O que é a Radiestesia?
A radiestesia é um tipo de adivinhação empregada na tentativa de encontrar objetos, seres vivos e elementos da natureza, sem o uso de equipamentos científicos. É vista como uma pseudociência, mesmo seus praticantes afirmando serem capazes de captar radiações e energias emitidas pelos materiais buscados. Contudo, as ciências da natureza não foram capazes de evidenciar a existência de tais radiações.
Há quem aponte uma possível semelhança entre a radiestesia e a belomancia, a adivinhação feita através da direção em que uma flecha é afiada.
Não obstante, alguns cristãos conhecem a radiestesia como hidromancia, e condenam a prática remetendo à uma passagem bíblica: "O meu povo consulta a sua madeira, e a sua vara lhe responde, porque o espírito da luxúria os engana, e prostituem-se, apartando-se da sujeição do seu Deus" (Oséias 4.12).
Etimologia de Radiestesia
A palavra radiestesia foi construída com a junção de dois termos: radium, do latim, que significa "radiação"; e aísthesis, do grego, que significa "percepção pelos sentidos".
O termo rabdomancia, usado no passado, é formado pela junção de dois termos gregos: rávdos (ῥάβδος), que significa "vara"; e manteía (μαντεία), que significa "adivinhação".
A Atuação da Radiestesia
A radiestesia funciona através da captação de energia cósmica (nomeada de Prana ou Ki), a energia vital que habita em todo o universo. As radiações energéticas nocivas e benéficas passam pelos corpos humanos e os afetam de forma semelhante à radiação solar, lunar e telúrica.
O radiestesista observa a movimentação do pêndulo, e se girar no sentido horário, significa uma resposta afirmativa; se girar no sentido anti-horário, significa uma resposta negativa. É possível conseguir respostas além de "sim" e "não", podendo fazer uso de gráficos e tabelas que chegam a outras respostas.
Onde a Radiestesia era Praticada?
Os feiticeiros da água estiveram presentes nas culturas mesopotâmicas, na Grécia e entre os antigos romanos. Os etruscos, por exemplo, consideravam os rabdomantes como figuras sagradas e sencientes, capazes de encontrar fontes termais, cavidades subterrâneas, dentre outros corpos d'água. Já os alemães, no século 16, utilizavam a radiestesia para localizar depósitos de carbono ou metal. Na Cornualha, um documento datado de 1586 revela o mesmo sobre algumas minas inglesas.
O que é a Vara de Rabdomante?
A vara de rabdomante é um instrumento mágico utilizado por feiticeiros da água no intuito de encontrar depósitos de metais no subsolo. Trata-se de um bastão em formato de "Y" ou "L", que representa um amplificador dos movimentos do corpo diante da radiação emitida pelo que o feiticeiro procura.
O que a Vara de Rabdomante é Capaz de Detectar?
Esse instrumento é utilizado por radiestesistas na procura de água em áreas que sofrem com períodos de seca, podendo até mesmo encontrar depósitos de petróleo, metais preciosos, vestígios arqueológicos, dispositivos explosivos, objetos perdidos ou pessoas desaparecidas.
Do que é feita a Vara de Rabdomante?
Geralmente, a vara de rabdomante é feita de madeira de avelã ou sabugueiro. O radiestesista segura a vara de rabdomante nas mãos pelas duas pontas mais curtas, apontando a parte central para frente. Alguns radiestesistas também usam um pêndulo (um pequeno objeto de metal pendurado numa corda, formado por uma ponteira de cristal, madeira ou metal) em um mapa do local de pesquisa, assim como um aurameter ou dual-road.
Rabdomantes Conhecidos
A Baronesa de Beausoleil, Martine de Bertereau, era uma entusiasta francesa da rabdomancia. Em 1640, ela afirmou que havia conseguido localizar filões de ouro, prata, cobre, chumbo e ferro.
Jacques Aymar-Vernay ficou conhecido por ter encontrado o rastro de três assassinos através de suas capacidades psíquicas, que ele manifestava por intermédio de uma vara que servia como uma extensão de seu poder interior.
O que a Ciência diz sobre a Radiestesia?
Acredita-se que o movimento da vara de rabdomante é causado pelo efeito ideomotor, um fenômeno psicológico em que um indivíduo involuntariamente movimenta seus músculos devido a uma ideia ou pensamento, sem a intenção consciente de realizar o movimento. O efeito ideomotor pode ocorrer quando uma pessoa tem uma expectativa, desejo ou crença tão forte em relação a um determinado movimento que seu corpo responde automaticamente, mesmo que eles não estejam cientes de estar gerando o movimento.
O efeito ideomotor é frequentemente observado em situações envolvendo técnicas de adivinhação, como a utilização de pêndulos e varas na radiestesia, em que os participantes acreditam estar obtendo respostas de origem sobrenatural, mas na verdades, os movimentos são gerados involuntariamente por eles próprios, devido a suas expectativas e crenças.
Além disso, acredita-se também que a aparente taxa de acerto seria causada pelo viés de confirmação, onde é sempre lembrado os acertos como evidência de funcionamento de uma hipótese, enquanto os erros não mencionados.
Considerações Finais Chegamos ao fim de mais um artigo. Compartilhe com quem você sabe que gosta desse assunto. Comente a sua opinião sobre radiestesia, vamos interagir!
Caso queria contratar meus serviços de redação, edição de texto e pesquisa, não hesite em contatar pelo meu e-mail delartiel@gmail.com.
Muito obrigado por terem aguentado todos os parágrafos, e até a próxima!
"A energia da mente é a essência da vida."
- Aristóteles
Fontes
Quem são os rabdomantes, disponível no site Monomito.
Radistesia, disponível no site Wikipédia, a Enciclopédia Livre.
ChatGPT.
Rabdomancia - Significado, disponível pelo site Biblioteca do Pregador.
Conheça a origem da radiestesia, o seu significado e como ela funciona, disponível no site Instituto Luz.
Rabdomancia, disponível no site Villa Maria.
Em que consiste a Rabdomancia?, disponível no site ICP - Instituto Cristão de Pesquisas.
0 Comentários
Comente aqui!