O ser humano é uma criatura tão formidável que é capaz de entender e explicar suas ideias de diversas formas. Pelo menos é isso o que eu acredito que seja a "arte", a capacidade de transmitir suas ideias, emoções e pensamentos. Como existem muitos jeitos de se explicar uma coisa, existem várias artes e técnicas artísticas. Hoje, eu irei apresentar todas as artes que a humanidade desenvolveu até os dias atuais.
1° Música/Rádio (Som)
A primeira arte é conhecida como música, e não possui um início por assim dizer, já que surgiu de várias culturas ao longo da história. Porém, o título de "Pai da Música" é muitas vezes atribuído a Johann Sebastian Bach, devido à sua influência na música clássica e na teoria musical.
Eu quis colocar a rádio junto à música como representantes da primeira arte, pois as duas estão intrinsecamente ligadas por trabalharem em cima dos sons. Diferente da música, a rádio sim possui um "pai", e esse cara se chama Guglielmo Marconi, responsável por desenvolver a telegrafia sem fio e realizar a primeira transmissão de rádio em longa distância no final do século XIX.
2° Dança/Coreografia (Movimento)
A dança e a coreografia fazem parte da segunda arte, e trabalham o movimento do corpo para expressar ideias e emoções. A dança em si, pode ser vista como a fase visual da comunicação corporal, enquanto a coreografia pode ser vista como a fase técnica, pois trata-se do momento em que cada passo é configurado para conter as emoções que a dança, num todo, busca transmitir.
O "pai da dança e da coreografia" é considerado Jean-Georges Noverre, um bailarino e coreógrafo francês que desenvolveu o conceito de 'ballet d'action', um estilo que priorizava a expressão emocional e a narrativa na dança, em vez de movimentos meramente técnicos. Foi dessa forma que ele influenciou profundamente o balé clássico e a coreografia moderna.
3° Pintura (Cor)
A pintura é a terceira arte, aquela que utiliza das cores para passar uma mensagem de autor para espectador. As cores estão ligadas à luz e às sombras, possuindo intensidade, matizes e diferentes técnicas de aplicação que trazem numerosas interpretações dependendo de qual atributo for utilizado.
O "pai da pintura" é, na maior parte das vezes, considerado Giotto di Bondone, um dos pioneiros da arte renascentista, que rompeu com o estilo bizantino e introduziu uma representação mais realista da forma humana e da profundidade espacial. Contudo, outros nomes também são celebrados como os "Patriarcas da Pintura", como: Leonardo da Vinci, Jan van Eyck e Apeles.
4° Escultura/Cerâmica (Volume)
A quarta arte é a escultura e a cerâmica, que envolvem pegar um material maleável e volumoso e manipulá-lo para a criação de um corpo "disforme" em relação ao que era antes de ser manuseado. É essa nova forma que o autor dá ao material que o insere valor sentimental, ainda mais se houver excesso de detalhes e contornos.
Essas duas práticas artísticas surgiram em diferentes civilizações ao longo do tempo, sendo os povos neolíticos os primeiros a desenvolverem peças de cerâmica há cerca de 10.000 anos atrás. Houveram alguns nomes que se destacaram entre muitos, como Bernard Leach, considerado o "pai da cerâmica" moderna, e Auguste Rodin, considerado o "pai da escultura moderna".
5° Teatro/Ilusionismo (Representação)
A quinta arte é composta pelo teatro e ilusionismo. O primeiro, trata-se da arte de representar um personagem fictício e dar a ele "vida", o representando e o assumindo como persona durante a apresentação. Já o ilusionismo, é a capacidade artística de enganar os olhos desatentos, utilizando de técnicas de prestidigitação, movimentos rápidos e manuais, assim como artifícios de efeito especial para encantar o público.
O "pai do teatro" é conhecido como Téspis de Icária, o primeiro ator a interpretar um papel distinto dos coros gregos, dando origem ao que atualmente conhecemos como "teatro". Foi ele quem introduziu o conceito de um ator separado do coro, criando o diálogo dramático.
