Mais 10 Coincidências entre Ícones da Cultura Geek


 Oi.
 Aqui inicio uma nova série (porque eu adoro criar séries novas) chamada "Clichês da Cultura Geek". Em 6 de setembro de 2020, lancei a série "Coincidências Aleatórias na Cultura Geek". Por mais que tenha alcançado um bom número de pessoas, eu sempre senti que esse nome era "desarmônico demais". Após meses de deliberação, finalmente cheguei ao título apresentado no começo deste parágrafo.
 Aliás, você sabe o que é um clichê?


 Agora que eu expliquei o que é clichê, nada mais justo do que explicar o que é a cultura geek.


 E como um bônus, uma breve explicação sobre o que é a cultura nerd!


 Aprendemos então, que a cultura nerd e geek se assemelham entre si por serem subculturas relacionadas à paixão por interesses específicos, majoritariamente associados à ficção científica, fantasia, tecnologia, jogos, quadrinhos e outros tipos de entretenimento e conhecimento.
 A cultura geek é conhecida por ser uma extensão da cultura nerd, só que mais inclusiva e aberta a uma variedade mais ampla de interesses. Alguns membros da cultura geek incorporaram seus interesses à moda e estilo de vida, criando o 'geek chic', um estilo de moda mais "nerdificado".
 Agora que vocês já sabem o que é um clichê e o que é a cultura geek, sem mais delongas, apresento a vocês os clichês da cultura geek!

Mestres Iguais para Pupilos Iguais
 Você consegue perceber os clichês (ou coincidências) entre os personagens acima? (sabendo o contexto narrativo de cada um, é claro). Não? Bom, deixe-me explicar.

 • A primeira coincidência está no fato de Ororo e Orochimaru serem nomes que se iniciam com '-oro'.
  ⤷ Ororo é um nome feminino de origem queniana que significa "suave" ou "sensível".
  ⤷ Orochimaru é um nome composto de origem japonesa que significa "serpente".

 • A segunda coincidência está nestes dois personagens serem mestres de personagens que têm o mesmo poder.
  ⤷ Orochimaru é um mestre das artes ninjas. Dentre seus poderes e habilidades, Orochimaru destaca-se por seus jutsus que o permitem:
      → Trocar seu corpo por outro, prolongando sua vida;
      → Reviver os mortos e controlá-los como marionetes e servos;
      → Controlar serpentes como extensões de seu próprio corpo;
      → Regenerar membros perdidos ou ferimentos graves, tornando-se quase imortal;
      → Selar inimigos no intuito de controlar seu poderes ou restringir seus movimentos;
      → Transformar seu corpo em objetos ou outras pessoas;
      → Manipular venenos que ele mesmo produz, sendo imune a todas as toxinas;
      → Realizar experiências em seu próprio corpo e em outras pessoas, sendo um habilidoso médico-          ninja e cirurgião;
      → E, além disso tudo, Orochimaru é conhecido por ser um exímio mestre em artes marciais e                    combate corpo a corpo.
  ⤷ Ororo é uma mutante de nível ômega conhecida também como "bruxa do tempo". Dentre seus poderes e habilidades, Ororo destaca-se por seus poderes climáticos que a permitem:
      → Controlar e manipular o clima e os fenômenos meteorológicos;
      → Voar manipulando o vento e os padrões climáticos;
      → Sentir mudanças nas condições climáticas numa escala global, através de sua conexão sensorial          com os padrões climáticos;
      → Absorver e armazenar energia elétrica, especialmente durante tempestades e raios;
      → Resistir a temperaturas extremas, tanto frio quanto calor;
      → Criar densas neblinas que obscurecem a visão dos inimigos;
      → Controlar elementos naturais, como plantas e animais;
      → Resistir a ataques telepáticos, devido à sua força de vontade e treinamento mental;
   → E, além disso tudo, Ororo também é conhecida como uma combatente habilidosa em artes marciais, por possuir treinamento em combate corpo a corpo.

