Conheça o Copywriting, a Escrita Persuasiva


 Hoje, vim abordar sobre Copywriting, a escrita persuasiva. Como costumo falar bastante sobre a escrita de forma pessoal, achei interessante explorar a escrita em sua forma profissional. Os limites da capacidade humana de vender com as palavras é extenso e nunca é tarde para encontrar um novo conhecimento num nicho em que você está inserido.

O que é Copywriting?

 Copywriting é um estilo de escrita voltado à criação de textos cujas palavras são estrategicamente escolhidas no intuito de passar uma mensagem persuasiva e que atraia o interesse de leitores, incentivando-os a executarem uma ação (como a de clicar em um banner que leva a um site de compras). Acredita-se que 97% das vendas no mundo são responsáveis pelos textos persuasivos dos copywriters, independente do nicho em que o produto se encontra. O copywriting é a arte de persuadir os leitores a tomar uma determinada decisão. O copywriter é um profissional versátil, que cria textos para diferentes segmentos do mercado, sendo um dominador da escrita com propósito.

Qual o objetivo do Copywriting?

 A missão principal do copywriting é fazer com que o leitor tome uma determinada ação desejada, como por exemplo, realizar um cadastro num site, continuar lendo um texto, comprar um determinado produto, compartilhar o conteúdo com outras pessoas, dentre outras. Os copywriters agem no intuito de ajudar pessoas e empresas a venderem seus produtos através do conhecimento sobre as dores¹ de seus clientes, pois é preciso saber do que eles precisam para assim mostrar a eles que a empresa possui exatamente aquilo que eles precisam.


O que um copywriter deve ser capaz de fazer?

 Um copywriter deve ser capaz de criar áudios, textos e vídeos extremamente persuasivos em poucos minutos, conseguindo uma taxa de conversão² alta apenas usando as palavras certas em um contexto. Um copywriter é um escritor que intencionalmente influencia as atitudes que as pessoas tomam, principalmente nas redes sociais, influenciando o leitor a curtir, comentar e compartilhar um produto com outras pessoas, além de fazerem com que elas pensem, analisem situações e tomem decisões importantes.
 Um bom copywriter precisa conhecer o seu público-alvo (ou persona³), entender como criar conteúdos que gerem valor para o seu público-alvo, saber em que etapa da compra ele está, oferecer um material aprofundado e de qualidade sobre o público-alvo, criar um copy⁴ que responda dúvidas e atenda às dores de suas personas, provar a qualidade do seu produto por meio de depoimentos (ou cases), assumir erros quando for necessário, oferecer seu produto (serviço ou conteúdo) como algo único e exclusivo, agregar valor ao cliente e falar sobre os problemas que o lead (cliente) enfrenta para mostrar que você pode solucioná-los.
 Copywriters devem ser aptos a escrever anúncios digitais; promover produtos e serviços; criar landing pages, banners, roteiros para vídeos da web, e-mail marketing, anúncios patrocinados e posts para redes sociais. Eles também podem trabalhar produzindo roteiros para comerciais de TV, rádio, cartas e vídeos de vendas. É importante que um copywriter tenha noção de que o mundo digital está mudando constantemente e que eles lidam com uma variedade numerosa de informações.

O que um copywriter não deve fazer?

 Um copywriter não deve tentar convencer as pessoas de que o seu produto é melhor do que o dos outros, pois isso afasta os clientes, impede a geração de leads, dificulta a troca de conhecimento entre concorrentes e ainda barra qualquer chance de criar um networking. Um bom copywriter usa as informações já contidas na mente dos clientes para vender seus produtos e serviços. Para saber como usar essas informações, é preciso entender qual é o seu público-alvo, definir a sua marca (ou avatar).


O que tira a qualidade de um copy?

 Copywriters entram em concordância quando citam como maior erro a criação de textos mal escritos, já que é muito difícil vender qualquer coisa sem um texto coerente, com linguagem pobre e repleto de erros gramaticais. Além disso, é preciso que o redator passe credibilidade aos clientes, construindo uma relação de confiança com o público e mostrando interesse genuíno em ajudá-lo; um texto bem escrito não ajuda uma empresa sem fidelidade. A falta de versatilidade também pode comprometer a atuação do copywriter, pois é necessário utilizar abordagens diferentes para tentar vender uma mesma ideia para diversos subpúblicos diferentes. Utilizar jargões sem moderação também pode ser um empecilho para quem se dirige a um público pouco familiarizado com aquela linguagem específica. Não obstante, focar em detalhes que não agregam valor à solução ou ideia também pode comprometer a interação com o cliente.

