➽ Hibagon
![]() |
Imagem de Wiki Cryptid |
Hibagon é uma criatura lendária japonesa. Segundo a lenda, trata-se de uma criatura de pelos pretos ou marrom avermelhados, igual a um gorila, com mãos, pés, peito e braços brancos e 1,5 metro de altura. Vive nas montanhas e florestas do Japão. Dizem que este é um animal quieto, e seu odor é equivalente à carne em decomposição. Além também, de poder se movimentar bipedalmente ou em quatro patas. A criatura foi avistada em 1970, por um grupo de estudantes, por um agricultor e por um motorista de caminhão; Em 1972 e 1973, durante os meses de verão; Em 1974, quando um motorista avistou-a andando perto da estrada em quatro patas e quando viu o veículo se aproximando, se levantou e caminhou em duas pernas para a floresta; Houve vários avistamentos nos anos de 1980 à 1982.
➽ A Besta de Bray Road
![]() |
Imagem de Weasyl |
A Besta de Bray Road é uma criatura relatada em 1936 em uma estrada rural de Elkhorn, Wisconsin. A besta é descrita de várias maneiras: Às vezes, como uma criatura parecida com um urso, às vezes como um bípede cabeludo parecido com o Pé Grande e outras vezes como uma enorme criatura semelhante a um lobisomem de 2, 4 ou até 7 pés de altura, capaz de andar sobre duas patas e pesando de 400 (181 kg) a 700 libras (317 kg). Sua pele é marrom-acinzentada, semelhante a um cão ou urso. Pesquisadores sugerem que a besta seja, teoricamente, uma Waheela (uma espécie de lobo pré-histórico gigante).
➽ Wendigo
![]() |
Imagem de Until Dawn |
Wendigo é uma criatura que faz parte da mitologia do povo indígena Ojíbua. Segundo a lenda, o Wendigo é formado a partir de um humano qualquer, que passou muita fome durante um inverno rigoroso e, para se alimentar, devorou seus próprios companheiros. Ao saborear a carne humana, os espíritos da natureza amaldiçoam-no, possuindo seu corpo e assim se tornando este terrível monstro canibal. O Wendigo possui muitos atributos como: Habilidade de caça, imitação da voz humana, escalar árvores, força e inteligência sobre-humana. A única forma de impedir o Wendigo de fazer de você uma refeição é ficar parado onde está, pois o monstro é cego, portanto, não pode vê-lo, mas pode ouvi-lo. Ao cometer canibalismo, a vítima humana começa sua transformação. Os olhos ficam brancos, os dentes ficam afiados e a pele estica-se envolta do esqueleto. Para suportar o inverno, o monstro possui a capacidade de hibernar, estocando suas vítimas em cavernas subterrâneas onde as devora lentamente. Para destruir um Wendigo, é preciso queimá-lo por completo, pois ele possui ima pele com resistência sobre-humana que o permite sobreviver a qualquer tipo de ferimento, tais como esfaqueamento ou ferimento de balas. Porém, grandes impactos podem atordoá-lo por alguns segundos. Quando não se tem seres humanos para se alimentar, o Wendigo se alimenta de animais, o que não sacia sua fome.
➽ A Chorona
Imagem de Geek Tyrant |
A Chorona é um espírito vingativo do folclore mundial. Os primeiros relatos de sua existência remontam ao século XVI. É dito que quando os moradores da cidade do México se recolhiam em suas casas para dormir, eram acordados pelo choro de uma mulher que andava pelas ruas sob a pálida luz da Lua Cheia. Os que tinham coragem de ver a mulher, viam apenas um neblina espessa e no meio uma mulher vestida de branco e com um véu cobrindo seu rosto. A mulher desaparecia quando chegava às margens do lago Texcoco. Relatos dizem que aqueles que se atreviam a seguir a moça morreram ou passaram o resto de sua vida perturbados com visões chocantes que ela lhes mostrava. Dizia-se que era uma mulher indígena, apaixonada por um cavaleiro espanhol, com quem teve três filhos. Porém, seu relacionamento não era formalizado, ele apenas visitava-a e evitava casar-se com ela. Tempos depois, o homem se casou com outra mulher, espanhola, pois para ele, essa união lhe daria um status social maior e mais respeitado. A pobre mulher, deixada aos prantos por seu amado, enlouqueceu de dor e afogou seus três filhos em um lago. Porém, ao ver o que havia feito, ela se arrependeu e, amargurada pela dor e angústia de sua perda, se suicidou no lago. Seu corpo nunca foi encontrado. Desde então, sua alma vaga pelo mesmo lugar onde matou seus filhos. Amargurada e irada, emitindo augúrios e gemidos, às vezes, até lamentações, pedindo para que seus filhos voltassem.
