Como a cultura geek influenciou a moda?
Quais são os tipos de geeks?
Assim como em todas as comunidades, os geeks não se limitam aos estereótipos que os tolos atrelam a eles. Existem diversos tipos de geeks, já que se trata de uma comunidade de pessoas que abraçam diversos interesses, se especializando naquilo que mais amam e sempre buscando mais e mais conteúdos sobre seus hobbies prediletos. Dessa forma, os tipos de geeks existentes são:
![]() |
| Gustavo Pinheiro (Stackz) |
Hacker – Também conhecidos como tecnomantes (magos da tecnologia) pelos praticantes de bruxaria, os hackers são amantes de TI (Tecnologia da Informação), assim como programação de softwares, linguagem em códigos (como Java, PHP, CSS e HTML), construção de PCs e de estudos sobre o funcionamento de aparelhos tecnológicos. Acredita-se que hackers dão mais importância à performance do que à aparência, daí o estereótipo de "gordinho da TI", cheio de espinhas e viciado em perambular pela internet.
![]() |
| Nada Overbeeke (Techtesters) |
Tester – Semelhante ao hacker, o tester é o tipo de geek que está sempre antenado nos aparelhos tecnológicos lançados, sendo um aficionado por equipamentos high tech³ sofisticados. Diferente do hacker, os testers já possuem um estilo mais descolado, sempre atualizando seu estilo conforme a tecnologia é atualizada. É o tipo de geek que tem, já teve ou já testou a maioria das marcas e modelos voltados a aparelhos como smatphone, smartwatch, óculos VR, e tudo mais.
![]() |
| Gabriel Play |
Otaku – Os otakus possuem sua própria comunidade, com seus próprios subgrupos e estilos. Contudo, eles são abraçados pelos geeks que os veem como parte do bando, e de fato eles são. Os otakus também influenciaram a moda assim como os geeks, sendo seu estilo de se vestir chamado de Harajuku⁴. Otakus são consumidores assíduos de animes, mangás e tudo aquilo que é voltado ao mundo oriental. Eles possuem um estilo performático conhecido como cosplay, onde o otaku se caracteriza como um personagem de uma obra literária ou audiovisual geralmente nipônica, mas também pode ser um personagem de obras provindas de países gaijin (estrangeiros).
![]() |
| Leo e Miguel (Canal Peewee) |
Cinéfilo – Os geeks cinéfilos são especialistas em cinema, tendo uma predileção pelos gêneros de fantasia e ficção científica. São tão interessados em cinema que suas críticas são capazes de dar ou retirar o valor de uma obra cinematográfica de forma relevante, já que – por conta do domínio do cinema geek, voltado a super-heróis, magia e naves espaciais – os geeks se tornaram a maioria no que tange ao consumo de filmes e, atualmente, boa parte das obras lançadas todos os anos são voltadas ao público geek.
![]() |
| Felippe Barbosa |
Maratonista – O maratonista é o típico geek amante de séries de TV. No passado, a televisão foi agraciada pelo surgimento de obras que mostraram personagens principais que tinham sua importância medida por sua capacidade intelectual ao invés de sua aparência, sendo uma das razões pelas quais – até os dias de hoje – séries de TV clássicas voltadas à ficção científica e fantasia continuam recebendo reboots⁵ e sequências. Os geeks são especialistas em mundos medievais (Game of Thrones), mundos apocalípticos (The Walking Dead), multiversos (Doctor Who), mundos intergalácticos (Star Trek), mundos mágicos (Os Anéis do Poder), entre muitos outros paracosmos.
![]() |
| Malena0202 |
Gamer – Os gamers são um dos principais representantes da comunidade geek, tendo seus dias de glória há anos atrás, quando ainda eram consumidos conteúdos chamados de "detonados", que contavam todo o enredo do jogo de forma cronológica e ainda ensinavam macetes (ou cheats) para passar pelas fases sem muitas dificuldades. Os gamers são especializados no mundo virtual temático, principalmente aqueles em que é possível criar seu próprio personagem, como: World of Warcraft, Runescape, Minecraft, The Sims, Diablo, entre muitos outros.
![]() |
| Rino Félix (Nerd All Stars) |
Leitor de Quadrinhos – Os leitores de história em quadrinhos são exímios conhecedores de storytelling, a escrita focada em contar uma história. Seja cartoon ou mangá, os leitores de quadrinhos presam por histórias bem encaixadas, bem desenhadas, bem escritas e com um prazo de término bem extenso – principalmente por sempre ansiarem por mais. The Big Bang Theory e Os Simpsons representaram o "cara dos quadrinhos" de forma deprimente e limitada, o que não tira das obras suas qualidades e virtudes.
![]() |
| Caco Cardassi (Caldeirão Furado) |
Bibliófilos – Esses são os geeks que dominaram a internet com seus vários blogs de resenhas de livros. Com o tempo, surgiram redes sociais que permitiram o deslocamento desses geeks para novas plataformas que os concederam novas possibilidades e novos nomes como, por exemplo: Booktuber, readers, bookstan⁶ e bookstagram. Os bibliófilos possuem uma verdadeira biblioteca em sua casa, e são especialistas no mundo literário de sua escolha. São adoradores de livros de fantasia, games, ficção científica, aventura e ufologia.