 • A terceira coincidência está nas habilidades de Spike e Kimimaro, que possuem o poder da osteocinese.
  ⤷ A osteocinese é a capacidade de manipular ossos, sejam eles do seu próprio corpo ou de outros seres. Esse poder pode ser desenvolvido por biocinéticos, sendo um sub-poder variante da manipulação corporal.

Leque, o Instrumento dos Manipuladores de Vento


 Essa está mais fácil de decifrar! O clichê dos leques como instrumentos de manipulação de vento não é apenas clichê como é também o esperado, já que o leque é conhecido por ser um instrumento mágico utilizado por sacerdotes no intuito de lançar feitiços (semelhante a Kyoshi, com suas rajadas de vento) e convocar espíritos (semelhante a Temari, com seu animal de invocação), sendo um instrumento muito associado ao elemento ar.

 • O leque da Temari, chamado Kyodai Sensu ("Leque Dobrável Gigante"), é um leque gigante de guerra japonês com três círculos roxos ao longo de seu corpo de metal. Tais círculos são chamados por Temari de "estrelas". A força das rajadas de vento que ela cria é indicada por quantas estrelas são mostradas, sendo a terceira estrela a mais forte. O kyodai sensu ainda pode ser usado para bloquear ataques, desviar kunais e shurikens e para voar ao ser aberto e posto sob os pés.

 • O leque de Kyoshi, chamado Leque de Guerreiro de Kyoshi, é um leque feito de metal pintado com as cores e o símbolo da Ilha de Kyoshi. Essa é uma arma eficaz de manipulação de vento, além de ser uma ótima ferramenta de defesa pessoal e ataque. As aberturas e fechamentos do leque são usados em movimentos de luta e podem desarmar ou incapacitar inimigos. A Avatar Kyoshi foi responsável por desenvolver um estilo de combate próprio utilizando o Leque de Guerreiro de Kyoshi. Por mais que o leque seja um instrumento associado ao ar, as guerreiras da Ilha de Kyoshi são treinadas no uso do leque em uma combinação com o uso da terra como elemento.

Frases de Efeito em Combates
 Não tem nada mais clichê do que um personagem usar uma frase de efeito antes de acertar seu oponente. 

 • 'Smash' é uma das palavras de impacto usadas pelo personagem Izuku Midoriya, sendo como uma espécie de grito de guerra ou mantra dito quando ele ativa seu poder especial chamado "One For All", que concede uma força imensa. O uso da palavra 'Smash' é uma homenagem e referência ao estilo de luta do mentor de Midoriya, o All Might, que também usava essa palavra em seus ataques.

 • 'Lock On' é uma expressão usada pela personagem Himawari Uzumaki. O 'lock on' é dito todas vez em que Himawari concentra e direciona seu chakra, focalizando sua visão em um alvo específico para direcionar suas técnicas de ataque de forma precisa.

 • 'Shannaro' é uma expressão usada pela personagem Sakura Uchiha, sendo uma forma modificada de uma palavra em japonês considerada vulgar e ofensiva. A expressão original é 'Chikusho', uma palavra usada para expressar frustração, raiva ou desgosto, sendo uma espécie de palavrão. Sakura utiliza o 'Shannaro' como uma forma de canalizar sua determinação e força interior.


Animais Tocadores de Violão


 O clichê de utilizar personagens antropomórficos como alívio cômico não é algo que incomoda, pelo contrário, é sempre um deleite encontrar esses personagens tocadores de violão no meio do caos do enredo.

 • O personagem coelho de óculos que toca violão no filme Kung Fu Panda não possui um nome, trata-se de um personagem de apoio que exerce o ofício de bardo em uma pequena aldeia chinesa próxima ao Castelo dos Cinco Furiosos.

 • O personagem bode de óculos que toca violão no filme Deu a Louca na Chapeuzinho Vermelho se chama Bode Japeth. Ele é um bode montanhês que serve como guarda florestal em torno da casa da Vovó no filme. Ele é um personagem excêntrico de jeito peculiar, e seu humor muitas vezes gira em torno dele tocando um violão.

