Conheça a Comunidade Geek e seus Representantes!

"Então você é um pouco estranho? Manda ver!
Um pouco diferente? Assuma!
Melhor ser um nerd do que parte do rebanho!"
 – Mandy Hale

 Antigamente, ser chamado de "nerd" era considerado um insulto, uma gozação, e qualquer um que se enquadrasse nesse estereótipo era alvo de bullying, violência, xingamentos e repreensões. O cinema mundial fez questão de perpetuar uma imagem definitiva de um nerd, sendo mais comumente descrito como um jovem academicamente aplicado, com miopia, pele branca, corpo magérrimo, tímido, antissocial, com preferência por roupas de estilo executivo (camisa de botões para dentro da calça, gravata, sapatos escuros e nada joviais...).
 Anos se passaram desde quando o estigma de "nerd" se tornou popular em séries, filmes e animações. E mesmo após passado tanto tempo, as mídias digitais continuaram fomentando a ideia de que zombar de uma pessoa enquadrada como "nerd" era um tipo de "requisito" para ser considerado "descolado". Mas isso mudou quando uma nova cultura passou a surgir, a cultura geek.
 Como já explicado no artigo "Clichês da Cultura Geek":


 Após o surgimento das primeiras histórias em quadrinhos e mangás, os nerds encontraram um novo seguimento da literatura à qual se apegar. No mundo dos super-heróis, os nerds encontraram tramas baseadas em jovens que sofriam bullying e ataques em ambientes educacionais, mas que – por uma ironia do destino (roteiro) – adquiriram habilidades fantásticas e passaram a lutar em prol dos indefesos. Finalmente os nerds encontraram uma fuga de sua realidade solitária e estigmatizada, e com o passar do tempo, novas mídias permitiram a criação da cultura geek, que englobava a paixão pelo saber e o desejo por novas histórias que os representassem não apenas como jovens pacifistas e pouco violentos, mas também como jovens justos e imponentes.
 Atualmente, ser nerd/geek não é mais um estigma atrelado limitadamente a jovens que sempre ficam de escanteio. São esses os indivíduos que permitem o sucesso de grandes franquias de heróis que, consequentemente, geram um enorme lucro para as grandes produtoras de filmes. Os geeks dominam grande parte do sucesso dos filmes do mundo moderno, e esse poder lhes concedeu a chance de saírem das sombras de suas Batcavernas e finalmente mostrarem-se ao mundo sem medo de represálias. 
 Os geeks e nerds já não se enquadram mais no estereótipo convencional, e podem se mostrar de diferentes formas e estilos. Eles se tornaram uma comunidade potente e ativa no mundo digital, sendo inclusive os que mais dominam os saberes acerca de informática, tecnologia e virtualidade.

Como a cultura geek influenciou a moda?

 Por conta do estigma atrelado aos nerds e geeks (especialmente por conta dos filmes e séries que os retratavam do mesmo jeito), não demorou muito para que eles fossem introduzidos no mundo da moda. O termo 'Geek Chic' refere-se ao estilo de vestir dos geeks. Tornou-se uma ideia clichê definir a moda geek como "fora de moda" ou "brega", mas isso é um resultado gerado pelas mídias, que desenvolveram sua própria forma de retratar essas pessoas, uma forma claramente limitada.
 No entanto, não é preciso depreciar o estigma imposto aos nerds e geeks quanto ao seu estilo de ser, de viver e de se vestir. Você pode abraçar suas singularidades mesmo que elas te tornem tão excêntrico quanto alguém com um melancia na cabeça. Contudo, saiba que ser você mesmo – ou até ser como as outras pessoas – sempre irá atrair a atenção indesejada de pessoas amargas que não se saciam em ver uma pessoa exercendo seu direito de simplesmente ser.
 Mas, voltando ao geek chic, esse estilo é geralmente representado por adicionar na composição de um look peças clássicas e que antigamente eram chamadas de "roupas de vovó". Por incrível que pareça, com um olhar atento aos detalhes e uma edição das partes que retiram o aspecto fashion¹ dessas peças, é possível montar um look confortável e elegante.
 Boa parte das vezes, a moda geek faz uso de óculos de armação grossa, meias com sandálias, sobreposições de texturas, estampas e cores, saias plissadas, roupas de tricô, camisas compridas, tecidos metálicos, mocassins, laços de gola, jeans, tênis, saia de cintura alta, vestidos vintage de listras ou xadrez, blazer com shorts de alfaiataria de mesma cor (conhecido como look preppy²), chapéu ou boina, camisetas com mensagens de tecnologia, gravatas borboletas, suéteres, suspensórios, cardigãs, bermudas, gorros... São muitas as opções possíveis para enquadrar um conjunto como geek chic.
 É possível perceber então que a moda geek chic faz referência aos nerds e geeks dos anos 80 e 90. De certa forma, mesmo um geek no mundo atual sente satisfação ao ver um look geek com roupas vintage. Os homens eram e ainda são a maioria quando falamos de nerds e geeks, e seu estilo de se vestir passou de risório para agradável.


