Você, assim como eu, está sempre buscando vagas de emprego voltado à escrita? Pois é, mas já parou para pensar quais trabalhos, funções, ofícios e serviços um escritor pode prestar? Hoje, eu irei te mostrar quais oportunidades você pode ter por dominar a arte de escrever histórias.
1. Assistente Editorial
Também chamado de Editor Assistente, Assistente de Editor ou Editor Adjunto, o assistente editorial é responsável por assessorar o editor-chefe e os projetos da revista, acompanhando as diversas etapas do processo de produção editorial. Além disso, o assistente editorial auxilia no processo de produção gráfica, diagramação, revisão, criação de capa, fechamento de livro, preparação de pautas e atas de reuniões, revisão final, controle de estoque, cronogramas, planilhas, solicitação de contratos, tarefas administrativas, orçamentos, dentre outras atividades.
2. Chefe de Reportagem
O chefe de reportagem trabalha comumente numa rádio ou TV, e sua função é coordenar a equipe de repórteres, definindo as pautas que cada um vai apresentar. Dessa forma, este profissional trabalha lado a lado com produtores e pauteiros.
3. Copywriting
O copywriter pode também ser chamado de "escritor persuasivo", visto que ele utiliza de uma série de estruturas e metodologias diferentes no objetivo de captar o receptor da mensagem com gatilhos que o façam agir, tudo girando em torno da venda de um produto ou serviço. Este profissional pode persuadir um receptor a baixar um e-book, avançar para o próximo artigo de um blog, indicar um determinado produto para um amigo, e até comprar um produto ou contratar um serviço.
4. Curador de Conteúdo Selecionado
O curador de conteúdo é responsável pela coleta de informações relevantes para transformar em pauta jornalística e, por fim, organizar os dados de forma descritiva. Essa é uma das competências exigidas de um redator de conteúdo.
5. Diretor de Redação
O diretor de redação é responsável por definir o conteúdo e a abordagem das notícias, alinhado às diretrizes doa organização ou do chefe da empresa. Ele cuida de tudo que é veiculado ao jornal, revista e entre outros portais midiáticos, isso com a ajuda do redator-chefe e dos editores.
6. Editor-Chefe
O editor-chefe é responsável por coordenar a equipe de editores, cada um comandando diferentes áreas, como: cultura, esportes, economia, política e entre outros tópicos de interesse da empresa. Tudo o que é publicado passa pelas mãos do editor-chefe e do diretor de redação. Ele também é responsável por definir a ordem das reportagens que serão publicadas, assim como as que vão ao ar.
7. Editor de Fotografia
O editor de fotografia é responsável por distribuir as pautas para a equipe de fotógrafos, além de participar de todo o trabalho realizado na rua captando as imagens para o portal de notícias. Após isso, ele recebe as imagens enviadas pelos fotógrafos e edita o material que vai ser publicado ou postado. O editor de fotografia ope lado a lado com o redator-chefe.
8. Editor de Imagem
O editor de imagem é responsável por fazer a seleção e montagem visual da reportagem televisiva. Dessa forma, ele trabalha sempre em conjunto com o operador de VT, que por si só realiza a função de operar o equipamento de vídeo tape. Às vezes, a edição pode ficar sob responsabilidade do editor de texto.
9. Editor de Texto
O editor de texto é responsável por cuidar da editoria do jornal, alinhando as reportagens que serão feitas. Além disso, ele também coordena os repórteres e edita as matérias, trabalhando em conjunto com o redator-chefe. Numa rádio ou televisão, o editor de texto tem a função de escrever os textos lidos pelos âncoras, cuidando até mesmo de detalhes como a escrita da pronúncia de palavras estrangeiras.
10. Editor-Executivo
O editor-executivo é responsável por coordenar e supervisionar a equipe técnica e operacional quando o programa vai ao ar. Ele trabalha na sala de controle operacional (ou "switch"), se comunicando com o âncora a partir do ponto auditivo quando há necessidade.
11. Escritor de Estudos de Caso (Case)
O escritor de case é responsável por criar histórias que destacam e explicam o funcionamento de um determinado produto ou serviço, o que é muito importante para revelar pesquisar e tendências no setor em que a empresa está inserida. Muitas vezes, esses escritores utilizam histórias e depoimentos de usuários e clientes reais para ilustrar os benefícios que alguém teve ao experimentar o que a empresa ofereceu, agindo como uma prova social que ajuda a impulsionar as vendas numa variedade de negócios.
12. Gerente de Jornalismo
O gerente de jornalismo é responsável por responder pelo funcionamento da emissora de televisão afiliada, e também pelo de coordenar os programas e o conteúdo jornalístico produzido por elas. Em emissoras de televisão com afiliadas esse gerente responde pelo funcionamento delas, coordenando os programas e o conteúdo jornalístico produzido pelas mesmas. Essa competência também pode ficar a cargo do redator-chefe ou do secretário executivo.