Os Espíritos Animais


 É comum encontrarmos obras de fantasia que exploram o poder protetor dos espíritos animais, guardiões da natureza e do homem. Geralmente personagens com esse poder são humanos capazes de se transformar em animais.

 • Os animagos do universo mágico de Harry Potter são bruxos capazes de se transformar em animais selvagens. Geralmente, o animal em que o animago se transforma é o mesmo que se apresenta como seu patrono corpóreo. Quando transformado, o animago mantém a consciência humana.

 • Os druidas do universo de Dungeons & Dragons são líderes religiosos que possuem uma profunda conexão com a natureza e, principalmente, os animais. Druidas são capazes de se transformar em diferentes animais, de lobos a ursos, e ainda podem utilizar seus poderes de transformação para diferentes feitos, como sentidos aguçados, super força, super velocidade e até transformar partes de seu corpo em membros com fisionomia animalesca. Em sua forma animal, o druida - assim como o animago - é capaz de manter sua consciência humana.

Homens Caçadores de Monstros


 Não é de hoje que encontramos filmes que mostram o mundo dos humanos como sendo habitado por monstros que coexistem com os humanos disfarçadamente. Mas uma hora, o mundo invisível sempre acaba se revelando, e o caos começa a reinar.

 • Solomon Kane é um aventureiro do século 16, cujas histórias geralmente se passam na Europa e na África, e são marcadas por um tom sombrio e moralista. Solomon é motivado por uma busca implacável pela justiça, vagando pelo mundo, caçando vilões, punindo o mal e protegendo os inocentes. Ele é retratado como um puritano extremamente religioso, com uma forte crença em Deus e uma convicção plena de que está agindo em nome de Deus para combater o mal.
 Solomon é também caracterizado por sua determinação inabalável e pela falta de medo diante do perigo, enfrentando qualquer ameaça para cumprir sua missão. Sua habilidade principal é sua maestria em combate com espada e outras armas brancas, sendo conhecido por ser um espadachim altamente habilidoso.

 • Abraham Van Helsing é um renomado caçador de vampiros, um especialista em doenças raras, medicina forense e ocultismo. Van Helsing é conhecido por ser o maior adversário de criaturas das trevas, como o próprio Drácula.
 Van Helsing possui um profundo conhecimento sobre a mitologia e as fraquezas dos vampiros, assim como ocultismo e práticas sobrenaturais. Ele também é um médico e cientista habilidoso, utilizando seus conhecimentos medicinais no tratamento de vítimas de vampirismo e na investigação dos efeitos das mordidas de vampiros. Van Helsing é um homem corajoso e extremamente habilidoso em combate usando armas convencionais, como estacas de madeira, crucifixos e armas de fogo. 

Os Humanoides Avinos


 Em absolutamente todos os paracosmos fictícios há raças apresentadas como humanoides avinos. Isso nos remete facilmente à ideia de inspiração por divindades que assemelham com esses seres avinos, como o Hórus da mitologia egípcia.

 • Os Avinos são uma raça extraterreste cultuada por membros da instituição religiosa da Nova Era. Os Avinos são um dos seres celestiais mais antigos em todo o multiverso, sendo criadores divinos e benevolentes. Estes seres habitam dimensões superiores, normalmente da sexta à décima segunda dimensão, tendo sua própria hierarquia. Os Avinos originaram-se de outro universo, adentrando o nosso há muitos bilhões de anos no intuito de criar espécies diferentes em todo o multiverso. Eles evoluíram a partir de pequenos pássaros, e possuem tecnologia muito mais sofisticada que a dos homens. Suas naves são descritas como grandes esferas luminosas, algumas das quais são do tamanho de planetas que orbitam em nosso sistema solar, em dimensões superiores da realidade. Alguns dos avinos mais conhecidos são Rá, Hórus, Thoth e Abgal. dentre suas habilidades estão:
   → Consciência vastamente expandida, sendo capazes de ver as imagens mais abstratas e maiores do multiverso.
   → Consciência através do pensamento, sendo capazes de se comunicar telepaticamente, desenvolvendo assim seu próprio tipo de linguagem de sinais.
   → Viajar e se teletransportar através dos processos de suas mentes.
   → Elevar a consciência a níveis superiores do pensamento, podendo elevar as frequências em todos os níveis do ser, desde o nível individual até o cósmico.
   → Inteligência extremamente alta;
   → Memória extremamente alta;
   → Conexão com os pássaros.