Quais são os tipos de geeks?

 Assim como em todas as comunidades, os geeks não se limitam aos estereótipos que os tolos atrelam a eles. Existem diversos tipos de geeks, já que se trata de uma comunidade de pessoas que abraçam diversos interesses, se especializando naquilo que mais amam e sempre buscando mais e mais conteúdos sobre seus hobbies prediletos. Dessa forma, os tipos de geeks existentes são:

Gustavo Pinheiro (Stackz)

Hacker – Também conhecidos como tecnomantes (magos da tecnologia) pelos praticantes de bruxaria, os hackers são amantes de TI (Tecnologia da Informação), assim como programação de softwares, linguagem em códigos (como Java, PHP, CSS e HTML), construção de PCs e de estudos sobre o funcionamento de aparelhos tecnológicos. Acredita-se que hackers dão mais importância à performance do que à aparência, daí o estereótipo de "gordinho da TI", cheio de espinhas e viciado em perambular pela internet.

Nada Overbeeke (Techtesters)

Tester – Semelhante ao hacker, o tester é o tipo de geek que está sempre antenado nos aparelhos tecnológicos lançados, sendo um aficionado por equipamentos high tech³ sofisticados. Diferente do hacker, os testers já possuem um estilo mais descolado, sempre atualizando seu estilo conforme a tecnologia é atualizada. É o tipo de geek que tem, já teve ou já testou a maioria das marcas e modelos voltados a aparelhos como smatphone, smartwatch, óculos VR, e tudo mais.

Gabriel Play

Otaku – Os otakus possuem sua própria comunidade, com seus próprios subgrupos e estilos. Contudo, eles são abraçados pelos geeks que os veem como parte do bando, e de fato eles são. Os otakus também influenciaram a moda assim como os geeks, sendo seu estilo de se vestir chamado de Harajuku⁴. Otakus são consumidores assíduos de animes, mangás e tudo aquilo que é voltado ao mundo oriental. Eles possuem um estilo performático conhecido como cosplay, onde o otaku se caracteriza como um personagem de uma obra literária ou audiovisual geralmente nipônica, mas também pode ser um personagem de obras provindas de países gaijin (estrangeiros).

Leo e Miguel (Canal Peewee)

Cinéfilo – Os geeks cinéfilos são especialistas em cinema, tendo uma predileção pelos gêneros de fantasia e ficção científica. São tão interessados em cinema que suas críticas são capazes de dar ou retirar o valor de uma obra cinematográfica de forma relevante, já que – por conta do domínio do cinema geek, voltado a super-heróis, magia e naves espaciais – os geeks se tornaram a maioria no que tange ao consumo de filmes e, atualmente, boa parte das obras lançadas todos os anos são voltadas ao público geek.

