
Oi amigues!
Sabemos que a comunidade LGBTQIA+ conseguiu finalmente conquistar seu lugar no mundo todo. Muita coisa mudou e ainda está mudando. Agora nós estamos muito mais fortes e não abaixamos a cabeça pro preconceito. Mas, junto com essa emancipação, vieram algumas coisas "desconfortavelmente boas".
![]() |
Marcas que apoiam a comunidade LGBTQIA+ |
O Pink Money é conhecido como uma das melhores formas de se ganhar dinheiro. Esse é o nome dado ao dinheiro investido em assuntos LGBTQIA+ e se tornou um termo muito famoso entre a comunidade. Muitas organizações, artistas e produtos acabam focando em produzir coisas voltadas à comunidade, atraindo milhões de pessoas que nem pensam duas vezes em gastar seu dinheiro nesses produtos que as representam e representam também sua luta.
Muitas pessoas fazem isso para mostrar seu apoio à comunidade, além de estar juntas na causa. Porém, nem todas as pessoas querem ajudar.
![]() |
Alguns feitos de marcas pró-LGBTQIA+ |
Muitas marcas evitam mostrar apoio à comunidade por causa dos consumidores que, muitas vezes, são conservadores e odeiam qualquer coisa associada à diversidade e ainda se juntam para boicotar tais marcas.
Algumas marcas que já se posicionaram contra a comunidade LGBTQIA+ são: Riachuelo, Barilla, Centauro, Supermercado Hirota, Sapatos Victor Vicenzza, Sergio K, Dulce Gabbana, Purina, Cinemark e qualquer produto russo.
![]() |
Imagem de Pausa Dramática |
Algumas marcas que já se posicionaram à favor da comunidade LGBTQIA+ são: Doritos, Skol, Coca-Cola, Avon, Nike, Ben and Jerry's, Tiffany e Co, Absolut, Mac, Adidas, Google, Starbucks, L'Óreal Paris, Apple, Natura, O Boticário, Lola Cosmetics, Netflix e McDonald's.
É muito bom ver que há mais marcas à favor da comunidade do que contra. Felizmente, são pessoas que se desvencilharam do passado de morte e preconceito e abraçaram o presente, onde o respeito é a arma principal.
É claro que não são só as marcas que acabam viralizando nas redes sociais por causa de seu posicionamento. Muitos artistas deram o que falar com algumas situações digna de capa de revista. O triste é ver que tais posicionamentos não são com o objetivo de apoiar a comunidade, mas sim para alavancar suas carreiras no mundo da música e da televisão.
![]() |
Imagem de Twitter |
Um dos artistas que mais deu o que falar foi o cantor Nego do Borel, que com seu clipe "Me Solta", mostrou o quão decadente são esses artistas desesperados por fama e dinheiro. No clipe, o cantor incorpora um personagem semelhante a uma travesti. No decorrer do clipe, ele dança e canta fazendo gestos estereotipadamente afeminados. No final, o cantor beija um homem.
"Começando que o Nego do Borel é um cara hetero, se fantasiar de bicha já é desrespeitoso. Pensa em um branco pintando a cara de preto para imitar uma pessoa negra. Não é nada certo. É blackface." - Disse Gabriel Parise¹
![]() |
Montagem que viralizou na internet, mostrando famoses que acabaram errando na hora de representar a comunidade LGBTQIA+ |
É obviamente perceptível a xucrice do cantor. Se ele queria uma travesti ou uma bicha no clipe, poderia ter contratado uma. Isso ocorre em muitos trabalhos musicais e televisivos. O fato é que, um cantor hétero achar que se vestindo com roupas ditas "femininas" iria atrair mais pessoas LGBTQIA+ para assistirem e gostarem do clipe e da música é completamente ridículo. Se não é um clipe que mostra as dificuldades de ser uma travesti preta e que mora em uma favela, tendo que lutar todos os dias contra a transfobia em uma sociedade que a empurra cada vez mais para o caminho da prostituição, então o que um clipe completamente idiota e preconceituoso como esse poderia adicionar na vida de uma pessoa LGBTQIA+? Vale lembrar também, que Nego do Borel já afirmou estar ao lado do presidente da república e autodeclarado homofóbico Jair Bolsonaro.
