5 Mulheres Místicas



 Oi amigues!
 No TWP de hoje nós iremos falar sobre bruxas famosas ao redor do mundo. Mulheres que só por existirem já mudaram completamente a história de suas sucessoras e hoje são consideradas os maiores símbolos do feminismo e da bruxaria ❤



Maria da Conceição



 Maria da Conceição viveu na cidade de São Paulo em meados de 1798. Ela era uma brasileira muito ativa no meio religioso, sempre indo à igreja, fazendo suas preces e conversando com Elohim. Fora do meio social, em sua casa, Maria fazia medicamentos e chás com ervas para seus vizinhos, com o intuito de ajudá-los.
 Porém, um dia, um padre chamado Luís sobre esses tais medicamentos que ela fazia e concluiu que ela era uma bruxa. Sendo assim, o homem a denunciou para Portugal e, posteriormente, foi acusada e queimada em praça pública sem direito a defesa.



Marie Laveau




 Marie Laveau, ou Rainha dos Vodus, foi uma conhecidíssima praticante de vodu. Ela era filha ilegítima de um agricultor branco (Charles Laveau Trudeau) e uma mulher negra (Margueritte Henry D'Arsentel). Em 4 de agosto de 1819, Marie se casou com um homem negro chamado Jacques Paris, que morreu em 1820 de forma inexplicada. Após o acontecido, Marie tornou-se cabeleireira e arranjou um amante (Luis Christopher Duminy de Glapion), com quem viveu até a morte dele.

 É dito que Marie Laveau tinha uma serpente chamada Zumbi. Dizem também que seus conhecimentos mágicos eram uma mistura de crenças católicas com espíritos de cultos africanos. Mesmo após a morte de Marie Laveau, em 1881, ela ainda era vista na cidade. Uma de suas filhas com Glapion assumiu seu nome e prosseguiu com suas práticas mágicas.
 Marie Laveau foi sepultada no Cemitério de São Luís (Nova Orleans), na cripta da família Glapion. Sua tumba ainda atrai visitantes que desenham três cruzes em na lateral (ou seja, um X), esperando que o espírito da Rainha do Vodu lhes conceda a realização de um desejo.


Eddie Van Feu



 Eddie Van Feu é uma escritora, artista, roteirista e bruxa. Ficou famosa no Brasil inteiro por seus artigos místicos, obras esotéricas e livros de ficção. Entre suas obras, destacam-se: Lua das Fadas, Uma Guerra de Luz e Sombras, Crônicas de Leemyar e Alcatéia. Além destas, Eddie também possui em sua bagagem como escritora toda uma coleção de livros escritos, a famosíssima série Wicca (a qual eu amo e leio desde criancinha).
 Hoje, Eddie vive com seu companheiro Renato e seu pequeno filho Douglas no Rio de Janeiro.


Morgana Le Fay



 Morgana Le Fay era uma feiticeira que queria usurpar o trono de Arthur e se tornar a nova rainha de Camelot. Ela foi treinada na magia por sua tia Viviane na Ilha de Avalon para se tornar a Dama do Lago. Morgana teve um filho com Arthur depois do ritual de Beltane, e a criança foi nomeada Gwydion. Após ir para a corte de Arthur, ele toma o nome de Mordred para si. Em um duelo pelo direito de ser o Grande Rei, Arthur e Mordred lutam até a morte.
 Morgana leva Arthur até Avalon, mas este morre antes de chegar às praias da ilha sagrada. A lendária espada Excalibur é jogada no lago e a Ilha de Avalon se desliga quase por completo do mundo. Assim, a Grã-Bretanha caiu em uma era sombria.


Joana D'Arc



 Joana D'Arc foi uma jovem francesa que foi queimada em praça pública ao ser acusada de heresia e feitiçaria. Em vida, aos 13 anos de idade, Joana revelou que ouvia vozes e tinha visões. Em seu jardim, a jovem recebera a visita do arcanjo São Miguel, a Santa Catarina de Alexandria e a Santa Margarida de Antioquia, figuras santas que lhe disseram que ela deveria integrar o exército francês e ajudar o rei Carlos VII na luta contra a Inglaterra. Assim, aos 17 anos, a jovem conseguiu autorização real para integrar o exército.

 Anos se passaram, e Joana D'Arc, a mulher que garantiu grandes vitórias ao exército francês durante a Guerra dos Cem Anos, se tornou a Santa Padroeira da França.