Felippe Barbosa

Maratonista – O maratonista é o típico geek amante de séries de TV. No passado, a televisão foi agraciada pelo surgimento de obras que mostraram personagens principais que tinham sua importância medida por sua capacidade intelectual ao invés de sua aparência, sendo uma das razões pelas quais – até os dias de hoje – séries de TV clássicas voltadas à ficção científica e fantasia continuam recebendo reboots e sequências. Os geeks são especialistas em mundos medievais (Game of Thrones), mundos apocalípticos (The Walking Dead), multiversos (Doctor Who), mundos intergalácticos (Star Trek), mundos mágicos (Os Anéis do Poder), entre muitos outros paracosmos.

Malena0202

Gamer – Os gamers são um dos principais representantes da comunidade geek, tendo seus dias de glória há anos atrás, quando ainda eram consumidos conteúdos chamados de "detonados", que contavam todo o enredo do jogo de forma cronológica e ainda ensinavam macetes (ou cheats) para passar pelas fases sem muitas dificuldades. Os gamers são especializados no mundo virtual temático, principalmente aqueles em que é possível criar seu próprio personagem, como: World of Warcraft, Runescape, Minecraft, The Sims, Diablo, entre muitos outros.

Rino Félix (Nerd All Stars)

Leitor de Quadrinhos – Os leitores de história em quadrinhos são exímios conhecedores de storytelling, a escrita focada em contar uma história. Seja cartoon ou mangá, os leitores de quadrinhos presam por histórias bem encaixadas, bem desenhadas, bem escritas e com um prazo de término bem extenso – principalmente por sempre ansiarem por mais. The Big Bang Theory e Os Simpsons representaram o "cara dos quadrinhos" de forma deprimente e limitada, o que não tira das obras suas qualidades e virtudes.

Caco Cardassi (Caldeirão Furado)

Bibliófilos – Esses são os geeks que dominaram a internet com seus vários blogs de resenhas de livros. Com o tempo, surgiram redes sociais que permitiram o deslocamento desses geeks para novas plataformas que os concederam novas possibilidades e novos nomes como, por exemplo: Booktuber, readersbookstan e bookstagram. Os bibliófilos possuem uma verdadeira biblioteca em sua casa, e são especialistas no mundo literário de sua escolha. São adoradores de livros de fantasia, games, ficção científica, aventura e ufologia.

Anderson Vieira

Letristas – Os letristas são geeks que se aprofundaram no mundo da música, e constantemente buscam descobrir novos estilos musicais, artistas e playlists. Os letristas possuem uma curiosidade insaciável por gêneros e subgêneros musicais alternativos, e costumam passar suas horas vagas ouvindo música e refletindo sobre os aspectos das músicas que escutam. Eles gostam de encontrar pessoas que, assim como eles, são genuinamente obcecadas pelos mesmos artistas e bandas, sendo a melhor forma de conquistá-los pedir a eles que disponibilizem suas playlists para você escutar (geeks são facilmente conquistados por quem mostra interesse por seus interesses, não esqueça disso).

Lina e Tchelo (RPG Planet)

Rpgistas – Os rpgistas são conhecidos como "nerds originais", mas sendo RPGs jogos de tabuleiro, é claro que os geeks originais são, na verdade, os gamers – que, por conseguinte, são antecedidos pelos nerds clássicos. Os rpgistas são atores incríveis que interpretam seus personagens originais em mundos de fantasia com diferentes sistemas de jogabilidade, indo desde cardgames a boardgames. Foram os rpgistas que popularizaram o jogo de tabuleiro Dungeons & Dragons, assim como jogos eletrônicos de MMORPG, como Runescape, World of Warcraft e Tibia.

Milho Wonka e Lana Burns (Freak TV)

Horror Geeks – Esses são os geeks amantes do mundo do horror. São influenciados pelas mídias desse gênero e possuem um estilo que, muitos vezes, pende para o gótico. Mas não se iluda com o estilo de um horror geek, eles são muito versáteis e podem se mostrar de forma sutil. São viciados em obras que abordam sobre criminologia (True Crime), filmes de terror, livros de horror cósmico (como as obras de H. P. Lovecraft), séries sobre lendas urbanas, histórias baseadas em creepypastas, casos sobrenaturais e muitos outros conteúdos do universo de horror e misticismo.

