Semana da Arte #18: Kate


 No Semana da Arte de hoje, nós iremos conhecer a artista Kate. Ela é uma garota que possui o diagnóstico de Esquizofrenia, um distúrbio que afeta a capacidade da pessoa de pensar, sentir e se comportar com clareza. É caracterizada por pensamentos ou experiências que parecem não ter contato com a realidade, fala ou comportamento desorganizado.

 Kate Fenner, 19 anos, é uma artista californiana que ficou famosa em muitas partes da blogosfera por ser uma garota esquizofrênica, mas não só isso, ela desenha aquilo que ela vê, e nem tudo que ela vê tem uma aparência muito amigável.

Imagem relacionada
Kate

 Kate foi diagnosticada com esquizofrenia aos 17 anos, quando seus pais perceberam que sua saúde mental estava piorando. No começo, as alucinações passaram de simples toques à visões. Porém, Kate encontrou uma forma de tornar todos os monstros em sua cabeça em formas positivas, fazendo de sua doença, arte.
"Comecei a desenhar minhas alucinações quando me sentia presa e sufocada por elas", diz Kate“Muitas vezes parece que tudo é falso, e o mundo ao meu redor é uma grande conspiração. Então o desenho começou a se tornar reconfortante”.
 Cada imagem que Kate desenha é uma alucinação.
“Nas minhas alucinações eu ouço vozes, efeitos sonoros, ruídos aleatórios, e muitas vezes vejo insetos, rostos e olhos sem corpo".
 Porém, Kate não gosta de ser vista como esquizofrênica, ela quer ser vista como uma verdadeira artista.
“Infelizmente, assim que digo às pessoas com quem luto, sinto que é tudo o que elas me veem. Elas veem o estigma perpetuado pela mídia e os estereótipos imprecisos retratados em Hollywood. É precisamente por isso que sou tão aberta com o que vivo".
 Mas, nem sempre as pessoas que veem seus desenhos a elogiam.
“Se eu puder sobreviver à esquizofrenia, posso lidar com a opinião dura de alguémNo geral, as pessoas têm sido muito gentis comigo e dizem que eu as inspiro, que é o meu objetivo. Quero que as pessoas busquem as coisas que amam, apesar dos desafios que enfrentam".
 Acima de tudo, Kate quer mostrar às pessoas que ela é apenas uma pessoas comum que tem como objetivo trazer a compreensão e acolhimento de pessoas com doenças mentais.
"Eu não estava muito nervosa para compartilhar qualquer coisa, só porque eu não senti que era algo que eu deveria ter que esconder. A doença mental é comum em muitas formas. Estou sendo aberta sobre isso na esperança de que alguém venha a se deparar com isso e não se sinta sozinho em sua dor e luta, e eles têm um senso de esperança".
 As ilustrações de Kate são fantásticas e bizarras (uma combinação que vocês sabem que eu amo!). Não são tão sombrias, pelo menos quando ela retrata alguns insetos, mas não posso dizer o mesmo dos rostos que ela vê. Kate é uma artista que capta completamente a força e essência de suas alucinações, cada detalhe me deu uma sensação diferente. Só consigo admirá-la, sinceramente, é uma artista que merece visibilidade. (Foco no adendo que ela é feminista ❤❤❤❤❤).
 Agora, sem perder o costume, irei mostrar as cinco ilustrações de Kate que eu mais amei!:

 The Messiah

Resultado de imagem para kate artist with schizophrenia

Hallucination

Resultado de imagem para kate artist with schizophrenia

The Spider In My Wall

Imagem relacionada

Cheshire

Resultado de imagem para kate artist with schizophrenia

I Promise To Never Let You Go

Imagem relacionada


 Tem um post no site Viral Nova que mostra dezessete desenhos feitos por pessoas esquizofrênicas, é de gelar a espinha! Veja, clicando aqui 
 E aí? gostaram da Kate? Vocês já viram algo tão estranho à ponto de nem saberem se é real? Comentem! (confessor que eu já, várias vezes). Obrigade por terem aguentado todos os parágrafos e, até a próxima!

 Redes sociais de Kate:

Instagram: https://www.instagram.com/awkwardapostrophe/?hl=pt-br
Twitter: https://twitter.com/AwkwardApostro1

Postar um comentário

10 Comentários

  1. AMEI ESTE POST! Acho absolutamente fascinante este tipo de arte feita por pessoas que têm uma mente diferente da maioria das pessoas! Estive também a espreitar os desenhos que mencionaste no Viral Nova e fiquei abismado! São do mais criativo que já vi, se bem que também ajuda eu ser fã de filmes de terror.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas pessoas vivem em mundos assustadores e maravilhosos! ❤ Kate é uma artista maravilhosa, nem me surpreende ser tão talentosa e conhecida ❤❤❤❤❤

      Excluir
  2. Arte é algo muito subjetivo. Achei bem interessem saber mais sobre a artista e seu trabalho, porém não são o tipo de arte que eu consumiria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, arte é sentir e se conectar com mundos diferentes ❤❤❤❤❤

      Excluir
  3. A D O R E I esse post! Muito dificil lidar com as doenças mentais e ela encontrou uma forma de se “libertar” um pouco da sensação ruim que isso tras, né. As artes são muito fortes e expressivas. Vou ver o outro link que você comentou!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela é magnífica ❤ Kate se mostrou uma mulher forte, irreverente e segura de si quando mostrou que não quer ser conhecida como apenas uma artista com uma doença mental, mas sim como apenas uma artista ❤❤❤❤

      Excluir
  4. gente, que demais!!
    um tanto quanto assustador realmente, mas incrível ela ter encontrado uma forma de colocar pra fora seus medos! até ajuda outras pessoas que tem a mesma doença!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Nunca achei que a arte seria uma porta para deixar a nossa essência e nossos sentimentos fluírem ❤ Kate merece todo amor do mundo ❤❤❤❤

      Excluir
  5. Eu achei muito incrível!! Que coisa sensacional transformar uma doença e todas as suas dificuldades em arte! Gostei muito da The Messiah, dá pra sentir o quão pertubador é pra ela. Amei teu post. Gosto de todas as indicações que você faz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain ❤ Que bom que gostou ❤❤ Espero muito que Kate consiga crescer ainda mais do que está crescendo ❤❤❤❤

      Excluir

Comente aqui!