"O que é certo afirmar, é que depois do furacão Pabllo Vittar, artistas e gravadores abriram os olhos para um público muito pouco explorado que tem um potencial de consumo enorme." - Disse Emílio Faustino¹
Imagem de Stereo Pop |
Utilizei como exemplo Nego do Borel, pois foi um nome que realmente fez um barulho e atraiu muitas visualizações em seu clipe, porém, da forma errada. Hoje em dia, os artistas estão tão desesperados para não acabarem falindo ou caindo no flop que acabam aderindo a novas estratégias para venderem seu peixe.
A comunidade LGBTQIA+ vale muito, isso pode ser provado voltando novamente à questão das marcas que apoiam a comunidade. Muitas marcas podem acabar se pondo à favor da comunidade, mas dando pra trás depois de alguns dias. É preciso tomar cuidado com qual marca consumir e qual artista enaltecer.
Se fere nossa existência, seremos resistência!
10 Comentários
ai, eu nem consigo conversar sobre esse assunto q eu já fico nervosa de raiva, sabia?!?!? É um assunto bem delicado e importante ao mesmo tempo.
ResponderExcluirPs.: Pra mim a Fátima B. tbm tinha q estar com um não bem grande escrito na cara dela, aquela lá só que biscoito.
Né! Já não basta ter tirado a TV Globinho, ainda quer dar close errado!
ExcluirOlá! Penso que as pessoas deveriam ter pelo menos um pouco mais de respeito. Usar de um assunto popular pra tentar alavancar carreira não está com nada, fica feio e acaba banalizando muitas vezes algo que poderia ser saudável.
ResponderExcluirExatamente! Muitas pessoas acham que sendo carregadas pela comunidade LGBTQIAPD+ elas vão conseguir muitas coisas, mas aí a gente percebe e já cancela!
ExcluirPolêmico!!! Rs... Bom, só posso dizer que super apoio seu texto... E apesar de não ser muito enganjada ne noticias, mundo, e celebridades... ( vivo no meu mundinho dentro de um laboratório) , já havia notado algumas coisas que vc citou. E vamos combinar (posso estar enganada, como disse só entendo do meu lab), o publico
ResponderExcluirLGBTQIA+ , são ótimos consumidores. Então, é natural e apareçam os Urubus... mas tbm as Gaivotas, não é mesmo?! Por isso seu texto é sensacional... muito mesmo!!! Nele consigo visualizar quem é Urubu e quem é Gaivota!...
É muito importante para as pessoas saberem que, como você disse, a comunidade LGBTQIAPD+ é um público que consome muito, mas ninguém é doido de deixar qualquer famosinhe subir nas nossas costas pra tentar ganhar 2 minutinhos de fama!
ExcluirAdoreeeei! 👏👏👏👏
ResponderExcluirJá passou da hora das marcas entenderem a importância de abraçar a causa LGBTQIA+, assim como os artistas influentes. Acho corretíssima a atitude de cancelar as marcas e artistas que só querem o Pink Money, mas não colaboram em nada pela causa, fechando os olhos para a lgbtfobia.
Fada sensata ❤❤❤❤❤ É importantíssimo esse tipo de posicionamento e é muito bom ver pessoas que compartilham da mesma ideia comigo ❤
ExcluirTemos que ter orgulho de quem somos, principalmente quando isso se refere a enfrentar preconceitos diariamente, machismo, violência e outras coisas horríveis, apenas por sermos quem somos. As pessoas LGBTQIA+ devem se sentir orgulhosas por enfrentarem o que enfrentam todos os dias e ainda se manterem de pé e de cabeça erguida.
ResponderExcluirBeijos.
A nossa força vem daqueles que vieram antes de nós e deixaram sua marca em nossos corações. Sempre lutaremos por um mundo melhor para todos os tipos de pessoas ❤❤❤❤❤
ExcluirComente aqui!