Pedro Loos (Ciência Todo Dia)

CDF – O geek cientista (ou CDF, que eu ressignifiquei como "Cientistas do Funcionamento") é especialista em áreas como física e astronomia. Eles são pessoas cuja maior paixão é a de explorar o mundo e saciar sua curiosidade fanática sobre como as coisas funcionam e quais mistérios fascinantes o universo esconde. Os cientistas possuem um conhecimento vasto sobre conceitos e teorias científicas e adoram encontrar entusiastas do mundo iluminado. Os cientistas são geeks extremamente cativantes e seu fervor em explicar e ensinar é o que prende as pessoas que se aproximam deles.

Pauline Kisner (A Modista do Desterro)

Fashionista – O geek fashionista. ou modista, é um dos mais criativos no meio geek. São capazes de pegar tiras e trapos e transformar em uma vestimenta conceitual e original. Os fashionistas estão sempre acompanhando as últimas tendências da moda, e estão destinados a se tornarem grandes designers um dia. Sua habilidade de criar looks os põe à frente de pessoas que dependem de lojas de roupas para se manterem cobertas, já que apenas os materiais para as confecções são necessárias. Os fashionistas ainda conseguem tomar uma roupa simples e transformá-la em uma obra de arte, fazendo uso de técnicas como o tie dye em suas criações.

O que é o estilo de vida geek?

 O estilo de vida geek é caracterizado pela adesão da tecnologia e da cultura pop na vivência de um indivíduo. Os geeks relaxam ao jogar videogame; vestem-se com camisas de personagens de quadrinhos; tatuam símbolos e ícones de suas obras favoritas; passam um tempo com os entes queridos assistindo filmes e séries; têm como hobby estudar sobre coisas não convencionais; gostam de viajar em reinos medievais de RPG; ouvem as músicas-tema de seus filmes e séries favoritos durante o caminho para o trabalho; participam de convenções, festivais e eventos no intuito de encontrar pessoas com os mesmos interesses; escrevem fanfics e AUs de suas obras favoritas; desenham fanarts inspiradas em seus personagens prediletos; criam comunidades online para encontrar pessoas semelhantes a eles em qualquer lugar; criam conteúdos que promovem a cultura de compartilhamento de tendências; usam de suas plataformas e páginas para conscientizar as pessoas e mostrarem sobre a importância das causas que defendem; e entre muitos outros.

De onde surgiu o termo 'geek'?

 O termo 'geek' tem sua existência datada de mais de 150 anos, e sua origem vem do inglês e do alemão, onde significava "bobo" ou "louco", e era usado para se referir a artistas de rua que realizavam performances bizarras; hoje em dia, o "bobo" ou "louco" se tornou – de forma positiva – o "peculiar" ou "excêntrico". O termo 'geek' é considerado um anglicanismo pois é uma palavra que usamos em nosso idioma, porém, é pertencente à língua inglesa.
 Após os anos 90, o termo 'geek' recebeu um significado positivo, fortalecido com a popularização dos computadores e da internet. Os geeks passaram a designar os especialistas em tecnologia e outros interesses associados a veículos de mídia e informação. Eles geralmente possuem interesse em um assunto intelectual ou complexo para sua própria causa.
 Existem outros termos, como dweeb⁸ e dork, que possuem significados semelhantes a geek. No mais, os membros da comunidade geek definem o termo como "técnico", "doutor",  "autodidata", "apaixonado pelo que faz e pelo que compreende". Daí surge a semelhança de geek com nerd, já que o amor pelo saber viria do nerd, enquanto a aceitação social a pessoas ligadas à tecnologia viria do geek.
 Em 1876, os geeks anteriormente eram os artistas ambulantes que ganhavam a vida realizando apresentações bizarras em parques de diversão e circos, como comer insetos. Passou-se então a designar como computer geek aquele que ganha a vida comendo insetos de computador (ou seja, especialistas em computação que trabalham na neutralização de bugs e vírus de computadores).
 Em 1950, surgiu o termo 'nerd' nos Estados Unidos, por meio do livro infantil If I Ran the Zoo (de Theodore Seuss Geisel), onde havia um personagem peculiar chamado Nerd.