➽ Skinwalker
![]() |
Imagem de Legends Of America |
Na cultura Navajo, um Skinwalker é um tipo de bruxo que tem a capacidade de se transformar, possuir ou se disfarçar de animal. Não deve-se confundi-los com curandeiros. Os Navajos não costumam falar sobre o conhecimento dos Skinwalkers para estrangeiros ou discutir sobre com pessoas que não confiam. Enquanto os curandeiros são vistos como homens e mulheres bons, os bruxos são vistos como maus, seres que manipulam a magia de forma perversa. Para praticar a magia dos Skinwalkers, os curandeiros tradicionais teriam que aprender a magia do bem e do mal. A maioria até consegue lidar com tamanha responsabilidade, porém, algumas pessoas podem acabar se corrompendo. Os animais associados à feitiçaria geralmente são trapaceiros como o coiote, mas podem incluir outros associados à morte ou a maus presságios. Podem ser do sexo masculino ou feminino e também podem possuir animais vivos ou pessoas.
➽ Besta de Busco
![]() |
Imagem de Wiki Cryptid |
A Besta de Busco é uma criatura semelhante à uma enorme tartaruga chamada que os cidadãos de Churubusco afirmam ter visto em 1949. Ela supostamente habita o Lago Fulk e pesa aproximadamente 180 quilos. Uma caça que durou um mês foi realizada, porém, a criatura não foi encontrada. A lenda começou em 1898, quando Oscar Fulk disse supostamente que viu uma tartaruga gigante vivendo no lago de sua fazenda. Em 1948, Ora Blue e Charley Wilson também relataram ter visto uma enorme tartaruga, de aproximadamente 227 quilos, enquanto pescavam no mesmo lago, que na época era conhecido como Lago Fulk. Naquela época, a terra era de Gale Harris, que também relatou ter visto a criatura colossal. A criatura foi nomeada Oscar, em homenagem ao proprietário original da fazenda.
➽ Loup-Garou
![]() |
Imagem de Pinterest |
O Loup-Garou, ou Lobisomem, é um ser lendário da mitologia grega. A lenda diz que nas noites de Lua Cheia, um homem se transforma em um enorme lobo, só voltando à sua forma humana ao amanhecer. Sua história é antiga e remontam à Grécia. Licaão é nome do antigo rei de Arcádia. Ele foi o responsável por servir a carne de um escravo a Zeus e este, como castigo, o transformou em lobo, daí vem o termo Licantropia, o ato de se transformar de homem em lobo. A crença popular diz que para matar um Lobisomem é preciso acertá-lo com uma estaca de prata. O termo utilizado para designar lobisomens do sexo feminino é Peeira.
Aqui no Brasil muito é falado sobre esse monstro. É dito que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo se tornará um lobisomem; outros dizem que se transformará o menino nascido numa sucessão de sete mulheres; outros dizem que o oitavo filho se tornará a fera; outros dizem que o lobisomem transforma-se à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada; outros dizem que o monstro tem preferência por bebês não batizados; em Rondônia é dito que o lobisomem tem que atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar à sua forma humana; outros dizem que aquele que foi mordido e não encontrar a cura até a 12º badalada do mesmo dia, será lobisomem por toda a eternidade.
Os seguintes nomes dados aos lobisomens são: Licantropo (Grego), Versipélio (Romano), Volkodlák (Eslavo), Werewolf/Dracopyre (Saxão), Werwolf (Alemão), Óboroten (Russo), Hamtammr (Nórdico), Loup-Garou (Francês), Arbac-Apuhc (Espanhol), Lobisomem (Brasileiro), entre outros.