Fonte:
 ⤷ We Mystic
 Wikipédia (Marie Laveau)
 Wikipédia (Eddie Van Feu)
 Wikipédia (Fada Morgana)
 Revista Galileu

Postar um comentário

14 Comentários

  1. Que post lindo! Sempre bom conhecer mulheres que contribuíram e que representam a bruxaria e o feminismo. Fiquei surpresa de não conhecer as duas brasileiras citadas no post. Maria da Conceição tem a história típica da bruxa da idade média, acusada e condenada por aqueles que temiam o poder feminino ou que não entendiam. Já vou pesquisar mais sobre ela. E quanto a Eddie Van Feu, indo agora pesquisar os livros que ela escreveu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria da Conceição foi muito injustiçada, como todas as outras bruxas. Quanto à Eddie Van feu, aproveite demais os livros dela, pois ela tem muitas obras maravilhosas ❤❤❤❤❤

      Excluir
  2. Eu amei essa postagem, viu?
    Eu gosto muito da ideia da Joana D'arc, na ficção, quando a trazem. O interessante é que, pra religião espírita, ela foi uma grande medium. Eu também amo a Morgana, muito embora algumas vertentes não façam jus realmente a sua capacidade, também por conta do machismo. Enfim, sua postagem é muito rica e eu amei conhecer a Marie Laveau! Não sabia dela e vou pesquisar mais. ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda tem muito mais mulheres incríveis para trazer pro blog ❤ obrigado por todo o carinho ❤❤❤❤

      Excluir
  3. Que post incrível! Li muitas revistas da série Wicca e fui praticante por um longo período, inclusive, preciso retornar a essas origens! Sobre a Morgana, não sei se já leu os livros "As brumas de Avalon", se não leu, vale a pena ler! Maravilhoso! Outro ponto que sempre me choca: Aqui no Brasil já houve fogueiras em praças públicas! Como pode né? Muito pouco da nossa literatura trata disso.
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As Brumas de Avalon estão na minha TBR kkkkk eu TENHO que ler o mais rápido possível ❤❤❤❤

      Excluir
  4. Várias dessas mulheres eu não conhecia. Eu gosto muito dos ideia de Joana D’Ark. muito legal esse post, eu amei demais aaaaa❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadooo ❤ Joana D'Arc foi uma mulher maravilhosa demais ❤❤❤❤

      Excluir
  5. Que post maravilhoso. É tão legal ver bruxas e a bruxaria ganhando espaço cada vez mais hoje em dia da forma como realmente é: incrível!
    Ler a mini biografia dessas mulheres me deixou curiosa para pesquisar mais sobre eles. Preciso ler logo As Brumas de Avalon. Ah, e a Marie Laveau eu só tinha ouvido falar por causa da série American Horror Story hihi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também ouvi sobre a Marie Laveau por causa de AHS e amei conhecer sua história real kkkk ❤❤❤❤❤

      Excluir
  6. Que post incrível, adoro assuntos místicos e fico interessada em sempre saber um pouco mais sobre o assunto. Fiquei comovida com a história de Maria da Conceição, uma boa pessoa que sofreu tanto apenas por querer ajudar o próximo, que triste.

    ResponderExcluir
  7. Gosto dessas figuras femininas fortes e valentes que desafiam o lugar, as pessoas e as regras estabelecidas por homens. Mas acho interessante o rótulo de bruxa. Joana D´Arc não se encaixa no rótulo de Bruxa. Aliás, foi atribuído a ela para justificar o que fizeram com ela. Para a Igreja, tudo que fugisse as suas ideias era bruxaria. Imagina o trabalho que deveriam ter para mudar o comportamento de uma galera acostumada as noites de Baco. rs

    bacio

    ResponderExcluir
  8. Que coisa mais linda esse post!
    Devemos sempre relembrar o quanto algumas delas sofreram para o tanto que conquistamos hoje em dia. E claro, celebrar essas mulheres. Algumas acabei conhecendo aqui nesse post.
    Eu possivelmente seria considerada uma bruxa, por ser farmacêutica e ainda por cima com habilitação em Homeopatia.

    ResponderExcluir
  9. Gostei demais de conhecê-las, curto esses assuntos místicos e esse post me deixou um pouco mais informado sobre esses seres que são fantásticas!!!

    ResponderExcluir

Comente aqui!