![]() |
| Anderson Vieira |
Letristas – Os letristas são geeks que se aprofundaram no mundo da música, e constantemente buscam descobrir novos estilos musicais, artistas e playlists. Os letristas possuem uma curiosidade insaciável por gêneros e subgêneros musicais alternativos, e costumam passar suas horas vagas ouvindo música e refletindo sobre os aspectos das músicas que escutam. Eles gostam de encontrar pessoas que, assim como eles, são genuinamente obcecadas pelos mesmos artistas e bandas, sendo a melhor forma de conquistá-los pedir a eles que disponibilizem suas playlists para você escutar (geeks são facilmente conquistados por quem mostra interesse por seus interesses, não esqueça disso).
![]() |
| Lina e Tchelo (RPG Planet) |
Rpgistas – Os rpgistas são conhecidos como "nerds originais", mas sendo RPGs jogos de tabuleiro, é claro que os geeks originais são, na verdade, os gamers – que, por conseguinte, são antecedidos pelos nerds clássicos. Os rpgistas são atores incríveis que interpretam seus personagens originais em mundos de fantasia com diferentes sistemas de jogabilidade, indo desde cardgames a boardgames. Foram os rpgistas que popularizaram o jogo de tabuleiro Dungeons & Dragons, assim como jogos eletrônicos de MMORPG, como Runescape, World of Warcraft e Tibia.
![]() |
| Milho Wonka e Lana Burns (Freak TV) |
Horror Geeks – Esses são os geeks amantes do mundo do horror. São influenciados pelas mídias desse gênero e possuem um estilo que, muitos vezes, pende para o gótico. Mas não se iluda com o estilo de um horror geek, eles são muito versáteis e podem se mostrar de forma sutil. São viciados em obras que abordam sobre criminologia (True Crime), filmes de terror, livros de horror cósmico (como as obras de H. P. Lovecraft), séries sobre lendas urbanas, histórias baseadas em creepypastas, casos sobrenaturais e muitos outros conteúdos do universo de horror e misticismo.
![]() |
| Pedro Loos (Ciência Todo Dia) |
CDF – O geek cientista (ou CDF, que eu ressignifiquei como "Cientistas do Funcionamento") é especialista em áreas como física e astronomia. Eles são pessoas cuja maior paixão é a de explorar o mundo e saciar sua curiosidade fanática sobre como as coisas funcionam e quais mistérios fascinantes o universo esconde. Os cientistas possuem um conhecimento vasto sobre conceitos e teorias científicas e adoram encontrar entusiastas do mundo iluminado. Os cientistas são geeks extremamente cativantes e seu fervor em explicar e ensinar é o que prende as pessoas que se aproximam deles.
![]() |
| Pauline Kisner (A Modista do Desterro) |
Fashionista – O geek fashionista. ou modista, é um dos mais criativos no meio geek. São capazes de pegar tiras e trapos e transformar em uma vestimenta conceitual e original. Os fashionistas estão sempre acompanhando as últimas tendências da moda, e estão destinados a se tornarem grandes designers um dia. Sua habilidade de criar looks os põe à frente de pessoas que dependem de lojas de roupas para se manterem cobertas, já que apenas os materiais para as confecções são necessárias. Os fashionistas ainda conseguem tomar uma roupa simples e transformá-la em uma obra de arte, fazendo uso de técnicas como o tie dye em suas criações.
O que é o estilo de vida geek?
O estilo de vida geek é caracterizado pela adesão da tecnologia e da cultura pop na vivência de um indivíduo. Os geeks relaxam ao jogar videogame; vestem-se com camisas de personagens de quadrinhos; tatuam símbolos e ícones de suas obras favoritas; passam um tempo com os entes queridos assistindo filmes e séries; têm como hobby estudar sobre coisas não convencionais; gostam de viajar em reinos medievais de RPG; ouvem as músicas-tema de seus filmes e séries favoritos durante o caminho para o trabalho; participam de convenções, festivais e eventos no intuito de encontrar pessoas com os mesmos interesses; escrevem fanfics e AUs⁷ de suas obras favoritas; desenham fanarts inspiradas em seus personagens prediletos; criam comunidades online para encontrar pessoas semelhantes a eles em qualquer lugar; criam conteúdos que promovem a cultura de compartilhamento de tendências; usam de suas plataformas e páginas para conscientizar as pessoas e mostrarem sobre a importância das causas que defendem; e entre muitos outros.
De onde surgiu o termo 'geek'?
Quais as diferenças entre geeks e nerds?