➽ Homem-Sapo de Loveland
![]() |
Imagem de Creepy Cincinnati |
O Homem-Sapo Loveland ou Lagarto de Loveland é uma criatura lendária descrita como um sapo humanoide de 4 pés de altura. A criatura vive em Loveland, Ohio. Segundo a lenda, em 1955, um homem relatou ter visto três seres humanoides parecidos com sapos, com mãos e pés palmados. Em 1972, policiais de Loveland avistaram e mataram uma grande iguana que estava sem sua cauda. Os ciclos em que os relatos de avistamentos ocorrem especificamente no mês de maio. Existem três histórias falando sobre o Lagarto de Loveland. As três histórias começam com um negociante ou vendedor ambulante dirigindo em uma estrada sem nome tarde da noite. As histórias mudam de caminho neste ponto, pois em uma delas, o motorista estava saindo de Branch Hill quando viu três figuras humanoides de quase 2 metros de altura, com pele de couro e rãs; Nas outras versões, as criaturas foram vistas sob uma ponte mal iluminada. O vendedor observou as figuras conversarem entre si, até que uma delas segurou uma varinha sobre sua cabeça e disparou um jato de faíscas, assustando o vendedor que fugiu do lugar. Em 2016, emissoras de TV de Cincinnati relataram que "uma noite de diversão se transformou em uma história arrepiante de horror", quando dois adolescentes que estavam jogando Pokémon Go nas redondezas de Loveland afirmaram ter visto um sapo gigante perto do lago. A criatura levantou-se e andou sobre duas patas.
➽ Monstro de Flatwoods
![]() |
Imagem de Terra Obscura |
O Monstro de Flatwoods é um possível extraterrestre visto em Flatwoods, no condado de Braxton, EUA. Os relatos dessa criatura são claros exemplos de contatos imediatos de terceiro grau. Alguns relatos dizem que a criatura tem 2,1 m de altura, corpo preto e um rosto que brilhava por dentro. Foi descrita com olhos não-humanos, tinha a cabeça alongada e com formato parecido com um diamante. O corpo possui formato não-humano e é revestido com um exoesqueleto escuro com pregas, mas tarde descrito como uma sombra. A criatura tinha braços alongados e pegajosos projetados para frente do corpo, terminando em longos dedos em formatos de garras. Já foi citado em programas como sendo um alienígena da raça reptiliana. Uma bola de luz grande e vermelha foi associada ao ser pairando acima ou pousada no chão. Estudiosos dizem que essa seria uma espécie de transporte da criatura. O relato mais famoso data de 1952, que diz que dois irmãos, Edward e Fred May, e seu amigo Tommy Hyer, viram um objeto brilhante cruzar o céu. Os garotos foram até a casa da mãe dos irmãos May, Kathleen May, e disseram ter visto um OVNI caindo nas colinas. A senhora acompanhou os três garotos, mais um outro, Neil Nunley, e um guarda nacional até a fazenda de G. Bailey num esforço para encontrarem algo. O guarda estava na companhia de seu cachorro, que correu além do campo de visão do grupo. O cão começou a latir momentos depois e volotu com o rabo entre as pernas. O grupo percorreu cerca de 400 metros até chegarem no topo da colina onde os jovens reportaram terem visto o OVNI. Todos puderam ver uma grande bola de fogo pulsando a cerca de 15 metros à direita deles. Observaram também uma névoa que fez seus olhos e narizes queimarem. O guarda relatou ter visto duas luzes pequenas à esquerda do objeto. Ao pegar sua lanterna, todos ficaram surpresos ao verem uma criatura a qual ele relatou emitir um assobio estridente com o nariz antes de se mover na direção deles, porém, mudou sua direção indo de encontro com a luz vermelha. Foi nesse momento que o grupo inteiro fugiu em pânico floresta adentro. Relataram tudo ao xerife que, após muitas investigações e perícias no local, encontrou duas faixas longas de lama e um vestígio de um líquido preto grosso. O Xerife constatou ser a prova de um objeto voador, visto que aquele lugar não fora submetido a nenhum tráfego de veículos por menos de um ano. Investigadores rondaram a região coletando testemunhos. Um dos relatos incluem a história de uma mãe e sua filha que afirmaram terem encontrado a mesma criatura da colina que possuía o mesmo odor repugnante. Esse encontro afetou a filha de maneira tão intensa a ponto da mesma ter sido confinada em um hospital por quase um mês.