O que dá qualidade a um copy?

 Um copy de qualidade é aquele que faz uso de gatilhos mentais, mecanismos cerebrais cujo objetivo é tornar o processo de decisão mais rápido. Tais gatilhos que governam o comportamento humano, segundo Robert Cialdini, são: reciprocidade, aprovação social, afinidade, autoridade, escassez e compromisso.
 A reciprocidade sugere que o ser humano tem uma tendência natural a responder uma ação positiva com outra ação positiva.
 A aprovação social sugere que o ser humano é influenciado pelos outros em suas decisões.
 A afinidade afirma que as pessoas tendem a se conectar psicologicamente com quem se parece com elas.
 A autoridade sugere que o ser humano tende a obedecer quem ele julga como superior, por uma questão de respeito.
 A escassez é um gatilho acionado quando se está em posição de perder algo, de que o produto exclusivo é limitado.
 O compromisso defende que as pessoas se sentem pressionadas psicologicamente ao se comprometerem com algo.


Quais técnicas um bom copywriter pode adotar?

 Há diversas estratégias de copy para vender produtos, como por exemplo:

 • Utilizar do storytelling para criar histórias envolventes - O principal objetivo do storytelling é criar uma forte conexão com o público, e as histórias contadas são uma das premissas da comunicação. São histórias profundas e sensíveis, que evocam emoções e memórias, e demonstram uma empatia que possibilita o leitor de vivenciar a informação recebida. Contudo, não se pode exagerar na narrativa, expondo detalhes e nuances não requeridos. O storytelling é apenas uma ferramenta de enriquecimento do diálogo e humanização da interação entre o vendedor e o cliente.

 • Entender a persona, ou seja, a pessoa com quem o texto se comunica - A persona é o modelo de cliente que o copywriter busca atingir. Defina a idade, sexo, ocupação, interesses hobbies e qualquer outro tipo de informação que seja relevante para montar e entender o perfil e o comportamento dos seus clientes. Assim, será possível produzir um conteúdo voltado a esses respectivos clientes, se aproximando da realidade deles, apresentando um estilo diferenciado e aumentando a possibilidade de conversões.

 • Definir a linguagem certa para realizar uma abordagem eficaz - É muito importante saber o tom e a linguagem que serão adotados em seus conteúdos. Isso pode ser definido com base na persona. Se o seu objetivo é atingir donos de empresas grandes, é óbvio que não é aconselhado utilizar muitos jargões nem manter uma linguagem informal e pouco técnica. É claro que nem todos os clientes reprimem a linguagem informal, mas buscar uni-la com uma abordagem mais humanizada transpasse uma ideia de responsabilidade para com o produto que o redator está anunciando.

 • Utilizar títulos fortes, marcantes e com síntese - O título é um dos elementos mais relevantes para os motores de busca. Podem começar com números, sugerir uma pergunta, apresentar o tema principal e até fazer uma chamada à ação¹⁰. O que importa é que o título seja direto, claro, com palavra-chave e sem ultrapassar 55 caracteres.

 • Descobrir elementos do cotidiano que conectem o cliente com o copywriter - Isso ajuda a estabelecer uma relação de confiança entre você e o cliente. Portanto, é necessário que o leitor sinta que o conteúdo apresentado foi pensado para ele. É preciso mostrar por meio de materiais educativos e ricos que você tem exatamente o que o seu cliente precisa.

 • Usar verbos no imperativo (verbos de ação) para compelir os leitores à ação - Isso provoca no leitor a ideia de urgência, onde sem a sua orientação ele perderá uma ótima oportunidade. É aconselhado o uso de verbos no imperativo em títulos (apresentando o tema), subtítulos (destrinchando o tema) e na CTA (baixar o produto).

 • Buscar dados e pesquisas que corroboram os argumentos do copywriter para gerar confiança - Associar uma informação à ideia transmitida resgatando um conceito familiar ao leitor aumenta as chances de fixar o conteúdo na mente dele. Evite comparações diretas com a concorrência, às vezes isso pode diminuir os produtos ou serviços de outras empresas. Esse tipo de atitude gera desconfiança, além de ser antiético. Dedicar-se à pesquisa promove o melhoramento e a relevância do conteúdo para a persona, entretendo-a e educando-a. Citar dados, pesquisas e fontes é uma ótima ideia para comprovar uma informação que está sendo dada. Expressões como "de acordo com pesquisadores" geram uma incerteza dos leitores para com a informação transmitida.