If I Ran the Zoo (1950)

 Em 1951, a primeira versão documentada do termo veio pela revista americana Newsweek, que referiu o termo como uma gíria entre os jovens de Detroit para designar uma pessoa desagradável.
 Em 1990, um glossário foi criado pela primeira geração de pioneiros da internet, o chamado Jargon File. Esse documento histórico redefiniu o termo geek como se referindo a "uma pessoa que escolheu a concentração no lugar da conformidade"; "alguém que busca objetivos técnicos em particular e imaginação, sem se incomodar em se adequar à sociedade padronizada"; "indivíduos que sofrem de neofilia (atração por tudo aquilo que é novidade), sendo – consequentemente – adeptos dos computadores e celulares". Até 2010, os membros da tribo dos gênios da computação ainda eram chamados de nerds. Depois disso, os geeks renasceram como um reboot da cultura nerd, sendo agora chamada de cultura geek.

Quais as diferenças entre geeks e nerds?

 Primeiramente, o termo geek é usado desde os anos 90 para se referir aos fãs de tecnologia, enquanto o termo nerd é usado desde os anos 50 para se referir a pessoas estudiosas e inteligentes; além disso, os nerds estão relacionados com as ciências, enquanto os geeks estão relacionados à cultura pop; os geeks se interessam muito por um assunto específico e se tornam especialistas nisso, tornando-se "enciclopédias vivas", enquanto os nerds se aprofundam em assuntos acadêmicos e desenvolvem habilidades baseadas nas obras que consomem; os geeks são comunicativos por conta de seu gosto por tecnologias de comunicação de massas, enquanto os nerds costumam ser menos abertos a interações sociais.

Quais feriados fazem referência aos geeks?

 Em 25 de maio se comemora o Dia do Orgulho Nerd, que enaltece o estilo de vida nerd/geek, ou Dia da Toalha. O Dia do Orgulho Nerd faz referência à data de lançamento do filme "Star Wars: Uma Nova Esperança" (em 25 de maio de 1977), enquanto o Dia da Toalha faz referência ao livro "Guia do Mochileiro das Galáxias" (de Douglas Adams).
 O Dia do Orgulho Nerd surgiu na Espanha, em 2006, tendo sido criada pelo escritor Germán Martínez com o intuito de celebrar a comunidade nerd. Nesta data, Martínez reuniu cerca de 300 pessoas para comemorar o universo e a cultura nerd, popularizando a data em nível mundial. A data busca reforçar a cultura nerd e seus vários aspectos, reunindo pessoas com interesses em comum numa integração social de pessoas que durante muitos anos foram ignoradas.

O Guia do Mochileiro das Galáxias (1979)

 O Dia da Toalha foi criado após uma homenagem feita ao escritor Douglas Adams, em 25 de maio de 2001, dias após o seu falecimento na data de 11 e maio de 2001. A toalha é vista como um objeto importante nas obras de Adams, já que ela é extremamente útil para o personagem principal do "Guia do Mochileiro das Galáxias". Na data de 25 de maio, é comum que membros da comunidade nerd se reúnem em encontros onde levam suas toalhas para homenagear Adams e suas obras.

Imagem via Sintonia Geek

 No Brasil, o Dia do Orgulho Nerd é comemorado com a realização de eventos que, por vezes, possuem premiações que celebram a cultura nerd como, por exemplo, o Prêmio Cubo de Ouro (realizado no dia 25 de maio), que concede prêmios a representantes de diferentes categorias do universo geek:

 • Personalidade Geek do Ano.
 • Canal Geek do Ano.
 • Streamer Geek do Ano.
 • Podcast Geek do Ano.
 • Imprensa Geek do Ano.
 • Atleta de e-Sports do Ano.
 • Negócio Geek do Ano.
 • Melhor Cosplay.

