A História Real de Fears To Fathom: Home Alone

 Fala artistas! Eu vi que vocês gostaram bastante do meu artigo sobre a história real de Ironbark Lookout, então resolvi escrever este artigo contando a verdade sobre a história do primeiro episódio da série de jogos Fears To Fathom: Home Alone.
 De cara, podemos esclarecer que o título 'Home Alone' faz referência ao filme homônimo de 1990, que aqui no Brasil recebeu o nome de "Esqueceram de Mim". A trama é quase que a mesma: Um jovem rapaz é deixado em casa pelos pais que saíram numa viagem, e agora sozinho, ele se vê encurralado por uma figura mal intencionada que estava à espreita há muito tempo.


 Esse tipo de enredo não chega a ser incomum, nem mesmo na vida real, visto que há pais que precisam resolver pendências e deixam seus filhos cuidando da casa sozinhos; ou até aqueles pais irresponsáveis que simplesmente saem pra farrear e optam por abandonar as crianças em casa, sem se importar com as consequências
 Por essa razão, é fácil deduzir que 'Home Alone' realmente aconteceu, mas dentre milhares de casos tão iguais, como sabemos qual é a história real? Vejamos a narrativa em que o jogo se discorre.
 No início do episódio, vemos que a data em que tudo se passa é 12 de julho de 2008. Nessa época, o jovem Miles (de 14 anos) teve que ficar em casa sozinho no fim de semana, pois seus pais não podiam levá-lo na viagem que faziam a trabalho. Sendo assim, tudo o que resta ao rapaz é fazer seu dever de casa, comer a lasanha que sua mãe deixou na geladeira e ir dormir.


 No dia seguinte, mais precisamente no meio da madrugada, Miles acorda com cede e resolve descer para beber um copo d'água, mas no meio do caminho ele é surpreendido por mensagens de sua mãe, relatando que a vizinha chamada Paula flagrou um homem estranho de frente para a porta da casa. Assustado, Miles é instruído por sua mãe a trancar as portas e se esconder debaixo da cama até a polícia chegar.
 Nesse meio tempo, o homem quebra a janela do quarto dos pais de Miles, ao mesmo tempo em que Paula toca a campainha esperando que o rapaz abrisse, porém, ao se aproximar das escadas em direção à entrada, Miles dá de cara com a sombra do invasor que abre a porta do quarto onde estava, pretendendo atacar o rapaz logo quando passasse. Aterrorizado, o garoto volta para o seu quarto e se esconde debaixo da cama, até que ouve as sirenes da polícia se aproximando e percebe que o invasor havia fugido.


 Durante minha pesquisa, me vi em meio a um limbo onde seria mais fácil achar o Herobrine do que a verdade sobre essa história. Parte mim até chega a acreditar no que o usuário LokoLoa escreveu num post do fórum HorrorGaming sobre a série FtF:

 "Eu posso dizer se você está trolando ou não, os jogos são literalmente baseados em posts do fórum r/nosleep do reddit, onde pessoas inventam/exageram suas histórias mundanas."

 É claro que alguns fãs da série rebateram as alegações, como o usuário Giru, que respondeu: "Ah, claro, invasões residenciais foram inventadas por redditors e nunca aconteceram na vida real". Foi então que LokoLoa rebateu afirmando que havia um artigo sobre o Rayll que contava exatamente de onde ele tirou inspiração para criar o episódio Home Alone: uma história de terror contada por um canal no YouTube chamado Mr. Nightmare (um tipo de AmbuPlay gringo), dedicado a narrar histórias da comunidade No Sleep. A discussão continuou com um alegando que o Mr. Nightmare recebia histórias reais dos inscritos ao invés de ler em alguma comunidade do Reddit e criar conteúdo em cima.


 A verdade é que, de fato, Rayll não criou Home Alone baseado numa história real. Aqui está o trecho em que isso é explicado no site Inverse:
"Em julho, sob o pseudônimo Rayll, Negi (nome real do dev) lançou o jogo gratuito Fears to Fathom - Home Alone, o primeiro de uma série planejada com quatro partes. Para o primeiro episódio, ele utilizou histórias encontradas no canal do YouTube Mr. Nightmare, o qual posta histórias de terror baseadas em fatos reais e mistérios inexplicáveis capturados por câmeras."
 Sendo assim, sinto lhes informar que não tem como sabermos a história real de Home Alone. O que sabemos é que esse tipo de história á aconteceu e ainda acontece na vida real, e que mesmo que o Rayll possa ter exagerado algumas partes do jogo, a vida real continua sendo mais assustadora que qualquer outro elemento da cultura do horror.
 Se quiserem conhecer casos de invasores de propriedades, é só buscarem na sua barra de navegação por "home invasor reports USA 2008", e se borrarem de medo com a capacidade que o ser humano tem de sair do quinto dos infernos para acabar com a vida de uma criança ou adulto sozinho em casa.



Fontes

Fears to Fathom - Home Alone, via Fears to Fathom Wiki.
Thoughts on the Fears to Fathom series, por AzyWazzy, via Reddit.
Meet the teen game developer crowdsourcing fans’ IRL horror stories, por Jack Needham, via Inverse.

Postar um comentário

0 Comentários