 • Criar argumentos que antecipem possíveis rejeições dos leitores - As objeções que seu seguidor (ou prospect¹¹) tem a respeito da sua empresa ou produto devem ser identificadas antecipadamente durante a pesquisa e a criação de personas. Elas podem ser atualizadas de acordo com o comportamento da audiência e dos concorrentes. É preciso estar preparado para lidar com qualquer questionamento do leitor.

 • Hierarquizar as informações e os conteúdos para tornar o texto mais efetivo - Antes de fazer uma pergunta, estruture-a para que ela também seja uma afirmação, fazendo com que o leitor sinta que concordar com você é reforçar uma verdade indiscutível.

 • Utilizar palavras e sentenças repetitivas de forma inteligente e criativa - Reforçar o assunto principal em todo o seu conteúdo é muito importante. Apresente o produto/serviço na introdução, desenvolva seus benefícios ao longo do texto e reforce sua importância na conclusão.

 • Mostrar ao leitor que você pode resolver os problemas dele - Se uma pessoa adentra a internet em busca de algo que solucione seu problema, suas dores devem ser tidas como fator primário para a criação de sua resolução. O copywriter precisa criar um texto empático, de natureza pessoal, buscando se pôr no lugar do consumidor para entender suas necessidades.

 • Revisar o copy antes de publicá-lo - É essencial para um redator que seu texto não possua erros fúteis como os gramaticais. A ortografia bem feita é um domínio da escrita que se deve ter muita atenção, pois mostra ao leitor que você se importa com a coesão das palavras que agrupou na sentença. Revise seus textos sempre, edite os erros e formate a aparência do copy com paciência.

 • Vender os benefícios do seu produto - É importante explicar sobre as características, os benefícios e a experiência que o cliente está prestes a adquirir. Listar as características apela apenas para o lado racional da abordagem. Descrever os benefícios e a experiência apela para o lado emocional.

 • Criar autoridade - Para se tornar um especialista em seu nicho de atuação é preciso fazer pesquisas aprofundadas, produzir conteúdos originais e de qualidade, e fazer análises minuciosas de suas fontes.


Copywriting e Redação Publicitária são a mesma coisa?

 Não. O copywriter faz uso de textos persuasivos, focando no marketing direto e tendo como objetivo gerar resultados imediatos e mensuráveis. O copywriting traz uma forte chamada para ação, e é mais apropriado para estratégias de atração (como Inbound Marketing¹²), nas quais o processo de venda se estende em um longo processo persuasivo.
 Enquanto isso, o redator publicitário se preocupa mais com a comunicação e promoção do produto que deve estar de acordo com o conceito criativo proposto. A redação publicitária trata-se de um anúncio de venda "mais suave", permanecendo como um instrumento voltado para vendas diretas.
 Acredita-se que o copywriting derivou-se da redação publicitária, sendo muitas das suas ferramentas incorporadas por antigos publicitários renomados. Sendo assim, os dois tipos de escrita são complementares e suas abordagens estão sempre se misturando.

Quanto um copywriter é capaz de ganhar?

 Não é tão fácil estipular o salário de uma carreira, pois a remuneração varia de acordo com uma série de variáveis, como: área de atuação, localidade, formato de contrato, tipo de projeto, qualificação, demanda pelo serviço, complexidade do projeto e experiência.
 De acordo com o site Glassdoor, um copywriter pode receber uma remuneração variável de até R$5.415,00. No Brasil, a média salarial de copywriter pode variar entre R$2.432 e R$9.079.
 De acordo com o site Contabilizei, um copywriter freelancer pode cobrar entre R$200 a R$500 por hora de trabalho. O método de precificação utilizado pelo copywriter deve também ser levado em consideração para estipular o valor da remuneração do trabalho. É possível encontrar orçamentos baseados na quantidade de palavras, na quantidade de laudas, na remuneração sobre as vendas do projeto e entre outros.


Quais exercícios podem ser realizados para treinar o copywriting?