13. Ghostwriting
O ghostwriter é aquele que produz um conteúdo e não recebe nenhum crédito pelo trabalho realizado, ganhando apenas uma remuneração pelo serviço. Ele atua muito mais na criação de autobiografias de celebridades e figuras públicas.
14. Pauteiro
O pauteiro é responsável por elaborar as pautas que os repórteres irão apurar, sendo necessário que ele esteja sempre bem informado para municiar o repórter com informações sobre o tema que será trabalhado. Ele busca informações em redes sociais, portais de notícia, revistas digitais e entre muitas outras mídias, tudo no intuito de juntar as melhores, mais precisas e melhor verificadas, fontes.
15. Produtor
O produtor é responsável por filtrar assuntos pertinentes para as reportagens, buscar histórias envolventes, contatar as fontes disponíveis e agendar as entrevistas para os repórteres. Em alguns casos, o produtor também faz a reportagem. Em jornais e revistas, ele recolhe material para as fotos produzidas em estúdio, assim como roupas para modelos e entrevistados que serão fotografados; além disso, o produtor também contata maquiadores, cabelereiros e quaisquer outros profissionais necessários para a produção de uma foto de qualquer pauta a ser apresentada.
16. Profissional de Marketing por E-mail
O profissional de marketing por e-mail é responsável por atrair leads e transformá-lo em clientes. Para isso, ele utiliza sequências de e-mail para mostrar aos potenciais clientes como a empresa pode ajudá-los a resolver um problema específico. Os boletins informativos são uma forma popular de marketing por e-mail.
17. Rádio-Escuta
O rádio-escuta, semelhante ao produtor, é responsável por buscar pautas quentes através do rádio, sendo um cargo muito exercido há décadas atrás, numa época onde o rádio usado por esses profissionais era capaz de captar as ondas dos rádios comunicadores da polícia, permitindo que o rádio-escuta soubesse de crimes e ocorrências policiais para noticiá-las.
18. Redação Comercial
O escritor especializado em redação comercial é responsável por se comunicar com o público interno e externo por meio de documentos profissionais, pesquisas, white papers, relatórios, propostas, memorando e e-mails.
19. Redação de Blog
O escritor especializado em redação de blog é responsável por criar conteúdo para sites ou blogs de uma empresa. Boa parte das vezes, os textos compartilham os pensamentos do escritor sobre um assunto específico, expandindo o tema ao oferecer informações e pontos de vista pertinentes.
20. Redação de Conteúdo
O redator de conteúdo é responsável por educar as pessoas por meio de mídias digitais e impressas, com um texto longo e aprofundado. Quando a organização trabalha em cima de um tópico específico, isso pode estabelecer a empresa como uma autoridade ou especialista no assunto.
21. Redação de Páginas de Destino
O redator de páginas de destino são responsáveis por criar textos convincentes que influenciam o leitor a permanecerem no site ou realizarem ações específicas. As páginas de destino são a primeira coisa que os visitantes veem quando visitam um site.
22. Redação de Páginas de Web Estáticas
O redator de páginas de web estáticas é responsável por criar uma página com conteúdo relevante, mostrando o que a empresa faz e como pode ajudar os clientes. Geralmente, as páginas de web estáticas são apenas uma página com algum texto e imagens, como a página "sobre", "contato" e entre muitas outras.
23. Redação de Recursos
O redator de recursos é responsável por escrever histórias sobre empresas, eventos ou pessoas, destrinchando a jornada da organização no mercado de trabalho. Tais histórias comumente aparecem em jornais e revistas, buscando captar a atenção do leitor com narrativas fortes e detalhistas.
24. Redação de Relações Públicas
O redator de relações públicas, popularmente conhecido como "jornalista", é responsável por relatar notícias escrevendo artigos, produzindo noticiários ou fotografando eventos. Normalmente ele é contratado para escrever histórias sobre acontecimentos recentes ou fornecer comentários sobre eles.
25. Redação de Software como Serviço (SaaS)
O redator de software como serviço é responsável por criar estratégias de marketing para empresas de SaaS, que dependem do conteúdo escrito para atrair e educar clientes em potencial. Essas empresas têm altas taxas de orçamento para freelancers. A escrita SaaS é focada em conversão de leads para clientes, necessitando que o escritor entenda como essas empresas operam e ganham dinheiro.
26. Redação Industrial
O redator industrial é responsável por criar conteúdos sobre o setor em que está inserido, produzindo texto como: redação médica, redação de viagens, blogs de culinária, redação instrucional (ou curricular), redação acadêmica e entre outros.
