de bruxos, bruxas e paganus foram torturados e mortos (contando também com inúmeros animais que eram destas pessoas).
Aqueles que praticam a intolerância religiosa acreditam possuir alguma "procuração divina" e, em nome de sua fé, sentem-se no direito de achincalhar, invadir, espoliar, prender, torturar e, por fim, exterminar o diferente.
![]() |
Imagem de Constance and Rose |
Em 2018 ainda, grupos de ateus e cristãos apoiaram uma manifestação que pedia a retirada do monumento dos Dez Mandamentos do Capitólio. Organizadores disseram que o estado deveria ceder espaço à outras religiões ou não ter homenagem a nenhuma. Uma estátua de Baphomet foi temporariamente instalada em frente ao Capitólio estadual de Arkansas durante a manifestação. Ivy Forester, co-fundadora do templo Satânico em Arkansas disse: “Se você vai erguer um monumento religioso, então deve estar aberto a outros, e se você não concorda com isso, então não tenhamos nenhum”. A estátua de Baphomet infelizmente não podia ser instalada de fato no local por causa de uma lei de 2017 que exigia um patrocínio legislativo para consideração de qualquer monumento. O grupo satanista teve que retirá-lo no final do dia. O monumento aos Dez Mandamentos pôde estar no local por ter sido patrocinado pelo senador republicano Jason Rapert, e ainda foi instalado "discretamente" em 2017. Em menos de 24 horas depois da instalação, um homem jogou seu carro contra o monumento e o destruiu [¹]. O homem destruiu outro monumento dos Dez Mandamentos, desta vez no capitólio de Oklahoma. O Templo Satânico encerrou sua campanha para instalar a estátua de Baphomet depois que a Suprema Corte de Oklahoma determinou que o monumento dos Dez Mandamentos era inconstitucional e determinou que ele fosse retirado.
O Brasil é laico há mais de 120 anos e não discrimina nenhuma religião. Porém, na prática, o país mostra as faces da intolerância religiosa, com agressões físicas, xingamentos, depredações, destruições de imagens, tentativas de homicídio e incêndios criminosos.
![]() |
Imagem de Carwad |
Glossário:
Wicca - Religião neopagã onde se estuda e pratica a bruxaria natural, onde o foco é no culto à divindades e, principalmente, à natureza e suas mudanças. É completamente adverso à prática do mal e não existem palavras como "diabo", "satã" ou "lúcifer" em seu dicionário.
Paganus - Aldeão, camponês.
Capitólio - Sede do Congresso (Poder Legislativo) dos Estados Unidos.
Baphomet - Divindade adorada pelos antigos Templários e odiada pelos cristãos. Possui cabeça de bode e patas, asas e torso de um homem e, às vezes, de uma hermafrodita.
Laico - Que não pertence à nenhuma ordem religiosa.
Fontes para a feitura do texto:
18 Comentários
Que texto incrível. É tão bom ver gente falando sobre isso!
ResponderExcluirPessoalmente, como uma pessoa ~laica~, estou cercada de intolerância. Minha família segue uma religião, e, querendo ou não, eu acabo tendo contato com ela e com comentários horríveis sobre outras crenças. Eu tento lembrar que algumas pessoas foram criadas para acreditar em certos paradigmas, mas é tão difícil usar de emparia em certas situações. Quer dizer, assim como não saio por aí pregando minha espiritualidade, também não quero ninguém impondo fé em cima de mim!
Até hoje eu não entendo por que é tão importante para os outros impor algo às outras pessoas. Ninguém é obrigado a seguir o que convém ao outro '-'
ExcluirAcho triste quando leio notícias ou vivencio casos de intolerância religiosa. O ser humano é uma criatura estranha e egoista. As pessoas querem impôr suas crenças, e a falta de conhecimento gera intolerância. Nada mais é que um enorme preconceito, e o pior é que não tem a mínima vontade de mudar e saber mais sobre outras crenças. Não tenho uma religião definida, sou cercada por pessoas completamente diferentes, do ateu ao umbandista, e acho incrível essa diversidade. Ver o mundo por vários ângulos, conhecer uma coisinha de cada crença... O mundo é mundo grande pra todo mundo seguir as mesmas ideologias. Texto incrível o seu 💛
ResponderExcluirTodes somos diferentes em muitos aspectos ❤ Todes temos sentimentos e prezamos pela nossa segurança e de quem amamos, e não tem haver com crença, mas sim de amor. ❤
ExcluirAs pessoas deviam ter pelo menos o mínimo de consciência sobre esse assunto, então não precisaríamos discutir sobre isso.