Quais são os eventos mais importantes da comunidade geek?

 Os membros da comunidade nerd sempre mostram sua ansiedade pela chegada de dois eventos importantes: A Comic Con e a CCXP.

 A Comic Con Brasil é o maior evento geek da América Latina. O evento registrou um aumento de público de mais de 100%, isso apenas entre 2015 e 2016. Há quatro anos, a Comic Con Brasil se encontra entre as maiores feiras de cultura pop do mundo, ao lado das edições de San diego e Nova York. O evento dispõe de vários programas e atividades para todos os nichos geeks, apresentando estandes dos principais estúdios de Hollywood, assim como palestras sobre filmes e séries, e a participação de atores internacionais.
 Já a Comic Con Experience (CCXP), é considerada uma das maiores e mais importantes convenções de cultura geek do mundo. A CCXP atrai celebridades, criadores de conteúdo, artistas e profissionais da indústria do entretenimento, o que proporciona aos fãs a oportunidade de interagir de perto com seus ícones favoritos. O evento ainda realiza anúncios e lançamentos exclusivos de estúdios de cinema, editoras de quadrinhos, empresas e marcas relevantes. Por mais que tenha se iniciado em São Paulo, a CCXP tem crescido em outras partes do mundo, o que demonstra o impacto global da cultura geek no mercado.

Qual o potencial aquisitivo da comunidade geek?

 Os geeks são extremamente consumistas, e muitos aspectos do mercado são voltados a esse público por conta de seu alto poder aquisitivo. Em 2020, segundo a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), o setor de licenciamento movimentou mais de R$20 bilhões; em 2021, o faturamento foi de R$21,5 bilhões; já em 2022, o faturamento foi de 22,1 bilhões.

Qual o perfil do público geek no Brasil?

 De acordo com a Pesquisa Geek Power 2020, realizada pela O&CO Inteligência, o público geek é formado por:
 • 63% de homens.
 • 37% de mulheres.
 • 38% de pessoas de até 24 anos.
 • 40% de pessoas de 25 a 35 anos.
 • 22% de pessoas de 35 a 54 anos.
 • 0,5% de pessoas com mestrado ou doutorado.
 • 56% de pessoas com ensino superior completo.
 • 16% de pessoas com alguma especialização.
 • 72% de pessoas solteiras.
 • 87% de pessoas sem filhos.
 • 62% de pessoas que jogam videogame em consoles uma vez ao mês.
 • 44% de pessoas que jogam videogame em notebooks.
 • 91% de pessoas que acessam redes sociais todos os dias.
 • 68% de pessoas que assistem TV pelos menos uma vez por semana.
 • 78% de pessoas que acessam blogs e sites de notícias diariamente.
 • 83% de pessoas que leem quadrinhos e livros.
 • 45% de pessoas que frequentam cinemas mais de duas vezes por mês.

Da esquerda para a direita: Homem-Aranha, Sly Cooper, Minish, Beholder, Lacey Sturm, Akatsuki, Shadowhunter, Dobby, Samara Morgan e Vixen

 Chegamos ao fim de mais um artigo. Comente sobre qual nicho da cultura geek você faz parte, vamos interagir! Compartilhe com quem faz parte da Comunidade Nerd/Geek e pra quem gosta de caqui!
 Gostaria de conhecer meus serviços de design e redação? Acesse minha página no Instagram, sou @delartiel em todas as redes!
 Gostaria de mandar alguma sugestão, proposta ou informação? Mande sua mensagem para o e-mail delartiel@gmail.com!
 E lembre-se: Meus artigos buscam servir como uma introdução para um assunto específico, com termos explicados e detalhes aderidos. A forma como abordo um tema é criando questionamentos sobre ele, tratando de explorar seu aspecto teórico, metodológico e conceitual.
 Muito obrigado por terem aguentado todos os parágrafos, e até a próxima!