27. Redação Publicitária
O redator publicitário é responsável por produzir conteúdos que façam com que o leitor execute uma ação desejada, podendo ser um texto longo, como uma página de vendas, ou curto, como um anúncio. As palavras são usadas para fazer as pessoas pensarem, sentirem ou fazerem algo.
28. Redação SEO
O redator SEO é responsável por ajudar uma empresa a se classificar em mecanismos de busca combinando o conteúdo bem escrito com a presença forte do SEO on-page, ajudando a organização a encontrar novos clientes dispostos a contratar os serviços ou produtos dispostos.
29. Redação Técnica
O redator técnico é responsável por criar manuais de usuário, manuais de instrução e quaisquer outros tipos de documentação técnica, garantindo que as informações sejam claras, concisas e fáceis de seguir. Ferramentas como MadCap Flare, DITA e Adobe Framemaker, podem ajudar a criar documentos com aparência profissional.
30. Redator (copydesk)
O copydesk, antigamente, era o profissional responsável por editar o texto, tomando cuidado com o tom da publicação e o deixando conforme o padrão exigido pela organização, realizando também uma revisão gramatical. Atualmente, esse cargo é nomeado "redator", que é responsável por adaptar os textos produzidos pelos veículos de comunicação para a linguagem online.
31. Redator de Artigos de Opinião ou Editoriais
O redator de artigos de opinião (ou editoriais), são responsáveis por criar textos para um jornal ou publicação, mesmo não sendo parte da equipe interna. Ele é especialista em indústrias específicas, fornecendo pontos de vista únicos e orientações sobre alguns problemas que estão em alta no momento.
32. Redator de Conteúdo Regional
O redator de conteúdo regional é responsável por produzir conteúdo escrito ao público regional, sendo desenvolvido para blogs, mídias sociais, estratégias de marketing e para se comunicar com os internautas.
33. Redator de Criptomoeda
O redator de criptomoeda é responsável por criar artigos sobre o subnicho de finanças voltado a moedas digitais, criando conteúdos baseados na economia no mundo digital, transações online, utilização de tokens não fungíveis e entre outros.
34. Redator de e-Commerce
O redator de e-commerce é especialista em escrever textos claros e precisos sobre os produtos de uma empresa na intenção de vendê-los. Ele entende como o cliente pensa e a razão pela qual ele compra o serviço disponível, conectando os compradores ao produto por meio da escrita.
35. Redator de Saúde
O redator de saúde é responsável por ensinar aos leitores tudo sobre a área de bem-estar e saúde, como: perda de peso, ganho de peso e controle de peso; ansiedade, depressão e saúde mental; técnicas de foco por meio de yoga e meditação; suplementos, nutrientes e vitaminas; dietas especiais; entre muitas outras coisas.
36. Redator de Finanças
O redator de finanças é um ávido conhecedor dos setores financeiro, bancário e de seguros, criando conteúdos que educam, inspiram e convertem seu público. Ele é muito importante para qualquer empresa que busca impulsionar suas vendas.
37. Redator de Guest Post
O redator de guest posts é um escritor convidado por uma empresa para ajudar na criação de conteúdo, sendo mais voltado para quem busca aprimorar sua escrita, atingir um novo público e estabelecer autoridade em um nicho. Isso significa que, em sua maioria, esse tipo de redator não é pago pelo texto que escreve.
38. Redator de Guias de Produtos e Descrições
O redator de guias de produto é responsável por fornecer ao cliente em potencial todas as informações que ele necessita para conhecer um produto ou serviço por inteiro, sendo crucial que o escritor entenda tudo o que se tem disponível sobre o que está vendendo.
39. Redator de Marketing de Mídia Social
O redator de marketing de mídia social é responsável por criar conteúdos para empresas compartilharem nas mídias sociais, indo desde postagens de blog e imagens a infográficos e vídeos. Ele foca em utilizar títulos cativantes e elementos editoriais que levem as pessoas a lerem seu conteúdo.
40. Redator de Marketing Digital
O redator de marketing digital, como vimos, pode se especializar em vários nichos, como marketing de mídia social, marketing por e-mail e marketing de conteúdo. Ele é responsável por produzir textos que ajudam os proprietários de empresas a atrair novos clientes.
41. Redator de Ramo Alimentício
O redator de ramo alimentício é um escritor especialista no nicho de alimentos e bebidas, contendo muitos subnichos. Ele é responsável por avaliar produtos, desenvolver receitas, educar sobre técnicas culinárias, escrever sobre eventos gastronômicos, guias de viagem gastronômica, notícias da indústria, redação para empresas de alimentos, bebidas alcoólicas e café, assim como criar conteúdo para marcas D2C não alcoólicas.
42. Redator de e-Learning
O redator de e-learning é especialista na indústria de educação online, sendo um posto comumente assumido por pessoas com alto contato e experiência com o ambiente educacional, como os professores. Ele é responsável por criar conteúdos educativos para várias plataformas.