Primeiramente, o termo geek é usado desde os anos 90 para se referir aos fãs de tecnologia, enquanto o termo nerd é usado desde os anos 50 para se referir a pessoas estudiosas e inteligentes; além disso, os nerds estão relacionados com as ciências, enquanto os geeks estão relacionados à cultura pop; os geeks se interessam muito por um assunto específico e se tornam especialistas nisso, tornando-se "enciclopédias vivas", enquanto os nerds se aprofundam em assuntos acadêmicos e desenvolvem habilidades baseadas nas obras que consomem; os geeks são comunicativos por conta de seu gosto por tecnologias de comunicação de massas, enquanto os nerds costumam ser menos abertos a interações sociais.
Quais feriados fazem referência aos geeks?
![]() |
| O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979) |
![]() |
| Imagem via Sintonia Geek |
• Personalidade Geek do Ano.
• Canal Geek do Ano.
• Streamer Geek do Ano.
• Podcast Geek do Ano.
• Imprensa Geek do Ano.
• Atleta de e-Sports do Ano.
• Negócio Geek do Ano.
• Melhor Cosplay.
Quais são os eventos mais importantes da comunidade geek?
Os membros da comunidade nerd sempre mostram sua ansiedade pela chegada de dois eventos importantes: A Comic Con e a CCXP.
A Comic Con Brasil é o maior evento geek da América Latina. O evento registrou um aumento de público de mais de 100%, isso apenas entre 2015 e 2016. Há quatro anos, a Comic Con Brasil se encontra entre as maiores feiras de cultura pop do mundo, ao lado das edições de San diego e Nova York. O evento dispõe de vários programas e atividades para todos os nichos geeks, apresentando estandes dos principais estúdios de Hollywood, assim como palestras sobre filmes e séries, e a participação de atores internacionais.
Já a Comic Con Experience (CCXP), é considerada uma das maiores e mais importantes convenções de cultura geek do mundo. A CCXP atrai celebridades, criadores de conteúdo, artistas e profissionais da indústria do entretenimento, o que proporciona aos fãs a oportunidade de interagir de perto com seus ícones favoritos. O evento ainda realiza anúncios e lançamentos exclusivos de estúdios de cinema, editoras de quadrinhos, empresas e marcas relevantes. Por mais que tenha se iniciado em São Paulo, a CCXP tem crescido em outras partes do mundo, o que demonstra o impacto global da cultura geek no mercado.
Qual o potencial aquisitivo da comunidade geek?
Os geeks são extremamente consumistas, e muitos aspectos do mercado são voltados a esse público por conta de seu alto poder aquisitivo. Em 2020, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), o setor de licenciamento movimentou mais de R$20 bilhões; em 2021, o faturamento foi de R$21,5 bilhões; já em 2022, o faturamento foi de 22,1 bilhões.
Qual o perfil do público geek no Brasil?
• 37% de mulheres.
• 38% de pessoas de até 24 anos.
• 40% de pessoas de 25 a 35 anos.
• 22% de pessoas de 35 a 54 anos.
• 0,5% de pessoas com mestrado ou doutorado.
• 56% de pessoas com ensino superior completo.
• 16% de pessoas com alguma especialização.
• 72% de pessoas solteiras.
• 87% de pessoas sem filhos.
• 62% de pessoas que jogam videogame em consoles uma vez ao mês.
• 44% de pessoas que jogam videogame em notebooks.
• 91% de pessoas que acessam redes sociais todos os dias.
• 68% de pessoas que assistem TV pelos menos uma vez por semana.
• 78% de pessoas que acessam blogs e sites de notícias diariamente.
• 83% de pessoas que leem quadrinhos e livros.
• 45% de pessoas que frequentam cinemas mais de duas vezes por mês.
![]() |
| Da esquerda para a direita: Homem-Aranha, Sly Cooper, Minish, Beholder, Lacey Sturm, Akatsuki, Shadowhunter, Dobby, Samara Morgan e Vixen |
Referências Bibliográficas
Saiba que tipo de geek você é, escrito por Lucio Junior.
O Estilo de Vida Geek: Explorando a Cultura Pop e a Tecnologia, escrito por Armindo Ferreira.
O que é “geek”? Conheça essa cultura!, disponível no site Happy.
Geek, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Geek Chic, disponível no site Cambridge Dictionary.
Geek Chic, disponível no site Educalingo.
Geek chic! 6 escolhas essenciais para montar looks com pegada nerd, escrito por Nathalia Cariatti.
O estilo Geek Chic, escrito por Guilherme Cury.
The Original Hacker's Dictionary, escrito por Guy Steele.
25 de maio – Dia do Orgulho Nerd, escrito por Carlos Afonso.
Cultura Geek vem ganhando espaço no Brasil, disponível no site Universidade Metodista de São Paulo.
Cultura Geek: conheça a história, as curiosidades e os cursos indicados para os fãs, escrito por Thales Valeriani.
Geek: uma cultura cuja origem é bem mais antiga do que se imaginava, escrito por Leila Benedetti.
Mercado geek cresce e movimenta mais de R$ 20 bilhões no Brasil, disponível no site Rio Anil.
ChatGPT.



























0 Comentários
Comente aqui!