Já o "pai do ilusionismo" é conhecido como Jean Eugène Robert-Houdin, responsável por refinar a magia de feiras e circos com apresentações teatrais elegantes e truques mecânicos inovadores. Houdin influenciou o surgimento do grande mágico Harry Houdini, que adotou seu nome em homenagem.
6° Literatura/Escrita (Palavra)
A sexta arte engloba a literatura e, de tabela, a escrita. A literatura é a arte de contar histórias e narrativas por meio de palavras escritas. É possível transmitir todo pensamento e emoção de forma transparente através da literatura, sendo um dos formatos mais antigos de se transmitir conhecimento, só não tão antigo quanto o ensino oral.
Os Sumérios foram os responsáveis por criar a primeira forma de escrita registrada, a escrita cuneiforme, desenvolvida na antiga Mesopotâmia. Por essa razão, deve-se dar a eles o crédito por serem os "pais da escrita".
Em relação à literatura, a sacerdotisa suméria Enheduanna é reconhecida como a primeira escritora conhecida da história, autora de hinos e poemas religiosos. Enquanto isso, o grego Homero é chamado muitas vezes de "pai da literatura ocidental", tendo escrito as obras Ilíada e Odisseia. Contudo, o "Épico de Gilgamesh", escrito por Gilgamesh, é considerado a primeira grande obra literária da humanidade.
7° Cinema (Som, Imagem, Cor, Narração)
A sétima arte (e imutável) é o cinema, a arte de expressar sentimentos por meio do audiovisual, da mescla entre cor, palavra, imagem, som e movimento, sendo esta uma das artes mais completas já criadas pelo homem.
O título de "pai do cinema" é atribuído a dois homens, os irmãos Louis e Auguste Lumière, responsáveis por criar o Cinematógrafo e realizarem a primeira exibição pública de um filme em 1895, sendo este o marco inicial do cinema como o conhecemos. Porém, o surgimento da sétima arte nunca seria possível se não fosse a existência de outros inventores, como Thomas Edison e William Dickson, que criaram um dos primeiros dispositivos de exibição de imagens em movimento, o Cinetoscópio, em 1891; e também Georges Méliès, um dos primeiros cineastas a usar o cinema como meio artístico e ao inovar com efeitos especiais e o cinema narrativo.
8° Fotografia/Televisão (Imagem)
A oitava arte é a fotografia e a televisão. Ambas utilização da captação de imagens para transmitir uma mensagem ao telespectador, podendo ser imagens do dia a dia, cenas bizarras, elementos da natureza e dentre muitos outros. A diferença entre uma e outra, é que a televisão permite a transmissão das imagens recém captadas para sempre reveladas ao vivo em programas jornalísticos.
O "pai da fotografia" é conhecido como Joseph Nicéphore Niépce, responsável por criar a primeira fotografia permanente em 1826, usando um processo chamado "heliografia".
Já o "pai da televisão" é atribuído ao engenheiro escocês John Logie Baird, que demonstrou a primeira transmissão de televisão em 1926. Porém, outros nomes também devem ser lembrados, como Philo Farnsworth, que criou o primeiro sistema de televisão eletrônica, e Vladimir Zworykin, que contribuiu com o desenvolvimento do tubo de imagem.
9° História em Quadrinhos (Cor, Palavra, Imagem)
História em Quadrinhos, por incarível que pareça, também é considerada uma arte, visto que se trata da construção de uma narrativa que possui em seu background uma mensagem sutil que só é perceptível ao leitor que chega até o final da leitura. Muitas HQs são inspiradas em acontecimentos da vida real, como guerras, fenômenos naturais, crimes e curiosidades diversas sobre a humanidade.
Rodolphe Töpffer é o nome que recebe o título de "pai das histórias em quadrinhos", sendo ele um dos primeiros a desenvolver um formato semelhante às HQs, usando quadros com imagens sequenciais e textos para contar histórias.
10° Videogame (Interatividade)
O videogame é a décima arte, e trabalha em cima da interatividade entre o telespectador e a máquina, o tirando dessa posição de costume (observador) para colocá-lo em ação, na pele do protagonista que está a desbravar a narrativa para aprender a lição que o desenvolvedor/estúdio imbui na história.
