A Verdade Sobre os Poderes de Orihime Inoue (Bleach)

 Orihime Inoue é uma jovem doce, carismática, bondosa e extremamente amável. Mas muitas vezes seu bom coração e inocência a tornam um peso para o seu grupo de amigos. Pelo menos era assim no início, pouco tempo depois de despertar seus poderes após ver sua melhor amiga Tatsuki ser ferida por um espírito corrompido.
 Orihime despertou um poder incomum materializado em seis espíritos que habitavam em suas presilhas de hibisco azul. Através destes espíritos, chamados Shun Shun Rikka ("Seis Flores do Escudo de Hibisco"), Orihime é capaz de usar técnicas de ataque, defesa e cura, agindo como suporte do grupo quando estão em batalha.
 Raramente vemos Orihime lutar durante o anime, mas sempre quando ela assume uma posição em defesa de seus amigos, ela faz um bom trabalho, tirando algumas vezes em que o inimigo realmente era milhares de vezes mais forte que ela.
 Além disso, a personagem é estereotipada como a típica donzela em perigo que sempre berra o nome do protagonista e ele aparece do nada com o poder no ápice e sendo capaz de partir o inimigo no meio com um mero movimento.


 Enfim, é por essas razões que infelizmente Orihime é vista como uma personagem fraca, mas eu acredito que isso seja culpa do autor Tite Kubo, o cara não está sabendo desenvolver a personagem. Enquanto o Ichigo tem por volta de 7 transformações, Uryu tem uns 4, Chad tem 2, enquanto Orihime não tem nenhuma.
 Eu acredito que isso vá mudar com o tempo, mas eu quero muito ver o poder dela sendo aproveitado do jeito certo, principalmente depois que ela conheceu outra pessoa com os mesmos poderes que ela, Hachigen Ushoda. Aliás, o poder de Orihime consiste em rejeitar eventos passados, ignorando as leis do espaço-tempo e trazendo à tona a forma original de um corpo antes de suas alterações.
 O par de grampos dado por seu irmão é como um receptáculo para para os Shun Shun Rikka, sendo a manifestação física de seus poderes espirituais. A personagem tem um leque de habilidades bem interessante, até o momento ela já desenvolveu 4 técnicas utilizando uma combinação de cântico espiritual e o nome da técnica.
 Apenas pessoas com um grau de mediunidade elevado são capazes de ver os seis espíritos, e através de várias combinações das seis fadas, Orihime é capaz de rejeitar os fenômenos ao negar ou desfazer eventos de várias formas. O poder da personagem aumenta conforme ela se sente determinada a vencer, ou seja, sentimentos negativos de preocupação ou dúvida tornam Orihime mais fraca.


 Hachigen Ushoda comentou uma vez sobre a semelhança das presilhas de Orihime com uma zanpakuto de Shinigami. Isso me faz pensar se seria possível que as presilhas dela evoluíssem para um cetro caso a personagem tivesse um bankai.
 Sosuke Aizen afirmou que os poderes de Orihime foram despertados pelo Hogyoku. Quando ela amaldiçoou sua impotência com todo o seu coração isso fez com que o Hogyoku respondesse seu desejo.
 Cada uma das fadas possui o nome de uma flor:

↬ Ayame é a fada responsável pela técnica de cura.
↬ Baygon é a fada responsável pela técnica de defesa.
↬ Hinagiku é a fada responsável pela técnica de defesa.
↬ Lily é a fada responsável pela técnica de defesa.
↬ Shun'o é a fada responsável pela técnica de cura.
↬ Tsubaki é a fada responsável pela técnica de ataque.

 Santen Kesshun ("Escudo dos Três Links Sagrados") é a técnica de defesa onde Orihime cria um escudo triangular capaz de repelir ataques, servir de airbag e proteger várias pessoas.
 Soten Kisshun ("Escudo do Retorno dos Gêmeos Sagrados") é a técnica de cura onde Orihime cria uma barreira semi-oval em torno de um alvo e inverte os fenômenos que ocorreram mesmo que a personagem não tenha presenciado, rejeitando e reconstruindo uma matéria abrangida pelo escudo para o estado em que estava antes de tomar dano. Mais tarde, Orihime evoluiu seus poderes de cura a ponto de conseguir ressuscitar os mortos.
 Shiten Koshun ("Escudo de Resistência dos Quatro Céus") é a técnica de ataque e defesa onde Orihime cria um escudo piramidal que, no instante em que recebe um ataque, dispersa a força resultante como uma explosão concentrada e devolvido de volta para o inimigo.
 Koten Zanshun ("Escudo Solitário do Corte Sagrado") é a técnica de ataque onde Orihime convoca Tsubaki que se envolve num escudo capaz de cortar basicamente qualquer coisa.