➽ Dover Demon
![]() |
Imagem de Wiki Cryptid |
O Demônio de Dover é uma criatura avistada na cidade de Dover, Massachussetts, em 1977. O relato mais conhecido sobre a criatura é contada por William Barlett, um jovem de 17 anos que afirmou ter avistado a criatura em cima de uma parede de pedra quebrada na Farm Street enquanto dirigia. Ele disse que a criatura tinha olhos grandes e brilhantes com dedos semelhantes a tendões. Outro relato, de John Baxter de 15 anos, conta que o jovem havia visto a criatura na noite seguinte na Springdale Avenue. Os adolescentes que deram seus relatos desenharam esboços da suposta criatura. O Demônio de Dover passou a ser comparado com os monstros Pé-Grande e Nessie.
Fiquem de olho na parte 3! ❤❤❤
14 Comentários
Olá Gouvêa!
ResponderExcluirTemos material para muitos filmes de terror aqui 👻 ! Estamos mais acostumados com a mitologia Grega e Nórdica, mas você me mostrou muita coisa que eu nem fazia ideia que existisse.
A mitologia ou o estudo dos mitos, não julga a veracidade, mas busca entender o mito e explicaçar o mundo, os fenômenos da natureza e a humanidade, baseado na tradição e em lendas.
Parabéns pelo post e pelo blog! Um abraço!
Valeu André! ❤ Fico muito feliz em ver o quanto o nosso planeta tem história para contar, e bota história nisso! ❤❤❤❤❤
ExcluirNão entendo muito sobre essas criaturas sobrenaturais, mas que post completo o seu! Com todas as definições, fotos! Achei incrível sua habilidade em falar sobre!!
ResponderExcluirQue bom que gostou! ❤ Amo mitologia e criptozoologia! Por isso eu falo muito sobre mitos e lendas por aqui ❤ Tem muito mais a ser descoberto nesse mundo tão vasto ❤❤❤
ExcluirMuitas delas eu não conhecia, foi legal saber. Ainda bem que essas lendas são bem antigas, se fosse de hoje em dia, estaria apavorada kkk mas é interessante, os detalhes e as histórias contadas. Parabéns belo post!
ResponderExcluirObrigade ❤ Mas não se esqueça: Por mais antigas que são essas histórias, nada prova que estes seres não existam ❤ Fique de olho, nunca se sabe ❤❤❤❤❤
ExcluirEu gosto demais de textos sobre mitologia ou histórias sobrenaturais. Vi o wendigo e me vem na hora a série Supernatural, que por sinal, sou fã de carteirinha. Top demais seu post!!
ResponderExcluirSupernatural fez parte da minha infância e adolescência, não tem como deixar de lado o quão necessária foi a série na minha vida ❤ Espero muito que tenha gostado do post ❤❤❤❤❤
ExcluirAmedrontador!
ResponderExcluirSim! Por isso que as histórias e mitologias são tão impressionantes, nos faz duvidar do que é real e o que não é ❤
ExcluirOie!
ResponderExcluirNossa, adorei as referências aqui do post! Adoro ler coisas do gênero!
Um que me ficou na cabeça foi o Wendigo, por causa do seriado Hannibal, em que a criatura aparece com frequência exatamente em menção ao Hannibal. Uma bela de uma referência à cultura indígena e que casou brilhantemente com o enredo da série e até com o que sabemos do próprio personagem!
xoxo
Rê
Bom lembrete Rê ❤ Incrível você ter percebido as semelhanças, isso sim é uma pessoa cinéfila e viciada em série! AMOOOOOOOOOOOOOO ❤❤❤❤❤
ExcluirOMG não foi uma boa ideia ler esse POST a noite kkkkk só eu que fiquei com medo gente??? Não conhecia essas criaturas. Fiquei mais surpresa pela chorona, acho que senti tristeza e empatia pela história dela. Coitada! Mas parabéns pelo conteúdo! É notável seu gosto por essas histórias e como traz informações claras sobre cada uma delas!
ResponderExcluirtamaravilhosamente.com
Quando se trata da série Arquivo Mitologia, nem sempre é bom assistir à noite kkkkkkkkkkkkk ❤❤❤❤❤
ExcluirComente aqui!