O "pai do videogame" é o engenheiro e inventor americano Ralph H. Baer, responsável por criar o primeiro console de videogame em 1960, chamado "Brown Box", que posteriormente deu origem ao "Magnavox Odyssey", o primeiro console doméstico de videogame, que permitia aos usuários jogarem jogos em uma televisão.
11° Digital (2D, 3D, Programação)
A décima primeira arte é a digital, sendo esta bastante controversa, visto que muitos possuem aversão à ideia de imaginar uma arte sendo feita com utilização da tecnologia digital ao invés de manual. Porém, a arte digital está definitivamente estabelecida nesta lista como uma das artes da humanidade, por possuir sua complexidade e, ainda assim, ser possível atribuir sensações e ideias.
O "pai da arte digital" é o matemático e artista alemão Frieder Nake, responsável por ser um dos primeiros a usar computadores para criar obras de arte. Isso, utilizando de algoritmos matemáticos que geravam gráficos e imagens. Contudo, outro nome que merece ser citado é o do artista e programador Harold Cohen, que desenvolveu o software AARON, uma das primeiras inteligências artificiais dedicadas à criação de arte.
12° Artesanato (Montagem, Construção)
A décima segunda arte é o artesanato, a arte de criar com aquilo que você tem em mãos, seja materiais recicláveis ou até retirados da natureza. O artesanato envolve montagem e construção, e junto ao olhar inovador e detalhista do artista, é possível dar luz à artes complexas de serem reproduzidas e com uma carga emocional muito maior que as outras, por serem normalmente feitas com as mãos nuas.
O artesanato é uma prática artística que se desenvolveu ao longo das eras, entre várias culturas e civilizações. Porém, podemos atribuir a alcunha de "pai do artesanato" ao designer e artista britânico William Morris, que foi um dos pioneiros do movimento Arts and Crafts, que defendia a valorização do trabalho manual e a produção de objetos artesanais como forma de resistência ao industrialismo e á produção em massa.
13° Arquitetura (Espaço)
A arquitetura é a décima terceira arte, e envolve a utilização de uma área para a construção de uma base e uma estrutura, que por si só servirão para o desenvolvimento de um espaço que pode passar várias sensações e possuir diversos estilos. Tais espaços podem servir de moradia, empresa, acolhimento, cuidados especiais e entre outros.
O "pai da arquitetura" é o arquiteto e engenheiro romano Vitruvius, conhecido pelo seu tratado "De Architectura", uma obra fundamental que influenciou a teoria e a prática da arquitetura por séculos. Foi ele quem estabeleceu princípios importante sobre proporção, estética e as qualidades fundamentais de um edifício.
14° Culinária (Mistura)
A décima quarta arte é conhecida como culinária, a arte misturar materiais, elementos e componentes alimentícios para formar uma fonte de subsistência que, além de manter o homem vivo, ainda o transfere sensações de prazer ou até nostalgia, caso seja um alimento que há muito ele não provava.
O "pai da culinária" é o chef francês Auguste Escoffier, conhecido por modernizar e organizar a cozinha profissional, estabelecendo um sistema de divisão de tarefas chamado "brigada de cozinha", que ainda hoje é amplamente utilizado em restaurantes de alta gastronomia.
15° Moda (Composição)
A última e décima quinta arte é a moda, a arte de manipular tecidos e fibras de diferentes cores e tamanhos para criar peças de arte vestíveis, capazes de fortalecer uma identidade cultural específica e até transmitir sentimentos e ideias particulares do criador, tendo em vista as texturas, cores, cortes e combinações utilizados.
O "pai da moda" é o designer britânico Charles Frederick Worth, conhecido por ter fundado a primeira casa de alta costura em Paris, em 1858. Ele foi responsável por introduzir o conceito de desfiles de moda, estabelecer a ideia de um designer como um criador de estilo e visão artística e ainda criar roupas sob medidas para clientes da alta sociedade.
Fontes
- Tipos de Arte, por Laura Aidar, via Toda Matéria.
- 11 Artes, por Alexandre Cunha, via Revista Don't Panic.
- Numeração das artes, via Wikipédia.
- Conheça os tipos de arte e aprenda a diferenciá-los, via Arte Ref.
0 Comentários
Comente aqui!