 Orihime é altamente capaz de detectar energia espiritual e sentir a reiatsu (energia vital) das pessoas mesmo dentro de barreiras de proteção. A personagem é reconhecida por ter um talento nato no controle de energia espiritual, dominando a técnica rapidamente e assim descobrindo que sua reiatsu era amarelo-dourado.
 Sobre o Hogyoku, ele é capaz de entender e materializar os desejos do coração daqueles que estão à sua volta, porém, só se o portador tiver o poder necessário para alcançá-lo. Isso significa que se o alvo não tiver uma capacidade pré-estabelecida de alcançar aquilo que deseja, o Hohyoku não pode fazer nada. Ou seja, o Hogyoku possui a habilidade de encaminhar as pessoas em direção aos seus desejos.
 No mangá Bleach: Can't Fear Your Own, descobrimos que a Princesa Tecelã não era uma humana comum, mas sim uma Fullbringer, um tipo de humano que nasce com a capacidade de extrair e manipular a alma de qualquer corpo ou matéria física. Estes seres já nascem especiais e é comum que sejam atacados por hollows ainda no ventre.


 O personagem Kugo Ginjo explica que os fragmentos do Rei das Almas funcionam como um Hogyoku em miniatura que só é despertado no contato com um Hogyoku real ou em uma situação de extrema pressão, como foi o caso de Orihime ao ser atacada por AcidWire (o hollow em que seu irmão se transformou).
 Em relação aos poderes de cura da personagem, descobrimos que na verdade esses poderes são os meios pelos quais a vontade de Orihime pode negar qualquer evento predestinado, até mesmo a morte, e que ela pode assim violar o campo de ação de Deus rejeitando acontecimentos.
 Dessa forma, é possível perceber a relação entre seus poderes com uma habilidade em particular chamada Manipulação do Tempo.


 Um usuário do Reddit chamado Gear5uk criou um questionamento na comunidade Bleach sobre o porquê do Kubo não ser colocado Hachigen como mestre de Orihime, visto que ele era o único com os mesmos poderes que ela.
 Por mais que nenhum dos usuários foi capaz de responder a pergunta, muito adicionaram informações sobre o funcionamento dos poderes da personagem. Alguns usuários apontaram sobre as semelhanças dos poderes de Orihime e Hachigen, que se baseavam na manipulação do espaço-tempo até certo ponto. No entanto, Hachi ressalta que não poderia restaurar algo se não souber o suficiente sobre o seu estado original, enquanto Orihime não parece ter essa limitação.
 Já foi confirmado que os hollows atacavam naturalmente os humanos vivos, daí vem o propósito do Shinigami como um patrulheiro espiritual que age em defesa dos humanos. Os hollows apenas se alimentam de humanos com alta pressão espiritual, por isso eles ignoram algumas pessoas.


Teorizando Habilidades

 Prisão das Três Pétalas Espelhadas: Orihime poderia ter a habilidade de criar três escudos triangulares que serviriam como uma prisão, negando qualquer evento de acontecer no interior da prisão, ou seja, uma pessoa que fosse presa seria incapaz de resistir ou quebrar o escudo de dentro pra fora já que quaisquer ações seriam negadas instantaneamente.

 Cetro dos Seis Espíritos do Hibisco: Orihime poderia evoluir suas presilhas para a forma de um cetro ou cajado cuja ponta funcionasse como uma mira e um canalizador para Tsubaki junto com Baygon e Lily, impedindo assim que ele fosse ferido durante seu avanço e permitindo que ele atingisse seu alvo com um impacto muito maior que o habitual.

 Escudo Planador Dourado das Fadas: Orihime poderia criar um escudo triangular que servisse como um transporte para voar e planar, visto que a personagem já utilizou o Santen Kesshun para amortecer a queda do grupo que caía em queda livre após sua entrada na Seireitei, planando até o chão em segurança e aumentando seu leque de habilidades ao tornar suas funções mais versáteis.

 Campo de Absorção de Vida Espiritual: Orihime poderia criar um campo de força envolto em um alvo que seria responsável por acelerar o tempo em seu anterior, deteriorando o corpo do indivíduo ali preso ao absorver sua reiatsu e, consequentemente, tornando seu corpo mais fraco e menos jovem, até que o corpo e a alma fossem consumidos de uma vez.

 Plano dos Quatro Caminhos Condenados por Deus: Orihime poderia cobrir uma área específica que, caso fosse tocada por qualquer um que não fosse Orihime, resultaria na liberação de "cacos de vidro" espiritual que aumentariam conforme o inimigo se aproximasse da área envolvida pela camada espiritual do escudo. Isso ajudaria a criar armadilhas eficazes e impediria que inimigos tocassem a área de controle de Orihime.

 Manipulação de Energia Espiritual: Visto que a habilidade Shiten Koshun permite a Orihime receber um ataque e transmutar a força do impacto numa explosão concentrada que é devolvida ao inimigo, a personagem poderia explorar esse poder para absorver a força do impacto transmutando a energia absorvida em energia espiritual maleável, ou seja, passível de alteração e manipulação, criando diversas formas para essa energia, como: dardos, projéteis, esferas, laços, entre muitas outras.