Glossário de Termos

¹Fashion – Refere-se à maneira como roupas e acessórios são escolhidos e combinados no intuito de se inserir em um estilo específico. Além disso, também pode se referir à indústria da moda em si, incluindo designers, fabricantes, varejistas, assim como todas as atividades relacionadas à criação, produção e comercialização de roupas e acessórios.
²Preppy – Descreve um estilo de moda cujas características relacionam-se com uma aparência clássica e conservadora, associada a estudantes de escolas preparatórias (ou prep schools) nos EUA. O termo tem suas raízes nas instituições educacionais elitistas e tradicionais, onde os alunos usavam roupas formais e atemporais.
³High Tech – Refere-se à alta tecnologia, podendo descrever produtos, sistemas ou indústrias que envolvem tecnologia avançada, processos inovadores e equipamentos de ponta. Também pode se referir a um estilo de design ou arquitetura que enfatiza linhas limpas, materiais modernos e a incorporação de tecnologia avançada em edifícios e objetos (gadgets).
⁴Harajuku – Refere-se a estilos de moda distintos originados de uma área em Tóquio chamada Harajuku, um lugar conhecido por ser um centro de moda e cultura juvenil única e diversificada. A área ao redor da estação de Harajuku é famosa por suas lojas de moda alternativa, boutiques excêntricas, cafés temáticos e pela presença de subculturas que incluem: Lolita, Decora, Gothic e Street Fashion.
⁵Reboot – Ocorre quando uma obra cinematográfica é reiniciada ou recriada com uma abordagem diferente em relação à obra original. Um reboot revisita a premissa original da obra, reiniciando a narrativa do zero, podendo envolver uma nova interpretação dos personagens, uma abordagem atualizada da trama ou uma reinvenção geral do universo fictício.
⁷AU – 'Alternative Universe' ("Universo Alternativo") refere-se a uma abordagem criativa em que uma história fictícia é situada em um universo diferente do originalmente apresentado, trazendo personagens, eventos e configurações familiares reinterpretadas ou reimaginadas em um contexto alternativo, explorando cenários baseados na premissa "E se...?".
⁸Dweeb Trata-se de uma expressão informal usada para descrever alguém considerado socialmente inepto, entediante, pouco atraente ou extremamente dedicado a interesses intelectuais, muitas vezes de forma obsessiva.
⁹Dwork – Trata-se de um expressão informal usada para descrever alguém considerado estranho, socialmente desajeitado ou excentricamente dedicado a interesses intelectuais, muitas vezes de maneira entusiástica. Diferente do termo 'dweeb', o 'dork' é muitas vezes usado de maneira inofensiva, leve e amigável.

Referências Bibliográficas

Saiba que tipo de geek você é, escrito por Lucio Junior.
O Estilo de Vida Geek: Explorando a Cultura Pop e a Tecnologia, escrito por Armindo Ferreira.
O que é “geek”? Conheça essa cultura!, disponível no site Happy.
Geek, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
Geek Chic, disponível no site Cambridge Dictionary.
Geek Chic, disponível no site Educalingo.
Geek chic! 6 escolhas essenciais para montar looks com pegada nerd, escrito por Nathalia Cariatti.
O estilo Geek Chic, escrito por Guilherme Cury.
The Original Hacker's Dictionary, escrito por Guy Steele.
25 de maio – Dia do Orgulho Nerd, escrito por Carlos Afonso.
Cultura Geek vem ganhando espaço no Brasil, disponível no site Universidade Metodista de São Paulo.
Cultura Geek: conheça a história, as curiosidades e os cursos indicados para os fãs, escrito por Thales Valeriani.
Geek: uma cultura cuja origem é bem mais antiga do que se imaginava, escrito por Leila Benedetti.
Mercado geek cresce e movimenta mais de R$ 20 bilhões no Brasil, disponível no site Rio Anil.
ChatGPT.

Postar um comentário

0 Comentários