Claramente influenciado pelas representações convencionais de um demônio dos planos astrais inferiores, o artista digital Yin Zhe cria ilustrações encantadoramente assustadoras, misturando a beleza oculta de entidades das trevas com um traço polido que traz à tona as melhores retratações dos medos humanos na forma de entidades nada amigáveis.
Yin Zhe (em chinês, "Eremita") é um ilustrador residente de Kyoto, no Japão. Também conhecido como Midnight (em inglês, "meia-noite"), seu primeiro nome artístico possui diferentes significados dependendo do contexto em que é usado, mas estes significados falam bastante sobre o artista em si.
Em chinês, a palavra 'yīn' comumente se refere ao lado oculto ou sombrio das coisas, estando associado ao conceito de 'yin-yang' apresentado no taoísmo. Enquanto que a palavra 'zhě' é um sufixo que pode significar "aquele que" ou "a pessoa que".
Dessa forma, o nome Yīn zhě pode significar que o artista incorpora ou representa características do yin, como a introspecção, o mistério, a suavidade e a receptividade. Isso faz bastante sentido, visto que Midnight cria artes "solitárias", ou seja, com um foco principal em apresentar uma criatura que representa um aspecto majoritariamente abstrato, como uma personificação da forma sombria deste aspecto. Além disso, cada criatura guarda um mistério por trás de seus traços, seus corpos, suas feições. Isso tudo, ao mesmo tempo em que possuem uma suavidade também, visto que não há nenhuma poluição visual em suas artes, gerando uma receptividade muito maior por se tratar de obras "simples" e que nos atraem pelo horror em que se encaixam.
Outro significado para o nome 'Yīn zhě' é "eremita", especialmente em textos filosóficos ou esotéricos chineses. Isso se dá, pois o conceito de 'yīn' corresponde ao oculto, ao retirado, ao introspectivo – características estas que são comuns a um eremita. Na cultura chinesa, personagens importantes como monges, sábios e praticantes taoístas normalmente se afastavam da sociedade, migrando para montanhas ou florestas, em busca de iluminação espiritual e cultivo da energia yin. Com tudo isso, é possível dizer que o nome do autor é para se referir à sua escolha de viver uma vida mais recluso, longe do mundo material, em busca do autoconhecimento através de representações obscuras sobre os vários lados de si mesmo.
Yin Zhe se estabeleceu como ilustrador digital especializado no conceito de monstros, se inspirando em temas místicos como os demônios da Goetia, os principais anjos da Cabala, os temores da humanidade e até mesmo os arcanos maiores do Tarô. Mas, ainda melhor do que citar as inspirações de Midnight, é explicar as séries que ele criou para compor seu próprio paracosmo.
Nightmare
A série 'Nightmare' foi criada como um tributo aqueles que vivem uma vida difícil, mas continuam fortes dia após dia. Dependendo de como você vê seus pesadelos, eles podem assumir diferentes formas, desde um guerreiro com uma espada maior que seu próprio corpo, a um demônio tão assustador quanto aquilo que você sente.
Confira as artes da série 'Nightmare' clicando aqui.Luminar
A série 'Luminar' (como eu nomeei, já que o próprio artista não o fez por razões próprias) mostra como Midnight vê os personagens cabalísticos e bíblicos, utilizando de suas descrições convencionais e sua liberdade criativa para criar sua própria versão destas criaturas.
Confira as artes da série 'Luminar' clicando aqui.Once Human
A série 'Once Human' é bastante curiosa, já que é um dos projetos mais ambiciosos de Midnight. Acontece que a série surgiu para compor o design de alguns monstros do jogo Once Human (lançado em 2024). Foi a primeira vez que ele adentrou a indústria de games com suas ilustrações, lá pro ano de 2021, sendo "apenas" conceitos iniciais. O universo em que esses monstros estão inseridos é do tipo pós-apocalíptico, o que combina bastante com a estilo do artista.
Confira as artes da série 'Once Human' clicando aqui.IV
A série 'IV' (The Four) claramente tem como base os Cavaleiros do Apocalipse, listados como: Conquista, Fome, Morte e Guerra. Estes seres aparecem na terceira visão profética do Apóstolo João, no livro de Revelação (ou Apocalipse). O primeiro cavaleiro, de acordo com a lenda, representa a conquista ou o engano, montado num cavalo branco; o segundo representa a guerra e a violência, montado num cavalo vermelho; já o terceiro representa a fome e a escassez, montado num cavalo preto; e por último, aquele que representa a morte e a doença está montado num cavalo amarelo.
Confira as artes da série 'IV' clicando aqui.Arcane
A série 'Arcane' (também nomeada por mim) apresenta uma releitura que o artista fez (e ainda está fazendo) sobre os arcanos do tarô. Divididos entre arcanos maiores e arcanos menores, o deque de cartas é usado por gerações para prever acontecimentos da vida pessoal, profissional, amorosa, familiar e entre outros aspectos do indivíduo.
Confira as artes da série 'Arcane' clicando aqui.Se você se interessou pelas artes de Yin Zhe, não deixe de acompanhá-lo nas redes sociais, seu portifólio é atualizado de tempos em tempos, visto que cada arte é tão complexa aos olhos de quem conhece o processo de criação, que se torna fácil compreender a razão pela qual não vemos tantas ilustrações serem lançadas diariamente, mas vale a pena conhecer.
Twitter (X) - @Midnightyz98
ArtStation - https://midnight-98.artstation.com/
E-mail - yinzhe704040186@gmail.com
0 Comentários
Comente aqui!