ResponderExcluirFica difícil uma pessoa exigir que alguém respeite a religião dela, seja lá qual for, sendo que ela mesma não respeita a dos outros.
A cada dia que eu vejo notícias, seja de intolerância religiosa, sexual ou de qualquer outro tipo, e eu só fico pensando que o ser humano, depois de tanto tempo, ainda tem muito o que evoluir.
Ótimo texto, um beijo!
laflorando.blogspot.com
O ser humano sempre foi assim, e infelizmente não existe uma data certa que marque quando exatamente deixaremos de ser seres tão ruins.
ExcluirÉ triste ainda lermos matérias como essa falando sobre dados tão assustadores. Espero que com matérias como a sua ajudem as pessoas entenderem e respeitarem as crenças do outro.
ResponderExcluirSe as pessoas percebessem que todes somos irmãs , talvez a empatia se tornasse uma lei em comum entre nós ❤
ExcluirEsse assunto é tão atual e precisa ser falado! Muitos vivem sob o falso mandamento de "amar ao próximo", mas são desrespeitosos e intolerantes com tudo que é diferente, fico agoniada ao ver as consequências desastrosas que essa intolerância trás, principalmente a religiosa que 80% das vezes tem como alvo as religiões de origens africanas.
ResponderExcluirhttp://blink-moments.blogspot.com.br/
Pois é, as pessoas ainda tem muito o que aprender sobre a vida. Elas acham que a melhor forma de mudar o mundo é machucando as pessoas, mas na verdade isso só faz com que o mundo fique cada vez mais violento.
ExcluirÉ triste saber que os casos de intolerância aumentaram. Não sei porque o ser humano não consegue ficar cada um no seu quadrado e respeitar o próximo. Deixem as pessoas seguir a religião que quiser, se não concorda com o que se pratica na religião do outro é só não ir lá.
ResponderExcluirParabéns pelo texto.
Beijos
As pessoas insistem em querer mandar na vida dos outros, ao invés de cuidar da própria. O ser humano é muito tóxico.
ExcluirInfelizmente o Brasil é laico só na teoria, né? Porque na prática é muito claro que existem crenças predominantes aqui que não só são naturalizadas (elementos cristãos presentes até em prédios do governo e feriados nacionais) como também marginalizam outras... Tudo isso muito atrelado ao racismo e conservadorismo. A gente pensa que tá progredindo e quando vê, não, tá a sociedade ficando cada vez mais intolerante, né!
ResponderExcluirSim, Luly, a questão social e política do país é algo a ser discutido muitas vezes, porque a verdade é que NÓS movemos não só o país, mas o MUNDO, sabe? Somos tão diferentes, mas tão iguais ao mesmo tempo. Deveríamos todos lutarmos pela evolução do país, mas o ser humano se deixa levar pela ganância e maldade...
ExcluirOii! :)
ResponderExcluirParabéns pelo post! Acho que ainda falta muito para que as pessoas entendam que a sua fé não depende da fé alheia. Mas o ser humano tem mania de querer cuidar da vida dos outros e impor a suas vontades/crenças.
Conheço pessoas de tantas religiões diferentes, só na minha família e foi por isso que eu entendi que “quando um não quer dois não brigam”. Falta empatia e tolerância no mundo, não só no Brasil. :(
Beijos
Não são muitas as pessoas que percebem o mal que fazem à outres. Se todos soubéssemos que o mal que semeamos volta para nos cobrar muitas pessoas parariam para pensar em tudo de ruim que até somente o pensamento desencadeia.
ExcluirÉ preciso respeito a escolha religiosa do próximo. Impor religião ou fazer justiça própria nunca serão válidos.
ResponderExcluirExatamente Vany, muitas coisas são impostas à nós, ainda mais se somos crianças ou adolescentes, as pessoas estão longe de terem liberdade para serem quem são em uma sociedade tão preconceituosa e que abomina o diferente.
ExcluirComente aqui!