43. Redator de Turismo
O redator de turismo é responsável por educar o público sobre como investir seu dinheiro em viagens que valem a pena. Ele é muito encontrado em conselhos de turismo e até em governos ao redor do mundo, visto que essa indústria ocupa uma parte grande na economia local de muitos países.
44. Redator de UX
O redator de UX é responsável por criar um conteúdo útil, fácil de entender, claro, conciso, livre de erros e simples de navegar, ajudando assim os clientes a atingirem seus objetivos. Ele é quem cria as mensagens de erro, os rótulos de campo, as notificações e as mensagens de confirmação.
45. Redator Imobiliário
O redator imobiliário é responsável por criar textos persuasivos que atraem possíveis clientes interessados em comprar um imóvel. Ele é quem mais deve entender sobre compradores de imóveis, corretores de imóveis, sites imobiliários, startups imobiliárias, corretores de hipotecas e home stagers.
46. Redator White Paper
O redator de white paper é responsável por ilustrar o sucesso do produto ou serviço de uma empresa, ajudando a educar os clientes em potencial sobre os benefícios de comprar o que eles estão oferecendo. Ou seja, o trabalho dele é provar como algo funciona e por que vale a pena gastar dinheiro com isso.
47. Repórter
O repórter é responsável por levar a notícia para a redação, pesquisar a informação correta, entrevistar as fontes, buscar personagens na rua, redigir o texto e entregar ao editor. Além disso, ele escreve o texto em off narrado sobre imagens mostradas durante o jornal.
48. Repórter Cinematográfico e Fotográfico
O repórter cinematográfico e fotográfico é responsável por enxergar informação em situações aparentemente chulas, mas que podem revelar tanto quanto a apuração do repórter. Esses profissionais empunham as câmeras e investigam o ocorrido por meio da captação de imagens.
49. Revisor de Texto
O revisor de texto é responsável por conferir se o conteúdo e sua estrutura estão polidos o suficiente para serem publicados, procurando erros de grafia, digitação, estilo e gramática que podem comprometer a autoridade de uma publicação. Ele pode cobrar de diferentes formas: por palavra, por lauda ou por pacotes de texto.
50. Roteirização de Vídeo
O roteirista de vídeo é responsável por escrever mensagens que criam uma intimidade emocional com o público rapidamente, atraindo possíveis clientes e telespectadores. Ele pode ser útil em vídeos de marketing, vendas, mensagens de CEOs ou até mesmo para o YouTube.
51. Tradutor
O tradutor é responsável por converter o idioma de um texto para outro, sendo muito requisitado por empresas que trabalham com a intermediação de um produto nacional para o público internacional. Além disso, o conhecimento linguístico de mais de uma língua pode alavancar as chances de se conseguir um emprego que pague muito bem.
52. Transcritor
O transcritor é responsável por ouvir gravações de voz e digitar as palavras que são faladas. Ele é muito visto em áreas de mídia, jurídica ou médica, sendo um profissional requisitado por sua atenção, compreensão e eloquência diante daquilo que ele ouve.
- 18 Types Of Content Writing Services For Your Business, escrito por Debashri para o site Debashri M Dutta.
- 20 Types Of Content Writing Services That A Writer Sells, por autoria de Marketing Singh.
- Conheça as funções em uma redação jornalística, de Roberta De Lucca, via TMJ.
- Getting to know the freelance writing niches, via Wave.
- 12 Ways to Make Money as a Writer, de Midhun Areeckal, via LinkedIn. Editor de texto: tudo sobre a profissão, via Quero Bolsa.
- Conheça 6 formas de começar a sua carreira como revisor!, de Samanta Jovana, via Rock Content.
- Como se tornar um redator freelancer!, de Luiza Drubscky, via Rock Content.
- Confira 5 habilidades que todo redator precisa desenvolver para ter sucesso, via Rock Content.
- Conheça 5 fantásticos exemplos de copywriting para vendas, de Amanda Gusmão, via Rock Content.
- As 21 melhores dicas de SEO para iniciantes!, de Tassia Dias, via Rock Content.
- Redação freelancer: como escrever 2 mil palavras por dia, de Paulo Maccedo, via Paulo Maccedo.
- REVISÃO DE TEXTO: QUANTO CUSTA?, de Laize Kertzendorff, via Professora Laize.
- Quanto o escritor/redator deve cobrar pelos seus textos?, de Luciano Larrossa, via Luciano Larrossa.
- Principais diferenças entre escritores, redatores e copywriters, de Valter Nascimento, via Blog do Valter.
- Conheça os 3 estágios da escrita (logográfica, alfabética e ortográfica), de Luciana Brites, via NeuroSaber.
0 Comentários
Comente aqui!