 De acordo com o site Superpower Wiki, é possível tecer uma evolução das capacidades de Orihime ao observar as tantas outras habilidades relacionadas com a habilidade primária aos quais seus poderes são baseados (Manipulação do Tempo).
 O poder de rejeição de Orihime pode evoluir a ponto dela conseguir rejeitar forças corruptas de outros corpos, como já vimos ela fazendo na Saga dos Bounts. Dentre essas forças capazes de corromper um indivíduo podemos incluir: sentimentos, sonhos, pensamentos, espíritos, desejos, vontades, medos e entre outros.
 Além disso, Orihime poderia negar a força gravitacional, já que vimos que seus poderes são capazes até mesmo de negar a própria morte. Dessa forma, Orihime poderia negar as leis físicas do mundo, impedindo que um cubo de gelo seja derretido ao ser envolvido em seu Soten Kisshun, servindo como um isolante térmico; assim como impedir que uma bomba envolvida pelo escudo exploda, servindo como uma cúpula capaz de parar o movimento constante das partículas da bomba, ou seja, parando o tempo em seu interior.
 Os poderes de Orihime podem evoluir a ponto dela conseguir rejeitar absolutamente toda e qualquer limitação física, mental e espiritual, assim como rejeitar eventos irreversíveis e o fenômeno de causa e efeito.
 Isso abre portas para que Orihime consiga rejeitar a existência em si, assim como os parâmetros para a existência de um ser. Além disso, a personagem poderia um dia rejeitar toda e qualquer imunidade, tornando personagens como Aizen em seres mortais ao invés de imortais.
 Como uma de suas evoluções, a rejeição de todos os superpoderes mostrados no universo de Bleach estaria entre uma delas, tornando qualquer bankai ou shikai em transformações ineficazes contra Orihime, até chegar ao ponto de conseguir negar eventos cósmicos.


 Olhando para o leque de habilidades atual de Orihime, o panorama nos mostra que a personagem é capaz de:
• Restaurar corpos que sofreram alguma alteração mesmo em níveis espirituais.
• Ressuscitar corpos sem vida.
• Bloquear ataques, podendo ainda refletir os ataques deferidos contra ela.
• Atacar inimigos com dano cortante e perfurante.
• Criar campos de força que purificam e curam um corpo com mazelas.

 Com base em tudo que foi apresentado, é possível concluir que a falta de desenvolvimento da personagem é a principal razão pela qual ela possui um aproveitamento tão mal nivelado em comparação com os outros personagens.
 Tite Kubo criou uma personagem com poderes extraordinários, mas se viu numa encruzilhada sem placas de direção, e acabou sem saber qual caminho a personagem deveria seguir, muitas vezes deixando-a em segundo plano, vagando apenas quando está ao lado de seus companheiros de equipe.
 As capacidades de Orihime são tão grandiosas que poderiam ultrapassar qualquer personagem na história, inclusive aqueles que de fato possuem poderes que de alguma forma causam alterações na realidade.
 Dessa forma, não faz sentido uma personagem com um poder tão enigmático como Orihime ser escanteada e pouco desenvolvida apenas para casar com o clichê de donzela em perigo, dando a Ichigo o combustível necessário para ultrapassar os vários níveis de seus poderes e rompendo com seus próprios limites pré-estabelecidos.
 Uma personagem como Orihime poderia ser classificada como "Deus X Máquina", onde todo e qualquer evento que seja um empecilho para o caminhar da obra seja retirado da trama por vontade do narrador, que cria soluções tolas para os personagens atingirem seus ápices ao invés de simplesmente deixarem eles confrontarem os desafios dados e fazendo o possível para sobreviver e evoluir por mérito próprio.
 Nas mãos de alguém que nem sequer imaginava o quão apelona a personagem poderia se tornar, fica claro que a solução para que isso não ocorra (consequentemente impedindo que o protagonismo de Ichigo fosse ofuscado) seria mantê-la como a mesma ruiva peituda sem nenhum senso de preservação nem instinto de reação ou desejo de evolução.

Fontes Bibliográficas

Orihime Inoue, disponível no site Bleach Wiki.
Orihime Inoue, disponível no site Bleach Amino BR.
Orihime Inoue, disponível no site EcuRed.
Origem dos poderes de Inoue Orihime, disponível no site Fórum NS.
Bleach confirma uma grande teoria sobre Orihime e Chad, escrito por João Victor Albuquerque.
Shun Shun Rikka, disponível no site Jaws Was Never My Scene.
Why didn’t kubo let hachi teach orihime? Could of seen her using kido, disponível no site Reddit.
Reality Rejection, disponível no site Superpower Wiki.
Event Negation, disponível no site Superpower Wiki.
Reality Healing, disponível no site Superpower Wiki.

Postar um comentário

0 Comentários