 Além de servirem como exercícios práticos de treinamento de copywriting, alguns projetos podem também ser utilizados como portfólio. Exercícios que se pode realizar são:

 • Criar um anúncio para um banco.
 • Criar um título para uma marca de carro.
 • Criar um título para uma marca de roupa.
 • Criar um texto para uma biografia.
 • Criar um texto para uma marca de tênis.
 • Criar uma biografia de rede social.
 • Criar um perfil numa rede social.
 • Criar uma ideia desformatada para uma franquia de fast-food.
 • Criar um roteiro ou spot de rádio para um produto de higiene.

Quando o copywriting surgiu?

 A palavra 'copy' foi cunhada pela primeira vez em 1828 por Noah Webster. Por mais que seu significado literal seja "cópia", o copy remete a algo original que deve ser imitado na escrita e na impressão. A definição manteve-se entre os jornalistas em meados de 1870, e eles passaram a definir um copywriter como um profissional que escreve anúncios.
 No século XX, os copywriters eram vistos como redatores publicitários. Contudo, com o advento da internet e a ascensão do Marketing Digital, o copywriting se distanciou da publicidade e foi reformulado como uma forma de escrita incorporada na área de marketing. Isso explica a razão pela qual algumas pessoas veem o copywriter e o redator publicitário como sendo a mesma profissão, mas na verdade elas são complementares.


Quais são os 3 mandamentos básicos na produção de uma copy?

 Na produção de qualquer conteúdo de marketing digital (texto, microtexto, vídeo, podcast ou e-mail), o copywriter deve respeitar 3 mandamentos básicos:
 • Inspirar o leitor.
 • Criar um relacionamento com a marca.
 • Motivar os leitores a tomarem uma atitude em relação ao serviço ou produto.

O que é um copy?

 O copy é o resultado final da redação, ou seja, o texto em si. Trata-se de um texto que visa oferecer um produto que o cliente nem imaginava que precisava, mas que entende que precisa comprar. O copy vem para convencer o indivíduo a tomar a decisão de compra ou contratação de serviços. Diferente de manipular, o copy consegue mostrar algo vantajoso ao cliente em potencial usando de recursos lógicos e racionais para convencê-lo a tomar tal decisão que seja boa para ele. O copy é o resultado da junção entre o copywriter (redator) e o copywriting (técnicas de escrita).


Quais conteúdos um copywriter escreve?

 Um copywriter escreve diversos conteúdos voltados ao Marketing Digital, como: anúncios para campanhas de mídia no Google Ads ou Social Ads; sequências de e-mails de vendas, de nutrição de leads e de onboarding¹³; home pages, descrição de produtos e pricing pages; textos da página de captura de leads (Landing Pages); funil de vendas¹⁴ para leads aquecidos e frios; e entre outros.
 Além disso, copywriters podem atuar em várias áreas, como: Copywriter de Conversão, Copywriter de Resposta Direta, E-mail Copywriter, E-commerce Copywriter, SaaS Copywriter, Website Copywriter, Ads Copywriter, Brand Copywriter e SEO Copywriter.

Quais modelos de copys podem ser usados como base para realizar vendas?

 Cada copywriter se inspira em outros para formularem suas próprias técnicas de copywriting, assim como seus próprios modelos de criação de copys. Abaixo, estão alguns exemplos para utilizar como base.

 • X estratégias para aumentar em X vezes suas vendas sem gastar com anúncios
 • X melhores práticas para qualificar seus leads
 • X melhores exemplos de e-mails de venda
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 Chegamos ao fim de mais um artigo. Comente sobre sua experiência no mundo do Marketing Digital e da Escrita, vamos interagir! Compartilhe com quem gosta de copywriting e do nicho de redação publicitária.
 Gostaria que eu fizesse uma pesquisa aprofundada sobre um assunto específico? Mande sua sugestão para o e-mail delartiel@gmail.com!
 Os meus artigos buscam servir como uma introdução para um assunto específico, com termos explicados e detalhes aderidos. A forma como abordo um tema é criando questionamentos sobre ele, tratando de explorar seu aspecto teórico, metodológico e conceitual.
 Muito obrigado por terem aguentado todos os parágrafos, e até a próxima!


"Ideias não brotam totalmente formadas.
Elas só se tornam claras quando você trabalha nelas.
Você apenas tem que começar."
 ─ Mark Zuckerberg.