 • Os Aarakocra são uma raça proveniente do universo de Dungeons & Dragons. Eles são descritos como sendo humanoides de aparência semelhante a de aves, tendo asas e penas coloridas que cobrem seus corpos em padrões que variam de acordo com sua subespécie. Esta espécie é nômade por natureza, vivendo em pequenas comunidades que ocupam locais elevados, como montanhas ou penhascos. Aarakocras são espiritualistas ligados ao céu, sendo associados a cultos de deidades aéreas. São geralmente pacíficos, mas ainda podem defender sua terra e seu estilo de vida de forma fervorosa. A sociedade Aaracokra é retratada como coletivista, dando ênfase à cooperação e bem-estar da comunidade. Dentre suas habilidades, estão:
   → Planar ou voar rapidamente;
   → Combate utilizando seus bicos afiados e garras;
   → Manipulação do ar.

Conheça sobre a raça intergaláctica avina no artigo Guia Místico (e quase completo) Sobre os Gatos.

Personagens com Poderes Xamânicos


 Não são muitos os personagens que compartilham o poder de utilizar atributos animalescos e habilidades provindas de animais. Contudo, sempre que esses personagens surgem em alguma mídia, roubam a cena por seus poderes tão únicos.

 • Pocahontas (1996) é um jogo para Mega Drive que conta a história de Pocahontas, uma indígena que vê seu destino sendo imposto por seu pai, Powhatan, após o mesmo determinar que a mulher se casaria com o maior e mais forte guerreiro da tribo, Kocoum.
 No jogo de 1996, nós acompanhamos a trilha de Pocahontas em busca de seu verdadeiro eu, enquanto explora profundamente a conexão que há entre ela e os animais. Ao ajudar os animais da floresta, Pocahontas recebe como agradecimento os atributos físicos dos animais ajudados através de seus espíritos que auxiliam a personagem a ultrapassar obstáculos.
 Pocahontas pode correr rápido como um cervo, planar como um pássaro, respirar debaixo d'água como um peixe, escalar árvores como um esquilo e entre muitas outras coisas.

 • Vixen é uma personagem da DC Comics. Ela apareceu pela primeira vez em Action Comics #521 (1981). Seus poderes vêm de um totem chamado Tantu, que lhe permite utilizar o axé (espírito) de qualquer animal, seja do passado ou do presente, e assimilar seus atributos e habilidades. Ou seja, suas habilidades são quase as mesmas que a de Pocahontas no jogo, com a diferença de que Pocahontas não consegue acessar o campo morfológico onde se encontra os espíritos animais que Vixen acessa. Os espíritos animais que Pocahontas assimila vêm de animais que ela ajuda no decorrer do jogo e, como recompensa, tais animais lhe presenteiam com seus atributos para que a personagem consiga cumprir com sua missão. O leque de possibilidades que Vixen possui é muito mais extenso que a de Pocahontas, o que a torna superior em nível de poder.

Personagens com Poderes de Fadas da Morte
 Esse clichê já está batido a anos! Dificilmente me apego a personagens capazes de lançar gritos supersônicos porque eles são sempre os mesmos, só o que muda são suas histórias, não há muita inovação na forma como suas habilidades são manifestadas (tirando as cores das ondas sonoras, como podem ver nas imagens).

 • Sindel faz parte da franquia de jogos Mortal Kombat, tendo sua primeira aparição ocorrido na terceira edição do jogo. Ela é mãe de Kitana e esposa do Rei Jerrod, além de rainha de Edenia. Sindel possui um leque vasto de habilidades, como por exemplo:
      → Cuspir bolas de fogo roxo;
      → Lançar um grito super sônico capaz de atordoar inimigos, arremessá-los ou até explodir seus corpos;
      → Voar;
      → Prender inimigos com seu cabelo;
      → Concentrar ondas sonoras em suas mãos.

 • Banshee, codinome de Sean Cassidy, é um personagem importante da editora Marvel, sendo parte dos X-MEN. É óbvio que ele compartilha habilidades idênticas a de Sindel, com leves diferenças, como por exemplo:
      → Emitir um grito supersônico que pode causar náuseas, desorientação e inconsciência em seus inimigos;
      → Utilizar seus gritos como propulsores para voar;
      → Lançar rajadas concussivas;
      → Audição sobre-humana;
      → Vigor vocal sobre-humano.

 • Banshee Prateada é uma vilã do universo da DC Comics. Ela é de longe a mais poderosa dentre todos os personagens com habilidades de banshees apresentados acima. As habilidades que a Banshee Prateada possui são:
      → Super-força;
      → Super-agilidade;
      → Super-audição;
      → Reflexos sobre-humanos;
      → Resistência e durabilidade sobre-humanas;
      → Velocidade sobre-humana;
      → Teletransporte;
      → Criar barreiras de som;
      → Lançar gritos supersônicos capazes de atordoar e até matar um oponente, que tem seu corpo dissecado como efeito dessa habilidade chamada Uivo da Banshee;
      → Mimetizar a voz de qualquer indivíduo;
      → Aprender novos idiomas instantaneamente apenas ouvindo algumas palavras pronunciadas, sendo capaz de falar até mesmo com animais;
      → Utilizar magia negra;
      → Regenerar ferimentos instantaneamente;
      → Levitar a grandes alturas ao se concentrar totalmente.

Conheça mais sobre as banshees no artigo A Fada da Morte.

Manoplas Elementais


 Em vários mundos de fantasia, a presença de manoplas capazes de conceder a seus usuários controle de alguma força da natureza é até que comum. Isso pode ser visto em várias mídias do gênero RPG, como por exemplo: Fable III e Spellbreak.

 • As manoplas do jogo Fable III são capazes de canalizar magia, e se transformam e mudam dependendo da forma como essa magia é utilizada. O jogador pode ser capaz de utilizar até duas manoplas ao mesmo tempo, uma em cada braço, entrelaçando feitiços diferentes. Em Fable III, estão presentes 6 manoplas com magias diferentes, são elas:
      → Manopla de Bola de Fogo;
      → Manopla de Eletricidade;
      → Manopla de Tempestade de Gelo;
      → Manopla de Vortex;
      → Manopla de Força Repulsiva;
      → Manopla de Lâminas.

 • As manoplas do jogo Spellbreak também são capazes de conceder controle sobre magias de diferentes naturezas. Além disso, assim como as manoplas de Fable III, há somente seis tipos de manoplas diferentes contendo o poder mágico de seis elementos da natureza. Cada manopla possui seus pontos fortes e fracos, podendo mudar o decorrer do jogo. Seus estilos de ataque são únicos, mostrando feitiços especiais e até concedendo bônus de classe. As seis manoplas disponíveis são:
      → Manopla de Fogo;
      → Manopla de Gelo;
      → Manopla de Vento;
      → Manopla de Pedra
      → Manopla Tóxica;
      → Manopla Relâmpago;


 Chegamos ao fim de mais um artigo. Comente sobre quais coincidências e clichês vocês já encontraram em meio à cultura geek, vamos interagir! Compartilhe com quem gosta de jogos, animes e RPG.
 Gostaria que eu fizesse uma pesquisa aprofundada sobre um assunto específico? Mande sua sugestão para o e-mail delartiel@gmail.com!
 Os meus artigos buscam servir como uma introdução para um assunto específico, com termos explicados e detalhes aderidos. A forma como abordo um tema é criando questionamentos sobre ele, tratando de explorar seu aspecto teórico, metodológico e conceitual.
 Muito obrigado por terem aguentado todos os parágrafos, e até a próxima!

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