Glossário de Termos

¹ Dores - As dores do cliente representam aquilo que ele necessita, que ele deseja, que ele almeja. Trata-se de um problema específico que os clientes em potencial estão enfrentando.
² Taxa de Conversão - Trata-se da conversão do público-alvo em clientes. Essa é uma métrica importante na análise de campanhas e estratégias de marketing e publicidade online, podendo ser calculada dividindo o número de conversões pelo total de visitantes, e no final, o resultado é apresentado em percentual.
³ Persona - É uma personagem semifictícia que representa seu cliente ideal a partir de dados reais sobre comportamento e características demográficas dos clientes, assim como histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.
Copy - É o texto persuasivo que visa transmitir uma mensagem com vistas à conversão ou venda de um produto.
Case - É uma história de sucesso de um cliente, onde é mostrado um relato dos resultados que um determinado cliente obteve após o uso de um certo produto ou serviço, servindo como prova social para a empresa que vendeu o produto ou serviço.
Lead - São os contatos que o copywriter gera através das suas ações de marketing. Qualquer contato que contenha o nome e o número do indivíduo pode ser considerado um lead.
Landing Pages - É uma única página da web que aparece em resposta ao clique em um resultado de busca de um mecanismo de pesquisa otimizado. Tem como principal objetivo a conversão de leads, fazendo com que o visitante se torne um cliente, passando para próxima etapa do funil de vendas.
Networking - É as relações reais estabelecidas por vínculos fortes. A ideia é tornar um indivíduo em um distribuidor individual, reformulando o método de vendas sem a necessidade de uma loja.
Avatar - É o nome que usamos para definir o seu público-alvo. Trata-se do grupo de pessoas que têm mais interesse no seu produto ou serviço, para quem o copywriter vai direcionar toda a sua atenção e o seu esforço de venda.
¹⁰ Chamada à Ação - O 'Call To Action' é utilizado para convencer e cativar a atenção de um visitante de um site e fazer com que ele siga as instruções que são dadas. O CTA é qualquer chamada visual ou textual que leva o leitor a realizar alguma ação. Existem diversos tipos de CTA, e o que todos têm em comum é que levam o visitante para o próximo passo no seu funil de vendas.
¹¹ Prospect - É um lead que já foi qualificado pelo setor comercial e começou a ser processado pelo mesmo.
¹² Inbound Marketing - É uma forma de publicidade online na qual uma empresa se promove através de blogs, podcasts, vídeo, e-Books, newsletters, whitepapers, SEO e outras formas de marketing de conteúdo.
¹³ Onboarding - É um conjunto de procedimentos que visa orientar ou guiar um novo cliente sobre como ele deve usar um produto ou serviço. Assim, o copywriter elimina possíveis barreiras ou frustrações por parte do cliente por não saber manusear seu produto.
¹⁴ Funil de Vendas - É um modelo estratégico separado por estágios, estruturando de forma visual toda a jornada de compra de um cliente em potencial. A classificação do funil de vendas é: aprendizagem/descoberta, reconhecimento do problema, decisão e ação.

Fontes

Copywriting - O Guia Definitivo 3.0, escrito por Jordão Felix.
Copywriting: tudo para você se tornar um copywriter de sucesso, disponível no site Resultados Digitais.
O que faz um copywriter, disponível no site EBAC Online.
Salário do cargo de Copywriter - Brasil, disponível no site Glassdoor.
O que é CTA?, escrito por Ivan de Souza.
O que é Copywriting: principais técnicas e gatilhos para vender com palavras, disponível no site Rock Content.
Copywriting: o que é, técnicas e como se tornar um copywriter!, escrito por Barbara Santos.
Quanto ganha um copywriter freelancer?, disponível no site Contabilizei.
Copywriter: o que faz, quanto ganha, mercado de trabalho, habilidades e cursos de formação, disponível no site CROWD.
36 Modelos de Copywriting Prontas para Superar o Medo da Folha em Branco, escrito por Fernanda Andreazzi.
Dor do cliente: o que é como identificá-la, disponível no site Moskit.
Taxa de conversão: o que é e como calcular, disponível no site Conversion.
Persona: o que é e como criar uma para a sua empresa, disponível no site Resultados Digitais.
O que é copy no marketing digital: 6 dicas de mestres, disponível no site Correio24Horas.
O que é um Case de Sucesso e como utilizar na sua estratégia de vendas, disponível no site Resultados Digitais.
O que é uma landing pages?, disponível no site Sebrae.
Networking Marketing: O Que É e Como Funciona no Brasil, disponível no site Neil Patel.
Inbound Marketing, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
O que é onboarding de clientes e como aplicá-lo, disponível no site Growth House.
Funil de Vendas, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
O que é Avatar?, disponível no site Academia 360.

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